FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Dança em Trânsito 2019: Creme do Céu / Café não é só uma xícara

danca-em-transito_dois-espetaculos
Categoria :
TAR - Teatro Ademir Rosa
Data:
22/08/2019 19:00
Local
Teatro Ademir Rosa - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-202
Brasil

Dança em Trânsito 2019, com os espetáculos:

19h: Creme do Céu

20h: Café não é só uma xícara

 Pela quinta vez Florianópolis recebe o Dança em Trânsito, hoje o principal evento de Dança Contemporânea em Santa Catarina e um dos mais relevantes do país. Em 2019, o festival internacional circula por oito cidades brasileiras, além de Paris. Em SC, o circuito começa na Capital, com espetáculos de grupos do Brasil, França, Espanha, Itália e Suíça. As cidades de Capivari de Baixo, Tubarão e Alto Bela Vista, no interior do Estado, também recebem o festival itinerante. Todas as apresentações são gratuitas.

Além de colocar em evidência a produção nacional e internacional da linguagem contemporâneo, o Dança em Trânsito tem o propósito de ocupar espaços públicos e paisagens urbanas por onde circula. Este ano, para além das apresentações nos teatros Ademir Rosa (CIC) e Pedro Ivo, quatro espetáculos serão no Largo da Catedral, no Centro, e dois no Centro de Artes da Udesc.

Creme do Céu

Uma das atrações do festival é o espetáculo Creme do Céu, do repertório do Grupo Tápias (Rio de Janeiro), em cartaz no  Teatro Ademir Rosa, no CIC. A queda acidental de uma estrela na Terra é o ponto de partida para a montagem infantil criada originalmente em 2017, na França. A apresentação combina dança, teatro e videoarte e ganhou uma nova versão brasileira em 2019. O texto, escrito por Rosane Alves, conta as aventuras de uma estrela curiosa que cai no planeta Terra e precisa encontrar uma forma de voltar ao céu. Para isso, conta com a ajuda de um adolescente, uma astrônoma e sua aprendiz.

Enquanto buscam alternativas para o retorno da estrela, os quatro explicam o que é o Sistema Solar e as características de seus planetas de forma lúdica e divertida. O Grupo Tápias é uma companhia de dança contemporânea com atuação no Brasil e no exterior e que conta com parcerias para a coprodução de alguns dos seus espetáculos, tanto no Brasil como na França. Como a coreógrafa Flávia Tápias foi artista residente no Les Bords de Scènes no ano de 2017, Creme do Céu é uma coprodução do Les Bords de Scènes com apoio do DRAC Paris e do Centro Les Récollets.

Atenção: o espetáculo "Café não é só uma xícara", previsto para esta sexta-feira, será apresentado nesta quinta, dia 22, no Teatro Ademir Rosa, após Creme do Céu.

Café não é só uma xícara

A montagem é inspirada na obra fotográfica de Sebastião Salgado e evoca os encontros permeados pela presença do café: café é vício, é encontro, é intervalo, é negócio, é mimo, é familiar, é cheiro. Dentro de todas as possibilidades do corpo de resgatar os registros do fotógrafo brasileiro Sebastião Ribeiro Salgado, a coreógrafa vai colocar em cena um trabalho que brinca esteticamente com o instante eternizado pela pesquisa que será realizada entorno da fotografia. A ideia é que o público entre e já sinta o cheiro do café. Um exercício lírico perpassado pela fé profana ou religiosa, por crenças, tradições e espiritualidade – sem, no entanto, subtrair do ser humano o poder de transformar e recriar sua realidade. A borra do café inspira Flávia Tápias na leitura de movimentos novos, frescos como hortaliças apanhadas ao pé do orvalho.

O Grupo Tápias é uma companhia que atua no território nacional e internacional há anos. Tem base no Brasil e na França, promovendo sempre em suas criações o intercâmbio entre artistas de diferentes nacionalidades. É a companhia de dança associada ao Espaço Tápias e todas as suas produções. Com direção artística de Flávia Tápias, o Grupo Tápias é composto por artistas estrangeiros e brasileiros. Classificação: livre. 40 minutos

 

Classificação indicativa: Livre

 Valor dos ingressos: Entrada franca.

 

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 22/08/2019 19:00
  • 22/08/2019 20:30

Fornecido por iCagenda