O Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles propõe exercitar as mãos e o pensamento com o Ciclo de Oficinas Práticas. Serão oferecidas duas oficinas com inscrições gratuitas sendo uma voltada à encadernação manual e a outra às cores na pintura, há 15 vagas para cada oficina. Os interessados devem encaminhar um e-mail, até 30 de novembro, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com as seguintes informações: 
 
Inscrição na oficina (assinale com um “X”, é possível se inscrever nas duas oficinas, caso houver interesse):
(    ) 1 - Oficina prática de encadernação manual: a arte de costurar papéis;
(    ) 2 - Oficina de pintura: E as cores a os coloridos da contemporaneidade?
Nome completo:
Telefone:
E-mail:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
 
O resultado da seleção será divulgado até dia 2 de dezembro. O critério de seleção será sorteio, no entanto, membros da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles terão prioridade. Confira abaixo mais detalhes sobre as oficinas.
 
 
Oficina prática de encadernação manual: a arte de costurar papéis, com Joana Amarante
nos dias 7 e 9 de dezembro, das 14h às 18h, 15 vagas.
 
A atividade será focada no ensino de técnicas de encadernação fornecendo conhecimento aplicado à confecção de livros artesanais. Serão abordados os seguintes assuntos: materiais utilizados para revestimento; materiais para furação e costura; compreensão das partes que compõem um livro. A proposta é desmistificar a encadernação clássica trazendo-a para próximo do público em geral, com ou sem conhecimento prévio de técnicas de costura de papéis. Com apenas folhas, tesoura, cola, agulha e linha é possível construir um caderno/diário de bordo/livro das mais variadas formas e dimensões. Dobrar, recortar e rasgar papéis de forma dinâmica e criativa será a proposta onde o uso de materiais alternativos é mais do que bem vindo.
 
Dia 7 de dezembro
Costura Japonesa: uma das técnicas mais tradicionais de se costurar folhas soltas. Será visto a técnica Yotsume toji com capa maleável. Serão apresentadas outras variantes de costuras de folhas soltas;
Costura Correntinha: umas das técnicas mais versáteis de construção de cadernos. A correntinha, ponto de bordado, serve de base para várias outras costuras;
Como proposta final, será apresentada uma técnica artística tradicional de costura de folhas soltas: Palm leaf Stitch.
 
Dia 9 de dezembro
Serão trabalhadas encadernações mais robustas de livros e cadernos;
Costura Secret Belgian ou Belga: encadernação revista pela artista belga Anne Goy na década de 1980. Consiste numa encadernação com abertura total e numa estrutura firme de capa e miolo;
Costura Longstitch Buttonhole: técnica utilizada com o objetivo de unir vários blocos ou fólios para a formação de um miolo único e sem o uso de cola, apenas pelos nós da linha ao longo da lombada. Uma das características é ter a linha exposta de forma vertical ao longo da lombada.
 
Material necessário
- um corte de tecido de algodão (30 cm)
- 8 folhas A4 de Color Plus igual ou superior a 180gm² ou papel de scrap
- 100 folhas A4 sulfite
- fotografia, gravura, cartaz ou qualquer outro material com gramatura igual ou superior a 100gm² que possa ser cortado para a costura Palm Leaf Stitch
- estilete
- régua de metal de 30 cm
- lápis
- tesoura
 
Oficina teórico-prática de pintura: E as cores a os coloridos da contemporaneidade?, com José Maria Dias da Cruz,
nos dias 8, 10, 15 e 17 de dezembro, das 14 às 17h, 15 vagas.
 
O objetivo da oficina é repensar as cores os coloridos na pintura, descartando o círculo cromático iluminista que tentou explicar racionalmente todos os fenômenos cromáticos na natureza.
Na ocasião, será lançada e distribuída aos participantes a “Série Didática”, publicação de José Maria Dias da Cruz, editada pelo Museu Victor Meirelles, com tiragem limitada de 30 exemplares. O material servirá de apoio à oficina e aborda, com ilustrações realizadas pelo próprio artista, as questões como o rompimento do tom, o objeto no espaço, a geometria da cor, entre outros assuntos.
 
Dia 8 de dezembro
O conflito entre a percepção sensível e a linguagem;
Como descartar o círculo cromático iluminista;
As cores simples de Leonardo da Vinci.
A cor abstrata substantiva e a concreta adjetiva. Exercícios.
 
Dia 10 de dezembro
O rompimento do tom;
O cinza sempiterno como um pré ou pós-fenômeno;
Exercícios.
 
Dia 15 de dezembro
Escalas cromáticas considerando o rompimento do tom e o cinza sempiterno;
Exercícios.
 
Dia 17 de dezembro
O cinza sempiterno e o serpenteamento vinciano;
Contrastes e a paleta mínima;
Exercícios.
 
Material necessário
- Tinta acrílica: banco, preto, amarelo de cádmio claro, amarelo ocre, vermelho de cádmio claro, magenta, violeta permanente, verde permanente, terra verde, terra de sena queimada, terra de sombra natural, azul phítalo, azul ultramar;
- Bloco Canson A4;
- Pinceis de cerda macia chatos n, 6;
- Pote, panos, etc.
 
 
Mais informações: (48) 3222 0692 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Museu Victor Meirelles