O Museu de Arte de Joinville (MAJ) apresenta a exposição ‘Corpo’, no Anexo 1 da Cidadela Cultural Antarctica – MAJ. Integrando as comemorações dos 40 anos de inauguração do Museu de Arte de Joinville em 2016, esta será a primeira exposição do acervo da instituição neste ano. O MAJ possui um acervo significativo que conta com aproximadamente 1000 obras em diferentes estilos, técnicas e épocas, representando um importante legado da arte local, estadual e mesmo nacional.

A exposição ‘Corpo’ apresenta ao público, obras nas linguagens de desenho, pintura e gravura com o recorte de artistas joinvilenses, nacionais e internacionais que exploram o tema corpo humano em seu cotidiano, seu imaginário, em situações de conflito e de esperança. Os trabalhos expostos apresentam diversas técnicas, linguagens e períodos, a partir das décadas de 70, 80, 90 até 2000. As produções remetem a uma reflexão e mostram as diferentes facetas do homem no meio onde vive.

Será um tema com um diálogo bem próximo ao Festival de Dança de Joinville que acontece no mês de julho, oportunizando que os bailarinos, turistas e visitantes conheçam um número expressivo de artistas e obras do rico acervo do Museu de Arte de Joinville. 

A mostra contará com obras dos artistas: Sílvio Pléticos, Grover Chapman, Santiago Cardenas, Juarez Machado, Décio Soncini, Hamilton Machado, Astrid Lindroth e RAG. A exposição permanecerá aberta à visitação até o dia 28 de agosto de 2016 (domingo).

Gelson Rafaelli

 
De 24 de junho a 7 de agosto também estará exponto no MAJ o artista gaúcho Gelson Radaelli com a mostra De Vidro e Sal. A exposição traz desenhos, esculturas e pinturas, com curadoria de Alena Marno Rizzi e Môa. Abertura no dia 23 de junho, das 20h às 23h, com visitação até 7 de agosto. 
 
Nascido em 1960, o artista que se dedica ao desenho e à pintura desde os sete anos de idade, começou a criar linguagem própria no fim da década de 1980, fazendo interferências com nanquim preto e guache branco – material de uso em criação da propaganda na época e cuja atividade se dedicou por alguns meses – sobre folhas de revistas que existiam no local. 
 
A partir de rápidas anotações sobre os impressos, construiu painéis proporcionais a estes, reproduzindo os gestos e as imagens ali contidos, de modo ampliado em seu atelier. Isso resultou em uma construção imagética original e a conquista de linguagem pessoal, com a qual Radaelli inaugurava em 1990, na Sala João Fahion, do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, a primeira individual, de onde traz alguns trabalhos para essa mostra do MAJ. 
 
Esse olhar sobre a vida em preto e branco dominou a pintura do artista por mais de 20 anos. Realizou trabalhos variados em formatos e tamanhos (com carvão, tinta acrílica e PVA), prevalecendo a figura humana como temática dominante. 
 
Apesar de ser reconhecido pela maneira de compor sua pintura e a identidade que continha a obra, a partir de 2008 o artista escolhe outros caminhos e imagina novos temas, trocando o corpo por horizonte e nuvens, abandona as tintas sintéticas duotone e valendo-se do óleo em muitas cores. O grau de emoção que carregavam as criaturas solitárias dos quadros anteriores transferiu-se com sucesso para a árida paisagem. Encontra-se fúria, isolamento, medo, hesitação e perplexidade nesses painéis com nuvens duras e tristes que percorrem lentamente o olhar de quem observa. 
 
São cinco exposições individuais realizadas nesta nova e convulsiva linguagem, uma delas vencedora do prêmio Açoriano de melhor exposição de pintura na cidade de Porto Alegre em 2011. 
 
Além desses trabalhos, com o mundo num cenário apocalíptico, o espectador de ‘De vidro e sal’ poderá ver peças em barro e metal fundido, os quais representam a tridimensionalidade de alguns desenhos (cabeças e rostos), que são riscados em técnica mista sobre papel, em momento de pausa entre uma batalha e outra com a pintura.
 

 

Fonte: Museu de Arte de Joinville