A Biblioteca de Arte & Cultura do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, está com inscrições abertas para a oficina de Curadoria Colaborativa e Memória Afetiva. As primeiras turmas terão aulas nos dias 15, 22 e 29 de maio, das 8h às 12h. O curso será focado na importância de criar e compartilhar significados sobre artefatos culturais em pequenos acervos familiares e outras coleções particulares.

As insscrições podem ser feitas presencialmente na Biblioteca de Arte & Cultura, localizada dentro do CIC – Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, Bairro Agronômica – entre as 13h30 e 19h. Também podem ser feitas por meio deste link. A inscrição tem custo de R$ 50,00 por pessoa. O evento trará princípios de catalogação, classificação e ambientação de coleções para organização de acervos pessoais de forma orientada a colaboração, em um projeto de Memória Educação.

Durante o período de matrículas o participante poderá matricular-se na data a sua escolha - de acordo com o número de vagas disponíveis para o fechamento das turmas. A oficina será conduzida pelo curador de coleções Fabiano Caruso, idealizador da metodologia ExtraLibris que atua em parceria com a bibliotecária Esni Soares, na implementação de um novo conceito orientado a Curadoria Colaborativa de Coleções. A oficina é parte de um novo ciclo do projeto em Memória Educação.

“Guardamos muitos objetos por vínculo afetivo, por fatos e sensações a que eles nos remetem, mas muitas vezes, não temos consciência da importância de registrar estes significados. Uma coleção conta uma história de vida. Nessa oficina, o que proponho é uma transição da atitude do ‘acumulador afetivo’ para a de colecionador de memórias, conectando os objetos pessoais a partir de uma narrativa que também possa ser compartilhada com outras pessoas”, enfatiza o curador.

O evento é aberto a pessoas com interesse em organizar acervos próprios, coletivos ou familiares, como coleções baseadas em biografias, estabelecimento de narrativa para exposições, entre outras modalidades.

Serviço

O que: Oficina Curadoria de Coleções e Memória Afetiva
Quando: 15, 22 e 29 de maio das 8h às 12h
Onde: Biblioteca de Arte & Cultura do CIC - Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Mais informações e inscrições: https://artecultura.inf.br/extralibris/
Valor: R$50
Informações: 3664-2683; e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Ascom FCC