A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) disponibiliza em seu site um novo espaço para divulgação de eventos promovidos em Santa Catarina com recursos provenientes dos editais da área cultural realizados pelo Governo do Estado. Também estão aqui eventos viabilizados pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC). Para participar do Calendário de Eventos, basta enviar e-mail com as informações básicas e o cronograma do projeto para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

* ATENÇÃO: Os eventos estão sujeitos a alterações sem aviso prévio e a critério dos artistas/produtores envolvidos. A Fundação Catarinense de Cultura não se responsabiliza por informações incorretas enviadas pelos participantes.

 

23º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Inscrições para seleção de filmes para a 23º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis: De 9 de abril a 25 de maio de 2024.

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, um dos maiores festivais de cinema para crianças do Brasil, abre inscrições para seleção de filmes que irão compor a 23ª edição, que será realizada de 12 a 20 de outubro de 2024. Realizadores poderão submeter curtas e longas-metragens nacionais e internacionais entre 9 de abril e 25 de maio. Serão avaliados pela curadoria filmes de animação, documentário e ficção, destinados ao público infantil ou infanto-juvenil e inéditos em Santa Catarina. Regulamento e inscrições estão disponíveis no site https://www.mostradecinemainfantil.com.br/inscricoes/.

Oficinas gratuitas de Adaptação Cinematográfica
Oficina gratuita que explora o processo de roteirização e adaptação cinematográfica a partir da teoria e da prática. Serão discutidos autores e técnicas de escrita, com exemplos do contexto brasileiro atual. Os alunos aprenderão técnicas de construção de narrativas visuais e serão apresentados a um panorama do mercado audiovisual.
Atividade mediada pela escritora e roteirista @kristelkardeal.
Vagas limitadas, por ordem de inscrição, para participantes a partir de 16 anos.
Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação
Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023
Turma 1: 08 de maio de 2024, das 08 às 10 horas.
Turma 2: 14 de maio de 2024, das 08 às 10 horas.
Local: R. Uruguai, 458 - Centro, Itajaí - SC, 88302-901
Inscrições: https://www.instagram.com/kristelkardeal?igsh=anFydTNnaDJ4bHR5

 

Exposição "O tempo voa e quem não voa com ele se atrasa"

Exposição do artista Cenora em Joaçaba, que inclui circuito em outras três cidades de Santa Catarina, conversas e materiais educativos. Caixas de frutas, bilhetes de mega-sena, toalhas de mesa, o cotidiano do interior e sua universalidade compõem as obras e os espaços da exposição de Lucas Speranza, o Cenora, realizada pela Ombu produção, com curadoria de Gabi Bresola.

O projeto inclui conversas com convidados nos lançamentos, uma publicação digital, um audiobook do artista acessível para
pessoas cegas ou com baixa visão e material educativo que pode ser impresso em escolas. A exposição é uma proposta cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.

O título “O tempo voa e quem não voa com ele se atrasa” veio de uma frase no parachoque de um caminhão que abastece a frutaria e remete à outra temática do artista, a relação com o tempo, o tempo das cidades do interior e das capitais, a vulnerabilidade das pinturas e seus suportes. A exposição reúne mais de 18 obras, entre telas, composições pictóricas e uma obra tátil, Cobra Coral, com cenas de pessoas passando na rua, suas subjetividades e afazeres, a natureza e as memórias afetivas na forma do boi e dos passarinhos, as linhas das cercas delimitando o espaço rural, o facão na cintura, o tema do Contestado. Os materiais usados incluem a clássica toalha de mesa quadriculada e os efêmeros bilhetes de loteria, numa busca por sofisticar e dar novo significado a coisas simples. O trabalho tem ainda relação com o comércio, a própria frutaria, a loja de tecidos, a lotérica e seus bilhetes para tentar a sorte e a formação em química, que se traduz em experimentações com materiais e suportes diversos, e o auxilia a organizar suas ideias na linguagem do campo pictórico.

Programação:

Joaçaba - Casa de Cultura de Rogério Sganzerla (R. Sete de Setembro, 222, Centro de Joaçaba)
De 17 abril a 17 maio de 2024.
Abertura: 17 de abril, 19h.
Visitação: de segunda a sexta, das 13h às 19h.

Criciúma - Galeria Edi Balod - Unesc
De 3 junho a 29 junho de 2024.
Abertura: 3 de junho, 19h30.
Visitação: segunda a sexta, das 13h30 às 18h30.

No segundo semestre em Itajaí e em Lages.

Classificação livre. Entrada gratuita.

