Patrimônio Cultural, Museus e Direitos Humanos, foi o tema norteador do 2º Fórum Estadual de Museus, que aconteceu em Joinville (SC) entre os dias 14 e 16 de junho de 2010, no Centrevento Cau Hansen. Estiveram representados 110 museus, e 48 municípios catarinenses, entre os mais de 200 participantes do Fórum.

Abertura do 2º Fórum Estadual de Museus - 12/06/2010 - Joinville/SC

“Foi um sucesso absoluto, pois discutiu-se as normas para a implantação do inédito sistema estadual de museus, que ligará todos os museus catarinenses e ampliará o acesso da população a estes espaços culturais", diz Marli Fávero, coordenadora do Sistema Estadual de Museus, que funciona na FCC.

Santa Catarina é o quinto estado da federação em número de museus, com 183 no total, atrás apenas de SP, RJ, RS e MG.

O evento possibilitou possibilitou a articulação entre os trabalhadores da área, e a participação efetiva nas iniciativas relacionadas à Política Estadual de Museus, que tem como princípios básicos:

1: Democratização do acesso aos bens culturais no Estado de Santa Catarina;

2: Estabelecer e consolidar as políticas públicas, voltadas para a construção/afirmação das identidades locais;

3: Valorização do Patrimônio Cultural sob a guarda dos museus de Santa Catarina, através de ações de comunicação museológica, gestão pública e pesquisa do mesmo;

4: Respeito à diversidade cultural presente no Estado de Santa Catarina frente às ações homogeneizadoras; 

5: Estabelecimento de políticas de inclusão aos portadores de necessidades especiais.

6: Garantia da participação das comunidades nos processos de preservação (musealização, tombamento, exposição, acervo, pesquisa) do Patrimônio Cultural em Santa Catarina;

7: Estímulo à contratação e à formação de quadro funcional especializado para os museus de Santa Catarina; 

8: Incentivar o desenvolvimento da função educativa dos museus. 

Os participantes puderam acompanhar mesas redondas temáticas, grupos de discussões, debates e, inclusive, a assembléia preparatória para o 4º Fórum Nacional de Museus.

Além disso, as instituições museológicas já cadastradas no SEM/SC, participaram da eleição dos novos representantes do Comitê Gestor do SEM/SC, cuja função está vinculada à criação do Sistema Estadual de Museus – SEM/SC. A Lei 4163, de 29 de março de 2006, destaca a sua finalidade de propor diretrizes e ações para a área museológica, bem como apoiar e acompanhar o desenvolvimento do setor museológico brasileiro. 

Sete instituições foram eleitas por meio de votação entre seus pares. Outras três instituições compõem o Comitê Gestor indicando seus representantes (Fundação Catarinense de Cultura - FCC, Núcleo de Estudos Museológicos - NUMU/UFSC, e Conselho Regional de Museologia - COREM 5ª Região)

Confira as instituições eleitas:

1. Museus Municipais do Estado de Santa Catarina, eleito entre seus pares: Museu do Vinho Mário de Pellegrin (Videira/SC)
 
2. Museus Estaduais do Estado de Santa Catarina, eleito entre seus pares: Museu de Arte de Santa Catarina – MASC (Florianópolis/SC)
 
3. Museus privados ou mistos do Estado de Santa Catarina, eleito entre seus pares: Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina – CEOM/UNOCHAPECÓ (Chapecó/SC)
 
4. Representante dos museus federais localizados no Estado de Santa Catarina, eleito entre seus pares: Museu Victor Meirelles (Florianópolis/SC)
 
5. Representante das organizações sociais, museus comunitários, ecomuseus, grupos étnicos e culturais e entidades organizadas que tenham efetiva atuação na área museológica no Estado de Santa Catarina, eleito entre seus pares: Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes (Blumenau/SC)
 
6. Escolas e universidades que tenham efetiva atuação na área museológica no Estado de Santa Catarina, eleito entre seus pares:  Centro Universitário Barriga Verde – UNIBAVE (Orleans/SC)
 
7. Representante de museus universitários, eleito entre seus pares:  Museu Universitário do Extremo Sul Catarinense – UNESC (Criciúma/SC):
 
A Carta de Joinville reúniu as deliberações dos participantes dos cinco grupos de discussões, bem como as monções propostas e aprovadas em assembléia e estará disponível em breve no site da Fundação Catarinense de Cultura.
 
O 2º Fórum Estadual de Museus de Santa Catarina é uma realização da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) / Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Sistema Estadual de Museus (SEM-SC), com parceira da Fundação Cultural de Joinville (FCJ), Instituto Luiz Henrique Schwanke, SDR Joinville e Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).