O Sistema Estadual de Museus (SEM/SC) promove nos dias 20 e 21 de novembro a oficina Educação Museal – teorias e práticas na Hórus Faculdades, em Pinhalzinho, região oeste de Santa Catarina. A iniciativa faz parte do Programa de Capacitação Museológica do SEM e tem parceria com o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), Fundação Municipal de Esporte e Cultura de Pinhalzinho, Museu Histórico de Pinhalzinho e Hórus Faculdades.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do formulário disponível aqui 

A capacitação tem como público-alvo profissionais atuantes nos museus catarinenses. Seu objetivo é proporcionar aos participantes uma compreensão da evolução e do panorama atual dos museus, normas técnicas e legislações que regulamentam o campo museal. Desta forma, o programa pretende contribuir com a democratização do acesso ao conhecimento técnico e colaborar com o desenvolvimento do setor museal no estado de Santa Catarina.

Esta edição do programa atende ao eixo Educação Museal da Política Estadual de Museus. A oficina vai proporcionar aos participantes uma reflexão sobre as ações educativas e culturais no contexto das políticas museais brasileiras. O encontro será ministrado por Maria Helena Rosa Barbosa e Sérgio Da Silva Prosdócimo, arte-educadores do MASC.

Sobre os Ministrantes

Maria Helena Rosa Barbosa: Doutora em Ciências Humanas (2018) pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Artes Visuais (2009), na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), Centro de Artes (CEART), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Educação Artística - Habilitação Desenho pela UDESC (1994). Professora na Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no exercício da função de arte-educadora no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), desde 2003. Membro fundador e Coordenadora da Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC), de abril de 2010 a abril de 2015. Tem ampla experiência na área de Artes, com ênfase no ensino da arte em educação formal e não formal, especialmente em ações educativas e culturais em museus e mediação em exposições com diferentes públicos. Além disso, conta com publicações, tanto em livros como em anais e distintos periódicos, de artigos e ensaios que focalizam este campo de atuação e ministra cursos, palestras e oficinas cuja temática envolve questões atinentes a ações educativas e culturais em espaços museais.
 
Sérgio da Silva Prosdócimo: Licenciado em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (1990); Especialista em Didática e Metodologia do Ensino: “A arte como meio auxiliar na reeducação de dependentes de drogas”, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Registro/São Paulo (1999); Atuou como Professor de artes na Rede Municipal e Estadual de Educação de Florianópolis (1990 a 2005). Desempenhou a função de arte-educador, por nove anos consecutivos (1997 a 2005), no Centro de Tratamento, Reeducação e Vivência Integral – CETREVI / SEEDE, Florianópolis/SC, tendo desenvolvido com os alunos / internos / pacientes, trabalhos com artes plásticas, teatro, poesia, música e laborterapia; Autor e ministrante de cursos e workshops com os temas “A Poética do Corpo” e “Teatro Multissensorial”; Artista, Ator, Fundador e diretor de expansão do Grupo GIRA-Teatro, há 26 anos (1993 – 2019); Atuou como membro do
Conselho Gestor da Rede de Educadores em Museus em Santa Catarina – REM/SC (2010 a 2015); É membro Fundador da Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia (2010 a 2019), situada na ilha de São Miguel, em Açores / Portugal - AICL/PT; Há 16 anos, atua como arte-educador no Núcleo de Ação Educativa/NAE, no Museu de Arte de Santa Catarina/MASC, da Fundação Catarinense de Cultura/FCC.


Serviço:

O quê: Oficina Educação Museal – teorias e práticas - Programa de Capacitação Museológica SEM/SC
Quando: 20 e 21 de novembro de 2019, das 9h às 12h e das 14h às 19h
Onde: Hórus Faculdades
Av. Brasília, nº 625 - Centro - Pinhalzinho (SC)
Inscrições gratuitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/1HDMsClPqpwkY6lYDbZ9fSFRkg33tG0zrQhm09pKeKi0/viewform?edit_requested=true