Dando continuidade ao ciclo de palestras nas sete regiões museológicas de Santa Catarina, o Conversando sobre Museu chega agora ao norte do estado. O evento ocorrerá em Jaraguá do Sul, no dia 18 de junho, às 13h30. O tema abordado nesta edição é Plano Museológico, desafio permanente. As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas neste link. As vagas são limitadas.

O Conversando sobre Museu é promovido pelo Sistema Estadual de Museus de santa Catarina (SEM/SC) e trata-se de um encontro que mescla palestra e debates em forma de mesa-redonda, tendo como proposta levar às sete regiões museológicas de Santa Catarina temas de interesse ao campo museal catarinense. Na ocasião, estudantes e profissionais são convidados a refletir, discutir, debater e propor perspectivas, políticas, métodos e concepções de trabalho para o setor.

Plano Museológico, desafio permanente passou anteriormente pelas regiões museológicas do Vale do Itajaí, Meio-Oeste, Oeste, Grande Florianópolis. Trata-se de um tema de grande relevância para o campo museal, uma vez que sua aplicação como instrumento de gestão integrada para os museus possibilita a qualificação destes espaços na prestação dos serviços aos quais são destinados.

Nesta edição, o Conversando sobre Museu conta com a parceria do Conselho Regional de Museologia e o apoio do Museu WEG de Ciência e Tecnologia. Os palestrantes convidados são Gabriella Eger Lux - coordenadora do Museu WEG de Ciência e Tecnologia -, Renilton Assis - coordenador do SEM - e Marco Antonio Figueiredo Ballester Junior – presidente do Conselho Regional de Museologia 5° Região.


Inscrições aqui.

Sobre os palestrantes:

Gabriella Eger Lux

Formada em Administração com Habilitação em Recursos Humanos pela Uniasselvi. Extensão em Museologia pela Faculdade São Luiz. Conservadora pelo Atecor - Atelier de Conservação e Restauro de Culturais. Formação em Ações Educativas e Inclusivas. Supervisora de conteúdo, expografia e acervo da nova exposição do Museu WEG de Ciência e Tecnologia. Atua na catalogação, pesquisa, acondicionamento e conservação e comissão de acervo do Museu WEG de Ciência e Tecnologia. Conselheira do Fundo Municipal de Cultura do Município de Jaraguá do Sul/SC.

Renilton Roberto da Silva Matos de Assis

Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville - Univille (2015). Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (2007). Graduando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Servidor público da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), cargo: museólogo, atualmente como coordenador do Sistema Estadual de Museus - SEM/SC. Trabalha principalmente os seguintes temas: exposição, documentação, conservação preventiva e planejamento museológico, coordenou o 1º Plano Museológico do Museu de Arte de Santa Catarina - MASC (2012 - 2013), coordenou o 1º Plano Museológico do Museu Histórico de Santa Catarina - MHSC (2014 - 2015).

Marco Antonio Figueiredo Ballester Junior

Especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2012). Possui graduação em Museologia pelo Centro Universitário Barriga Verde (2010) e graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí (2004). Atualmente é auxiliar de arquivo e museu da Fundação Genésio Miranda Lins. Tem experiência na área de Museologia em inventários de patrimônio material com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão pública, museologia, educação, ensino, história, redes, ação cultural, inclusão, ditadura e movimento estudantil.

 

Serviço:

Conversando sobre Museu
Data: 18 de junho, das 13h30 às 16h30
Local: Museu WEG de Ciência e Tecnologia. Av. Getúlio Vargas, 667 – Centro, Jaraguá do Sul/SC.
Informações: (48) 3664-2505 | 3664-2506 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Inscrições gratuitas (vagas limitadas).