Os centros de visitação do Projeto Tamar de Florianópolis (SC) e da Praia do Forte (BA) foram classificados como uns dos 5 museus mais visitados do Brasil em suas respectivas regiões, sendo o Centro de Visitantes de Florianópolis o museu mais visitado do Estado de Santa Catarina.
 
O dado é fruto da análise do Formulário de Visitação Anual (FVA) recém divulgado pelas Coordenação de Produção e Análise da Informação e Coordenação-Geral de Sistemas de Informação Museal do Instituto Nacional de Museus (IBRAM). 
 
Alguns dos centros de visitação do Projeto Tamar também são Museus a Céu Aberto da Tartaruga Marinha e todos os anos participam dos eventos propostos pelo IBRAM. Através disso, mostram de que forma o Projeto protege as tartarugas através de sensibilização e educação ambiental, gera renda para as comunidades e arrecada recursos para as ações de conservação e pesquisa. Juntos já receberam mais de 15 milhões de visitantes. 
 
"As informações fornecidas no FVA foram auto declaradas por instituições que se reconhecem como museus. Todas as respostas foram verificadas e as instituições passaram por análise da equipe técnica do Cadastro Nacional de Museus (CNM), checando se estas constavam em sua base de dados", informa o IBRAM. De 747 museus existentes no nordeste, 153 responderam; e dos 985 museus existentes no sul do país, 257 responderam. A pesquisa é parte do projeto 'Museus&Público: Contagem' e teve como objetivo aferir o fluxo de visitação dos museus brasileiros durante o ano de 2014.
 
Os dados indicaram os centros de visitantes da Praia do Forte (BA) e de Florianópolis (SC), Museus a Céu Aberto da Tartaruga Marinha, entre os 5 mais visitados em cada região, juntamente com Espaço Ciência (PE), Instituto Ricardo Brennand (PE), Memorial Irmã Dulce (BA), Paço do Frevo (PE), no nordeste; e no sul, Associação Museu Nacional do Calçado (RS), Museu Histórico Dr. Carlos dos Anjos Filho (PR), Museu Oscar Niemeyer (PR) e Santander Cultural (RS). A pesquisa mostrou que 24.853.648 pessoas visitaram 837 museus no Brasil ao longo de 2014.
 
O IBRAM considera os dados de visitação estratégicos para o desenvolvimento do setor de museus. Segundo o instituto, mais do que aferir o fluxo de visitação, a contagem de público pode indicar a necessidade de adequação dos serviços oferecidos e a ampliação da ação educativa, entre outras possibilidades.
 
>> Confira o resultado na íntegra clicando aqui.
 
Conheça o Projeto Tamar - Florianópolis
 
Onde: Rua Professor Ademir Franscisco s/n. Barra da Lagoa - Florianópolis - SC.
Quando: todos os dias das 9h30min às 17h30min

 

Fonte: Projeto Tamar Florianópolis