FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Exposições - Floripa na Foto

floripanafoto
Categoria :
CIC
Data:
31/03/2019
Local
Espaço Lindolf Bell - CIC - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-201
Brasil

EXPOSIÇÃO PARENTES

Parentes apresenta mais recente pesquisa que o fotógrafo e antropólogo Rogério Ferrari vem compondo no âmbito do projeto Existências-Resistências, desenvolvido desde 2002 com o propósito de retratar a luta de povos e movimentos sociais por terra e autodeterminação. As imagens trazem um registro de povos indígenas na Bahia e resulta da itinerância do fotógrafo, que percorreu diferentes regiões do estado para mostrar “a face, para muitos desconhecida, dos nossos parentes”.

EXPOSIÇÃO EXISTIRESISTIR

Lucas Correia, Melissa Lee Warwick, Paula Giordano, Alline Nakamura, Guilherme Bergamini, Lucas Flygare, Patricia Montrase, Paz Olivares Droguett, Roberto Svoleski, Zé Paiva.

Esta exposição reúne os trabalhos dos fotógrafos selecionados na Convocatória "Existiresistir", da 6ª edição do Festival de Fotografia Floripa na Foto.

A Convocatória tem como perspectiva a valorização da imagem como plataforma de resistência social e política - algo tão necessário e urgente em nossos tempos. Enfatiza-se, assim, a arte como possibilidade de intervenção no mundo e a fotografia como prática poética-cultural humanizadora. 

EXPOSIÇÃO CUBA, ANO ZERO?

"Com a morte de Fidel Castro e a vontade de consolidar o caminho para o fim do embargo, Cuba preparava-se para o Ano Zero de uma nova realidade plena de interrogações. Foieste o cenário de dúvida que nos foi dado a testemunhar e a fotografar quando aterrámos em Cuba dois dias depois das cinzas de Fidel terem sido depositadas em Santiago". 

A exposição-projeção dos fotógrafos portugueses Luís Câmara e Carlos Lopes Franco reúne imagens de Cuba dias após a morte de Fidel Castro.  Imagens que retratam as ruas de Havana, seus personagens e o clima de incertezas políticas que começa a emergir na ausência de "El comandante". 

EXPOSIÇÃO NOITE

A noite é o abismo e o porto que há em cada uma de nós, escolhemos este fenômeno natural, como um estado do ser, como natureza humana, onde o repouso se instala e se agita, escolhendo o silêncio e o estar só, como oportunidade de ampliação e percepção sobre a luz e a sombra que nos habita.

Em muitos idiomas europeus, a palavra NOITE é formada pela letra N + a. Essa junção, N+a, designa o número oito na respectiva língua. A letra N é o símbolo matemático de um conjunto infinito (o dos números naturais). O número 8, deitado, também simboliza o infinito. Neste sentido, segundo Antônio Soares da Rocha, a palavra noite significa, a UNIÃO do INFINITO. É deste conceito de infinito que o Coletivo Noite, propõe esta exposição.

Coletivo Noite. Ana Sabiá, Betinha Trevisan, Dirce Körbes, Luciana Petrelli, Lucila Horn, Ro Cechinel e Soninha Vill (Núcleo de Estudos de Fotografia e Arte - NEFA). 

EXPOSIÇÃO PÁGINAS

Páginas não funcionam isoladas, fazem parte de um contexto, de um conceito, de uma escolha. É neste sentido  que esta exposição propõe uma apresentação de processo, onde Zeila Sardá, Adriana Füchter, Luis Paganelli apresentam parte do seu processo de edição para a construção de um livro.

 

VESTIREMOS AS CORES QUE QUISERMOS

COLETIVA

Como sujeitos nos constituímos a partir de uma complexa trama tecida a partir do meio, dos outros e, ainda de um imaginário coletivo. Nos fazemos a partir das diferenças e das singularidades. Existir no mundo vai além do fator biológico de gênero, compreende outras esferas que tangem o privado e o coletivo na teia histórica e cultural.

Esta exposição apresenta outros olhares, sensibilidades e perspectivas sobre pessoas e seus modos de constituir-se enquanto tais, independentemente das imposições morais, religiosas, políticas, culturais e de gênero que cerceiam modos de ser e estar no mundo.

 
 

 

Local: Sala Lindolf Bell

Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis
Visitação: de 20 de março a 15 de abril

de terça a domingo das 10h às 21h.

ENTRADA GRATUITA

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • De 20/03/2019 até 15/04/2019
    Domingo, Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda