Na próxima semana a Prefeitura de Imbituba abrirá edital de licitação para contratação de empresa especializada na elaboração de projetos de museologia, arquitetura, urbanismo e engenharia, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas no Termo de Referência que já está disponível no site da prefeitura de Imbituba www.imbituba.sc.gov.br. O valor estimado para a realização do projeto é de R$ 132.200,00.
 
O Projeto Usina do Saber - Projeto de Restauração da antiga Usina Termelétrica de Imbituba foi contemplado no Edital do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/2014 e o Plano Museológico será elaborado com recursos do Fundo Municipal de Cultura. A edificação da antiga usina termelétrica de Imbituba, situada às margens da Lagoa da Usina, compreende uma área total construída de 1.123m², situada no centro de Imbituba.
 
A primeira etapa será o Plano Museológico e a segunda etapa é subdividida em projeto arquitetônico de restauração e projetos arquitetônicos de intervenções de áreas anexas à edificação existente. Com a restauração e intervenções do antigo Museu da Cidade e do Porto de Imbituba, pretende-se transformar aquele espaço histórico em núcleo de atratividade, divulgação, promoção e desenvolvimento da cultura, das artes e conhecimento científico, incluindo ações educativas de formação, lazer e preservação ambiental, associadas às atividades próprias do museu.
 
Sobre o termo de referência
 
A elaboração de projeto museológico e de restauração e intervenções, busca assegurar a harmonia do patrimônio arquitetônico original, sendo uma proposta de resgate definitivo deste marco da História Catarinense, ampliando as oportunidades de criação, distribuição e fruição dos bens culturais e a construção permanente de cidadania que incorpore a memória e a diversidade da sociedade catarinense, bem como ampliar o acesso à cultura e ao meio ambiente preservado.
 
O termo prevê a sugestão para usos internos como área de exposição térrea e mezanino, sanitários públicos e administrativos, espaço para informações/recepção; sala de reuniões; sala administrativo/financeiro e sala de direção. O Centro Multimeios Usina do Saber vem sugerindo palco, apoio e técnica, depósito, área de convivência/espectadores e sanitários. O Termo ainda sugere espaço para o Arquivo Histórico Municipal, usos externos de locais a serem construídos como palcos, coxias e camarins, bem como um espaço para refeições no formato cafeteria.
 
Baixe o Termo de Referência
 
 
Texto: Emanuelle Querino Alves de Aviz
Fotografia: Claudio Lima

Fonte: Biblioteca Pública Municipal de Imbituba