Circuito de Cinema Chica Pelega - edição quilombola

Chega em maio às comunidades remanescentes quilombolas do litoral catarinense o Circuito de Cinema Chica Pelega - edição quilombola. A programação, dividida nos eixos curatoriais Resistência SC, Quilombos no plural, Visões do mundo ancestral, Memórias vivas, Fazer quilombola e Raízes em cena, traz longas e curtas-metragens de ficção e documentário. O Circuito de Cinema Chica Pelega é realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.

Dedicada às comunidades do litoral e também do oeste catarinense, onde chegará em junho, a programação do circuito reúne diferentes olhares e perspectivas das populações negras, indígenas e brancas que constituem o caboclo da região do Contestado. Os nomes da Mostra e do Circuito homenageiam Chica Pelega, uma líder cabocla combatente na chamada Guerra do Contestado, que aconteceu entre 1912 e 1916, em Santa Catarina. De acordo com Vanda Pinedo, da comissão de curadoria e do Movimento Negro Unificado (MNU), a intenção foi “ampliar os filmes sobre o Contestado, trazendo outras histórias de figuras negras pelas quais as comunidades se identificam em seus passados históricos e nos acontecimentos presentes, em seus contextos de comunidade e também em suas lutas maiores, nas semelhanças com outros contextos do país”.

Todos os filmes e mais informações podem ser acessados em www.chicapelega.com.br
No instagram: @mostra.chicapelega

Programação:

COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO CALDAS DO CUBATÃO
8 de maio - quarta-feira - 19h
Salão Paroquial Frei Hugolino
Santo Amaro da Imperatriz/SC

COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO TOCA-SANTA CRUZ
9 de maio - quinta-feira - 19h
Casa da Verônica e Jorge
Paulo Lopes/SC

COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO MORRO DO FORTUNATO
10 de maio - sexta-feira - 19h
Sala multiuso da comunidade
Garopaba/SC

COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO ALDEIA
11 de maio - sábado - 19h
Sede Aldeia
Garopaba/SC

COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO ILHOTINHA
13 de maio - segunda-feira - 19h
Salão Paroquial da Comunidade
Capivari de Baixo/SC

COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO MARIA ROSALINA
14 de maio - terça-feira - 19h
Comunidade Maria Rosalina
Araranguá/SC

COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO SÃO ROQUE
15 de maio - quarta-feira - 19h
Salão da Comunidade
Praia Grande/SC

Festival Cultural Agita
Local: Rua Olavo Bilac - Centro - Xanxerê
10h às 12h - Show Música Instrumental Grupo Balck White.
10h às 12h e dás 13h30 às 15h30min - Maquiagem Artística.
10h às 12h e dás 13h30 às 15h30min - Personagens Temáticos Itinerantes: Palhaços e Pernas
de Pau!
13h30 às 15h30 - Show Rock com Carlota Joaquina.
14h às 16h30min - Trio Elétrico com Show de Tio Chico pelas ruas de Xanxerê com paradinhas.

O Projeto conta com o Incentivo do Programa PIC, Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina.

Atmosferas - Experimentações Cenotécnicas
Visitação aberta à comunidade: dias 16 e 17/05, das 14h às 20h.
Experimentação e bate papo: 18/05, às 16h, após o projeto “Improviso” Experimentação em Dança, Som e Luz.
Local: CEU das Artes Chapecó/SC

"Atmosferas - Experimentações Cenotécnicas" é uma instalação técnica, imersiva e interativa onde os visitantes são convidados a conhecer e experienciar o lugar da equipe técnica e instigados a interagir com ferramentas que interfiram e controlam sistemas de som, luz e projeção manuseando assim as possíveis atmosferas da cena não só esclarecendo ao público o que é necessário para uma apresentação cênica, mas também proporcionando uma experiência prática que pode mudar a percepção da plateia sobre o fazer cenotécnico.

"Atmosferas - Experimentações Cenotécnicas" serve como uma ponte entre o público e os aspectos técnicos do teatro, destacando a importância desses profissionais enquanto fornece possibilidade de experimentação e aprendizado ativo. É uma abordagem que não só celebra, mas também desmistifica os elementos que compõem o maravilhoso mundo da cena.

Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Projeto cultural: “Esse tal de Camões” 

A peça foi construída a partir de episódios conhecidos da história da vida do poeta português Luís  de Camões, que viveu no XVI. Esses episódios vão se entrelaçando com fragmentos de seus  poemas, reconstituindo, quase cronologicamente, as circunstâncias em que viveu e escreveu. É  uma atuação solo em que o ator interage com o público. Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do  Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense  da Cultura. 

Realização de 08 (oito) apresentações da peça de teatro “Esse Tal de Camões” do grupo de teatro Navegantes da Utopia para estudantes do Ensino Médio, em escolas públicas de Joinville.    

