Estão abertas as incrições para a próxima edição do projeto Conversando Sobre Museu, que será realizada em Laguna no dia 25 de junho. A atividade é organizada pelo Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) e o debate abordará o tema “Plano Museológico, desafio permanente.” O evento  inicia às 13h30, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional – Iphan, em Laguna.

Atualização (feita em 24/05): o evento estava previsto para o dia 28 de maio, porém foi adiado devido à paralisação nacional.

O Conversando sobre Museu é um ciclo de discussão que tem a proposta de levar às sete regiões museológicas de Santa Catarina temas de interesse ao campo museal catarinense. Na oportunidade, profissionais e estudantes refletem sobre temas museológicos, discutem novas perspectivas e debatem diferentes concepções de trabalho para o setor.

Após passar pelas regiões museológicas do Vale do Itajaí, Meio-Oeste, Oeste e Grande Florianópolis, o Conversando sobre Museu chega agora ate a região Sul. Esta edição do evento está discutindo a temática Plano Museológico, desafio permanente, dando ênfase à importância do Plano Museológico e sua aplicação como instrumento de gestão integrada para os museus.

Conversando sobre Museu é realizado em parceria com o Conselho Regional de Museologia e com o apoio da Fundação Lagunense de Cultura. Os palestrantes desta edição serão Renilton Assis, coordenador do SEM/SC; Renata Cittadin, museóloga e representante do Corem 5ª Região; e Mirella de Jesus Honorato, museóloga da Fundação Lagunense de Cultura.



:: Inscrições neste  link


Sobre os palestrantes:

Renilton Roberto da Silva Matos de Assis

Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville - Univille (2015). Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (2007). Graduando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Servidor público da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), cargo: museólogo, atualmente como coordenador do Sistema Estadual de Museus - SEM/SC. Trabalha principalmente os seguintes temas: exposição, documentação, conservação preventiva e planejamento museológico, coordenou o 1º Plano Museológico do Museu de Arte de Santa Catarina - MASC (2012 - 2013), coordenou o 1º Plano Museológico do Museu Histórico de Santa Catarina - MHSC (2014 - 2015).

Renata Cittadin

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (USP). É graduada em Museologia pelo Centro Universitário Barriga Verde (2010). Atuou como assessora técnica no Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina, na coordenação técnica do Cadastro Catarinense de Museus, do Guia de Museus de Santa Catarina, do Grupo de Trabalho Museus e Turismo. Participou efetivamente na construção do Plano Setorial de Museus em Santa Catarina. É membro do Conselho Gestor do Sistema de Museus de Santa Catarina e conselheira do Conselho Regional de Museologia da 5ª Região - Paraná e Santa Catarina. Tem experiência nos campos da Museologia e da Gestão Cultural, atuando com ênfase nas seguintes áreas: gestão de patrimônio cultural, gestão e implementação de políticas públicas para museus, exposições e análise e emissão de pareceres técnicos de projetos museológicos.


Mirella de Jesus Honorato 

Museóloga formada pela Unibave, Orleans, SC, onde foi docente de Museologia II e III. Coordenou o Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul e mestre em Turismo da Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é museóloga da Fundação Lagunense de Cultura.

Serviço

O quê: Conversando sobre Museu
Tema: Plano Museológico, desafio permanente
Quando: 25 de junho, das 13h30 às 16h30
Local: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional – IPHAN. Travessa 15 de Novembro, Centro. Laguna - SC.
Quanto: Gratuito
Informações: (48) 3664-2505 | 3664-2506 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Inscrições abertas (vagas limitadas).