FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Documentário catarinense "Nada Precisou Ser Refeito", no Cinema do CIC

Toucinho_Trio
Categoria :
CIC
Data:
15/06/2018 20:00
Local
Cinema do CIC - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-201
Brasil

Músico brilhante e figura cativante – e, porque não, já lendária - do cenário artístico de Florianópolis, Lourival José Galliani, mais conhecido como “Toucinho", ataca novamente nos cinemas. Considerado um dos maiores bateristas do país e cuja técnica ninguém consegue inigualar, ele é o personagem central do documentário “Nada Precisou Ser Refeito”, dos cineastas Alan Langdon e Guilherme Ledoux, e que estreará no dia 13 de junho, às 20h, na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O filme ficará em cartaz até o dia 17, com sessões diárias (também às 20h) e gratuitas.

ASSISTA AQUI O TRAILER DE "NADA PRECISOU SER REFEITO"

A estreia do documentário tem o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e do Cineclube UNISUL. O filme é um diário de viagem, ao estilo “road movie”, sobre a turnê cinematográfica e musical de Toucinho Trio realizada em 2009. E novamente lá estavam para documentar a dupla de cineastas que, anos antes, haviam levado também para as telas o longa-metragem “Sistema de Animação”, que retratava a vida peculiar e o inigualável e explosivo processo criativo do Toucinho Batera.

Na jornada de 2009 que passou por seis cidades catarinenses, Toucinho estava acompanhado pelo saxofonista Giann Thomasi (sax) e pelo guitarrista Fábio Carlesso, levando sua música instrumental e o documentário “Sistema de Animação” em apresentações promovidas pelo SESC SC. Em cada cidade visitada o trio instrumental apresentou músicas autorais de Thomasi e Carlesso, assim como obras de mestres como Hermeto Pascoal, Mongo Santamaria e Charlie Parker. Prevendo a chance única de um registro memorável e imprevisível, o cineastas Guilherme Ledoux, Alan Langdon e José Rafael Mamigonian caíram na estrada com a banda, registrando tudo com sua conhecida atenção para a irreverência: as sessões nos palcos, bastidores, hotéis, almoços à quilo, os causos e mais causos de Toucinho e a inusitada proteção e sabedoria de um “cristal com poderes especiais”.

O que será visto nas telas do Cinema do CIC é uma mescla de música instrumental brasileira com divertidos bastidores sobre a vida e o cinema, tudo embalado na genial irreverência do mestre Toucinho. “Nada Precisou Ser Refeito” foi captado em 2009 e concluído em 2018 graças à uma campanha de financiamento coletivo lançada em 2016.

SERVIÇO

“Nada Precisou Ser Refeito” - Documentário musical de Alan Langdon e Guilherme Ledoux
Quando: 13 (estreia), 14, 15, 16 e 17 de junho, às 20h
Local: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) – Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Bairro Agronômica, Florianópolis
Entrada: gratuita
Duração: 104 minutos

Quem é Mestre Toucinho?

Lourival José Galliani, o “Toucinho" Batera, é nativo de Florianópolis, onde reside até hoje. Com mais de 45 anos de carreira, é um dos maiores bateristas do Brasil, um irreverente mestre em sensibilidade e criatividade musical. Sua personalidade e seu talento estão plasmados para a história no documentário “Sistema de Animação”, de Guilherme Ledoux e Alan Langdon.

A revista especializada Modern Drummer rendeu-se de tal forma à destreza e a técnica própria do músico que passou a chamá-lo de “Mestre Toucinho”. Ele começou a tocar aos 12 anos, sempre em bandas, como aprendiz, ou ensaiando em circos de passagem por Florianópolis. Foi integrante da band show da Polícia Militar de Santa Catarina até que, aos 19 anos, foi para São Paulo onde alçou vôo e integrou o metier de nomes sagrados da Música Popular Brasileira, entre eles Eduardo Araújo, Fafá de Belém, Pery Ribeiro, Nelson Ned e César Camargo Mariano.

Mas a maior influência direta vem do grande amigo e baterista brasileiro Nenê. Toucinho hoje reside na Lagoa da Conceição de maneira simples com a sua rica e inconfundível filosofia de que “viver da música não é fácil, difícil é viver sem ela”.

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 13/06/2018 20:00
  • 14/06/2018 20:00
  • 15/06/2018 20:00
  • 16/06/2018 20:00
  • 17/06/2018 20:00

Fornecido por iCagenda