O Museu Pomerano revela fragmentos da história de Pomerode (SC) a partir da chegada dos imigrantes europeus, na metade do século XIX ao Rio do Testo (antigo nome de Pomerode), no Vale do Itajaí. O acervo de peças foi reunido pelo colecionador particular pomerodense Egon Tiedt (1934-2008), que iniciou em 1969 a coleta e a preservação de objetos antigos representativos da cultura alemã na região. Em 1982, ele criou o Pommersches Museum em sua residência e com essa iniciativa pretendia passar às futuras gerações os conhecimentos dos imigrantes que construíram a cidade.
 
Respeitando seu trabalho de coleta e guarda de objetos de museu, a Prefeitura Municipal de Pomerode adquiriu o acervo museológico de Egon Tiedt por meio de projeto cultural em 2004. Em 2007 deu-se a transferência das peças da propriedade de Egon Tiedt para as dependências da antiga Fábrica de Laticínios (que fez parte do complexo da Weege Indústria Alimentícia Ltda., área tombada desde 2003 pela prefeitura municipal com o propósito de implantar neste local o Centro Cultural de Pomerode). Em 4 de julho de 2008 foi inaugurado o Museu Pomerano sob a tutela da Fundação Cultural de Pomerode. Desde então, os trabalhos de manutenção do museu são compartilhados entre esses dois organismos. 
 
A missão do Museu Pomerano é registrar, preservar e expor a história do município de Pomerode com a finalidade de promover e valorizar a sua identidade cultural. O município pomerodense é um polo de atração turística vocacionado para a cultura no Vale do Itajaí e desde a abertura do Museu Pomerano no Centro Cultural de Pomerode ele é indicado pela Secretaria de Turismo como um atrativo cultural.
 
Museu Pomerano
Rua Hermann Weege, 111- Centro – Pomerode (SC)
Fone: (47) 3387-0408
Atendimento: de terça a sexta-feira, das 10h às 11h30min e das 13h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
* Os textos e fotos enviados para o Museu em Destaque são de inteira responsabilidade das instituições divulgadas

Fonte: Museu Pomerano