Marca GOV 110px

 

IV FESTIVAL DO JAPÃO – TANABATA MATSURI EM FLORIANÓPOLIS

MHSC-japones
Categoria :
Museu Histórico de SC
Data:
29/07/2018 10:00 - 17:30
Local
Museu Histórico de Santa Catarina - 102 - R. Ten. Silveira, 60 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-102
Brasil

A Associação Nipo Catarinense vem realizando eventos para a divulgação e promoção da cultura japonesa desde 2003, quando realizou a primeira Semana Cultural Japonesa comemorando os 200 anos da passagem dos primeiros japoneses por Desterro.

Em  2018, nos dias 28 e 29 de julho, será realizada a quarta edição do Festival das Estrelas – TANABATA MATSURI em Florianópolis, em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

O evento ocorrerá novamente no Museu Histórico de Santa Catarina, sediado no Palácio Cruz e Sousa, e na Rua Trajano no centro de Florianópolis. 
A lenda de Tanabata consiste na história de amor entre duas estrelas, Orihime (Vega) e Hikoboshi (Altair). O festival, que celebra esta história de amor, teve início na Corte Imperial do Japão há cerca de 1.150 anos, e lá tornou-se feriado nacional em 1603.

Atualmente o Tanabata é uma das maiores festas populares do Japão. É realizado em diversas cidades, o mais tradicional é o de Miyagui, que se realiza em agosto, aproveitando as férias de verão das escolas japonesas.

No Brasil , com o nome de "Festival das Estrelas", o Tanabata Matsuri é realizado na cidade de São Paulo, na Praça da Liberdade, no mês de julho, desde 1979. O Festival Tanabata celebra a melhoria da sabedoria e capacidades da pessoas. Os japoneses escrevem os seus desejos, geralmente para si próprio ou familiares tais como aumento no desempenho no trabalho ou nos estudos, saúde, sonhos ou objetivos para o futuro. Os desejos são escritos nas tiras de
papeis coloridos (Tanzakus), que são pendurados em bambus, na esperança que os desejos se tornem realidade. 

A programação inclui apresentações e demonstrações de algumas artes tradicionais como Ikebana, Bonsai , Sumiê , artes marciais como Aikido, Kenjutsu , Ninjutsu, músicas e danças japonesas , Taikô (tambores japoneses), Shamisen (instrumento de corda japonês) , workshops e oficinas de origami, kirigami, furoshiki, manga,nihongo e shodo , além das atividades para atingir o público jovem como matsuridance, animekê e jogos.


Neste ano, teremos apresentação especial da cantora Mariko Nakahira que veio do Japão especialmente para as festividades em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa. No evento teremos também as exposições e vendas de artesanatos, cerâmicas e objetos da cultura japonesa , além das diversas comidas típicas japonesas. Pretende-se consolidar o evento no calendário turístico da cidade de Florianópolis e oferecer ao turista
mais uma opção de entretenimento cultural.

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • De 28/07/2018 10:00 até 29/07/2018 17:30
    Domingo & Sábado

Fornecido por iCagenda