PROGRAMAÇÃO:  

27/05 – 14h – EEB FRANCISCO EBERHARDT – Joinville  

28/05 – 14h – EEB DOM PIO DE FREITAS – Joinville  

29/05 – 14h – EEB PROFESSOR RUDOLFO MEYER – Joinville  

03/06 – 10h – EEM SENADOR LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA – Araquari  05/06 – 10h – EEB DR TUFI DIPPE – Joinville  

10/06 – 10h – EEB PRESIDENTE MÉDICI – Joinville  

12/06 – 10h – EEB DR GEORG KELLER – Joinville  

13/06 – 10h – EEB ARNALDO MOREIRA DOUAT – Joinville  

    

Contação de Histórias de 'Visage' no Planalto Norte Catarinense
Data: 27/04/2024, 18/05/2024 e 01/06/2024, às 19h
Local: na propriedade de Adilson e Simone Wulf - Localidade Km 10 - Irineópolis

Reunião para ouvir e compartilhar histórias misteriosas de 'visage'. Esses são fenômenos sobrenaturais que desafiam a lógica e a razão, e queremos explorar suas origens, locais e quem sabe até trocar experiências sobre eles. A proposta é transformar a tradição oral da cultura cabocla catarinense em um evento cultural público, recriando o ambiente aconchegante das histórias contadas ao redor do fogo. O objetivo é manter viva uma parte importante da cultura cabocla. As histórias de 'visage' são uma expressão transmitida de geração em geração pela tradição oral.

O Grandioso Bailinho de Los Desterros

O Grandioso Bailinho de Los Desterros mistura ritmos latinos e brasileiros. Serão quatro apresentações gratuitas em Florianópolis nos meses de abril e maio, com acessibilidade em Libras. A banda, formada por Emília Carmona (voz), Leonardo Cattoi Schmidt (guitarra), Chico Abreu (baixo e sintetizadores), Diogo Costa (bateria e percussão), Emilio Suarez (percussão) e Jeff Nefferkturu (guitarra e teclado) chega em um momento peculiar, com o lançamento do EP com uma formação que não existe mais. “O Grandioso Bailinho da URSAL vol. 1”, que sai em maio, conta com cinco canções, incluindo os dois singles autorais que já foram divulgados: o ijexá “Plaza Real” e o candombe “Maria Belén”, que tiveram as participações de André FM no vibrafone e Hugo Fattoruso no piano, respectivamente. O material ainda traz outras três releituras que já são conhecidas do público que frequenta o Bailinho. Nesse momento de encerramento de ciclo e começo de uma nova era, os Los Desterros recebem um novo integrante para o grupo, Jeff Nefferkturu, multi-instrumentista de Cabo Verde, que apresentou outras possibilidades sonoras para o caldeirão de ritmos que traz a cumbia, o carimbó, lambadas, guitarradas, salsa, entre tantos outros ritmos.

Como contrapartida social do projeto, a banda Los Desterros oferecerá uma oficina de duas horas sobre ritmos percussivos latinos, presencial e gratuita, no Ceart/Udesc, com acessibilidade em Libras, destinada a jovens de comunidades de baixa renda em Florianópolis. O Grandioso Bailinho de Los Desterros foi selecionado pelo EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N ० 37/2023 Lei Paulo Gustavo - LPG - D+ SC/2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo - LPG - D+ SC/2023 , por meio da Fundação Catarinense de Cultura - FCC.

Cronograma de shows:

13 de abril, às 17h: Ceart (Centro de Artes, Design e Moda), na Udesc - Florianópolis
3 de maio, às 22h: Show de lançamento “O Grandioso Bailinho da URSAL vol.1”, no Bugio Centro - Florianópolis
31 de maio: Célula Showcase (Rodovia João Paulo, 75 - Florianópolis)

“Glória de Vivaldi” do Coro de Câmara Verso em Voz e Quarteto de Cordas

Aproximar a música instrumental e o canto coral da comunidade a partir de composições musicais que marcaram a história, tem sido um dos objetivos do Projeto “Glória de Vivaldi” do Coro de Câmara Verso em Voz e Quarteto de Cordas. Com caráter multiplicador, a turnê pelos municípios do oeste traz duas atividades: a primeira é uma oficina de técnica vocal, seguida pelo Concerto.

A oficina, que antecede o concerto, traz a técnica vocal para coralistas e interessados, como norte das atividades . São trabalhadas instruções abrangentes, abordando técnicas essenciais como respiração, colocação vocal, afinação, articulação e ressonância da voz cantada. A ideia é proporcionar uma oportunidade de enriquecimento musical aos participantes. Os interessados podem inscrever-se pelo link https://forms.gle/hwaCsu6v2rqiFdSt6 . Basta preencher o formulário e acessar os materiais de apoio enviados pelo Coro.

