FCC FacebookTwitterYoutube

Espetáculo Unindo Corações: um sonho Açoriano no Atlântico-Sul

Categoria :
TAC
Data:
06/06/2018 20:00
Local
TAC - R. Mal. Guilherme, 26 - Centro, Florianópolis - SC, 88015-000
Brasil

Unindo Corações: um sonho Açoriano no Atlântico-Sul
06 de junho de 2018 às 20h


Um espetáculo de teatro, música e dança que conta a vinda dos primeiros imigrantes Açorianos para Santa Catarina. O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) recebe no dia 06 de junho o espetáculo Unindo Corações – Um sonho no Atlântico-Sul. A apresentação será realizada pelo grupo folclórico Balho&Tocata Casa Dos Açores de Santa Catarina (2010-18), que realiza ações culturais envolvendo danças e músicas folclóricas açorianas.
O grupo se dedica à pesquisa sobre as cantigas de roda e danças folclóricas tradicionais dos Açores, exibição de autênticas indumentárias provenientes das nove ilhas e a projetos para disseminar conhecimentos sobre a história da cultura açoriana desde a sua origem. O grupo é vinculado à Casa dos Açores de Santa Catarina, em Florianópolis.
O espetáculo versa sobre a travessia dos açorianos que deixaram sua terra numa aventura por um mar imenso, para um destino longínquo, num jogo tenso de expectativas e incertezas de que um dia poderiam chegar à terra prometida e poder construir uma nova vida. Essa travessia é representada por uma encenação sobre alguns momentos dessa particular história açoriana, envolvendo a apresentação de músicas e danças folclóricas dos Açores e regionais - valores que permanecem até hoje.
Os açorianos, que chegaram entre 1748 e 1754, trouxeram singularidades culturais ao litoral catarinense. Chegaram dos Açores com um rico imaginário, devoções populares, expressões artísticas, religiosas e uma forma particular de perspectiva do mundo. Os açorianos se adaptaram à nova terra e contribuíram intensamente para a formação da cultura catarinense em amplos setores da sociedade.
A realização do espetáculo foi viabilizada com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural, por meio do Edital Elisabete Anderle/2017

Valor dos Ingressos: Entrada gratuita. Ingressos devem ser retirados no teatro uma hora antes do início do espetáculo.

 
 

Todas as Datas:

  • 06/06/2018 20:00

Fornecido por iCagenda