FCC FacebookTwitterYoutube

Mostra Alinhavos: A obra é o tempo de uma vida

Categoria :
MIS
Data:
02/12/2018
Local
MIS SC - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-202
Brasil

A exposição "Alinhavos – a obra é o tempo de uma vida", é uma mostra comemorativa que reúne vinte anos de carreira da artista multimeios Silvana Leal, que nesta mostra busca resgatar sua criação na temporalidade da Obra como um todo reavaliando os anos que compõem sua trajetória artística. A curadoria é assinada por Rosângela Cherem e a co-curadoria, por Viviane Baschirotto e Maryella Sobrinho.

Alinhavos é uma série de novos trabalhos que se iniciaram no ano de 2012 e que têm como conceito alinhavar linhas contínuas de ações e elementos plásticos que surgem de materiais e repertórios emocionais diversos; expressos e impressos entre o espaço urbano, a natureza e o espaço expositivo. A artista cria novos trabalhos a partir de obras que considera significativas ao longo da carreira, realizando releituras e ainda cria trabalhos totalmente inéditos.

São obras plásticas, audiovisuais, performáticas, utilizando as linhas como base do material compositivo. A linha como investigação na construção de formas e ações inusitadas. Manifestações estéticas e políticas que buscam o questionamento de diversos temas atuais.

Silvana alinhava linhas de diversas naturezas, restaura formas conhecidas, desdobrando e recriando-as. Para ela os afetos são linhas condutoras da ação essencialmente humana. As linhas traçadas nesta exposição são sentidas como signos; tendo o afeto como uma linha invisível que liga as pessoas. A linha perpassa os diversos materiais sejam eles, arames, mangueiras plásticas, fotografias, sensações, tudo é material “moldável” que se faz desenho no espaço da tela, da parede, ou mesmo dos corpos.

A proposta é “conduzir” o público por estes fios que, armados, desenham um espaço imaginário aberto ao outro, compondo uma rede rizomática (aérea) em torno da arte. Provocar um desvio do olhar em busca de afetos, em tempos tão adversos, onde o papel da arte é o de questionar, a artista declara: “Em que linha de pensamento se encontra a verdadeira arte, presa em uma galeria? A arte aqui querendo encontrar o seu lugar, o seu público em outro espaço além: a rua, a intimidade, o imaginário, o sonho.

Sobre a artista: Silvana Leal é psicóloga de formação. Iniciou sua carreira como artista nos anos 90, em Brasília como artista multimeios. Seus principais suportes de trabalho são a fotografia, literatura, performance e audiovisual. Atualmente, a artista reside em Florianópolis e é diretora do espaço Ateliê Casa das Ideias, na qual coordena projetos artísticos e culturais, desenvolve trabalhos de orientação criativa e curadoria para diversos artistas. Silvana é uma artista comprometida com o processo crítico, e reconhecida por nomes das artes visuais e da literatura tais como José Roberto Aguilar (São Paulo), Bené Fonteles (Brasília), Ivens Machado (Rio de Janeiro), Rodrigo de Haro (Florianópolis), Nancy Fernandéz (Argentina) entre outros.

Publicou os livros: Erotismo Proibido nos Lábios em palavras e imagens (2001), Todocorpo (2007) Travessa dos Editores, Palavra Açúcar (2012) Papaterra editora. Catálogo O que há de vir? (2012). Realizou importantes exposições individuais e coletivas no estado de Santa Catarina e no Brasil, além de participar de diversos salões de artes visuais. Saiba mais sobre o artista e seu ateliê acessando os sites: www.silvanalealart.com e www.ateliecasadasideias.com.

Serviço:

Mostra Alinhavos – a obra é o tempo de uma vida

Local: MIS/SC

Horário: de terça a domingo, das 10 às 21h.

Visitação:  até 02 de dezembro de 2018.

Entrada gratuita.

 
 

Todas as Datas:

  • De 08/11/2018 até 09/12/2018
    Domingo, Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda