A cidade de Laguna, no Sul do estado, sediará em 2019 o 5º Fórum Catarinense de Museus. O evento, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), está previsto para ocorrer de 15 a 17 de julho.

A 5ª edição dp Fórum terá como tema Política Museológica em Perspectiva. A escolha do local ocorreu após meses de trabalho da Comissão Especial de Planejamento instituída, em fevereiro de 2018, especificamente para este fim. Depois de diversas reuniões e discussões em grupo, e após manter contato com a Fundação Lagunense de Cultura e com a prefeitura de Laguna, a Comissão conseguiu definir não só o local como a data e o tema do evento.

O Fórum é a instância máxima do SEM/SC, de onde emanam proposições, diretrizes e decisões para o campo museológico de Santa Catarina. O 5°Fórum Catarinense de Museus marca a retomada da periodicidade e regularidade do encontro mais importante para o campo museal catarinense após cinco anos sem ser realizado. As edições anteriores ocorreram nas cidades de Florianópolis (2005), Joinville (2010), Chapecó (2011) e Florianópolis (2013).

Ascom FCC