A reunião no gabinete da presidência da FCC(Fundação Catarinense de Cultura) realizada na tarde de terça-feira(04/05) entre a equipe de trabalho da fundação e o Secretário de Cultura, Turismo e Esporte Waldir Walendowsky e o diretor geral da secretaria Gilberto Saavedra definiu a transição do cargo de presidente da fundação, já que Anita Pires pediu exoneração do cargo na sexta-feira(30/04).

Pires fica no cargo até o próximo dia 13, quando entrega em reunião em Brasília também o cargo de presidente do fórum dos secretários de cultura, entidade que congrega secretários de diversos estados e capitais que militam pela regularização da cultura no Brasil, com destaque para o Sistema Nacional de Cultura.

No encontro, ela recebeu o carinho dos funcionários, bem como de Waldir e Saavedra, amigos de longa data. "Dois anos na FCC foi um aprendizado, uma experiência profissional maravilhosa, do qual agradeço a dedicação dos servidores da casa", declarou Anita.

Até esta data, ela continua trabalhando no gabinete, na fundação, com toda equipe da FCC, cujo objetivo é garantir que todos os projetos e tramites da FCC estejam funcionando perfeitamente para que o novo presidente tenha condições para executar o bom trabalho que a cultura catarinense precisa e merece. "O setor cultural responde por 7% do PIB nacional, segundo dados do Ministério da Cultura, à frente, inclusive, de setores fortes da economia, como a indústria automobilística. E também responde por 17% entre os produtos turísticos do estado de Santa Catarina", diz Anita.

"é preciso que a próxima pessoa no cargo tenha a noção de um gestor cultural moderno: que sabe que a cultura constrói a cidadania e a democracia e também promove riqueza e bem-estar", completa.

Conforme a imprensa noticiou, Pires decidiu deixar o cargo logo após ler na coluna de Cacau Menezes, na edição de sexta-feira do jornal Diário Catarinense, que o Governador o tinha convidado para assumir seu lugar.