FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Florianópolis recebe nomes de destaque da música clássica internacional e brasileira na próxima semana. O festival cultural Mia Cara 2019, dedicado a divulgar a cultura italiana no Brasil, traz duas apresentações para a capital catarinense, com entrada gratuita. A violinista italiana Olívia Centurioni se apresenta ao lado da Camerata Antiqua de Curitiba no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura, no dia 30 de maio, às 20h. No dia 31, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), será a vez de um concerto lírico, com o pianista italiano Davide Dellisanti, a soprano Francesca Ruospo (também da Itália) e o tenor brasileiro Richard Bauer.  

A Camerata Antiqua de Curitiba e Olivia Centurioni vão apresentar um repertório que promove uma viagem musical pela Itália, passando por Roma, Veneza e Nápoli. A seleção destaca composições de importantes nomes que marcaram a produção cultural destas cidades, como Antonio Vivaldi, Giuseppe Valentini, Pietro Castrucci, Arcangelo Corelli e Alessandro Scarlatti.

Olivia Centurioni tem uma carreira internacional aplaudida. Após aprender violino com os pais, foi admitida em 1984 no Conservatório Santa Cecilia, em Roma. Após a formação, seguiu para Suíça, onde estudou por mais dois anos na Academia de Música da Basileia. Já em 1994, foi admitida na Schola Cantorum Basiliensis, realizando mais quatro anos de pesquisa musical. Passou então por diversos grupos famosos de música clássica em sua terra natal, como Ensemble 415 e a Orquestra da Comunidade de Madrid, e gravou músicas na Alemanha e França. Todo este estudo a levou também a lecionar: entre muitos cursos, ensinou violino barroco na Itália, na Polônia e na Espanha. Atualmente toca na Orquestra de Sevilha. 

A Camerata Antiqua de Curitiba foi fundada em 1974, formada por um coro e uma orquestra de câmara. Inicialmente voltada de maneira exclusiva à pesquisa de sonoridades dos períodos Barroco e Renascentista, hoje trabalha também com compositores nacionais e estrangeiros, antigos e contemporâneos. Foram oito discos gravados desde a sua criação. Tem como mantenedora a Fundação Cultural de Curitiba. 

Sobre o Mia Cara 2019

O Mia Cara está em sua nona edição. Começou em Curitiba e no ano passado chegou a Florianópolis. A partir deste ano, chega também a Joinville. A realização é da Embaixada da Itália no Brasil, do Consulado Geral da Itália em Curitiba. O projeto foi viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania.  Mais informações no site www.miacara.com.br.

Serviço:

:: Concerto com a violinista Olivia Centurioni (Itália) e Camerata Antiqua de Curitiba.
Quando: 30 de maio, às 20h. 
Local: Teatro Ademir da Rosa, Centro Integrado de Cultura
Indicação etária: Livre 
Entrada gratuita (retirada de ingressos a partir das 13h do dia 30/5).