O Concerto também chega de maneira gratuita às comunidades. A oportunidade de acesso, segundo o regente, democratiza, na prática, os bens culturais do nosso Estado. O projeto cultural é realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura

Cronograma:

Concertos
14/04 (domingo) - 20h: Catedral Santo Antônio - Chapecó
28/04 (domingo) - 20h: Capela Nossa Senhora de Fátima - Nova Erechim
11/05 (sábado) - 19h30: Catedral São Carlos Borromeu - São Carlos
25/05 (sábado) - 20h: Paróquia Sagrada Família - Saudades

Oficinas
13/04 (sábado) - 15h e 17h: Salas de catequese anexas à Igreja Matriz - Chapecó
28/04 (domingo) - 15h e 17h: Salas de catequese anexas à Igreja Matriz - Nova Erechim
11/05 (sábado) - 15h e 17h: Salas de aula da Fundação Cultural de São Carlos - São Carlos
25/05 (sábado) - 15h e 17h: Salas de catequese anexas à Igreja Matriz - Saudades

Projeto "Compositor Presente: Criando Canções"

Este projeto compreende duas etapas principais: 
- Concertos de Piano Solo:
Na primeira etapa, Gandhi Martinez apresentará dois concertos ao vivo de piano solo, destacando suas composições autorais. Estes concertos fazem parte da contrapartida do projeto. O primeiro concerto será realizado em Navegantes, no auditório do CEU das Artes, em 05 de abril às 19h. O segundo concerto acontecerá no centro cultural Lord Whisky Distillery, em Itajaí, às 20h do dia 12 de abril.
- Oficinas de Composição Musical:
A segunda etapa consistirá em quatro oficinas de composição musical com ênfase na canção popular. Todas as oficinas serão conduzidas por Gandhi Martinez e serão realizadas nos dias 03, 10, 17 e 24 de maio, na sala 202 do bloco D8 da UNIVALI campus Itajaí (Rua Uruguai 458, Centro). Serão ofertadas 20 vagas para cada oficina. Para se inscrever e obter informações adicionais, os interessados devem acessar o link na bio do Instagram de Gandhi Martinez. Ressalta-se que os participantes não precisam se inscrever em todas as oficinas, mas apenas na(s) que desejarem e tiverem certeza de que poderão participar, uma vez que os conteúdos não têm pré-requisitos entre si.
Todos os eventos são gratuitos.

Gandhi Martinez é pianista, compositor e educador musical com sete trabalhos autorais lançados entre CDs e DVDs. É graduado em Música, mestre em Interpretação e Criação Musical e atualmente doutorando em Processos Criativos. Para mais informações sobre o projeto e inscrições nas oficinas, os interessados podem entrar em contato através do Instagram de Gandhi Martinez: https://www.instagram.com/gandhi_martinez/.

Oficina "Manifestações da Cultura dos povos originários do Vale do Itajaí"
Data: de 16/04 a 31/05/2024
Local: Museu Histórico e Cultural de Rio do Sul Victor Lucas
Público: Professores e alunos do ensino fundamental e médio, universitários e público em geral.
Oficinas sobre as manifestações da cultura dos povos originários do Valdo do Itajaí. A atividade tem como objetivos perceber o território indígena – Xokleng Laklãnõ como um espaço/lugar de significação; contribuir com as pesquisas regionais sobre os Povos Originários; promover aproximação entre educandos e educandos da redes municipal, estadual e privada de educação de Santa Catarina; divulgar e conhecer o acervo indígena do Museu Histórico e Cultural de Rio
do Sul Victor Lucas, uma história perto de nós e por muitos desconhecida; valorizar e refletir a história e cultura regional, história e cultura de um povo originário do território de Santa Catarina.

Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.

Palestra "Território, Memória e/m Resistência"
Data: 17/04 a 31/05/2024
Local: Museu Histórico e Cultural de Rio do Sul Victor Lucas
Público: Professores e alunos do ensino médio, universitários e público em geral.
Palestras com o tema: Território, memória e/m resistência – O Outro Lado da Barragem Norte, sobre os indígenas do Vale do Itajaí. No espaço do Museu Histórico e Cultural de Rio do Sul, espaço reservado com “Sala
Indígena” que traz vários elementos que contribuem e refletem a história e cultura dos indígenas. Acervo lítico, lanças, flechas, arcos, artesanato, pontas de projétil, entre outras.

Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Palestra "Preservação do Patrimônio Histórico Material"
Data: de 29/04 a 31/05/2024
Local: Museu Histórico e Cultural de Rio do Sul Victor Lucas
Público: Professores e alunos do ensino fundamental e médio, universitários e público em geral.

Palestras sobre a preservação do patrimônio histórico material, com o objetivo de contribuir com a identificação da importância dos “tombamentos” municipais e estaduais em Santa Catarina, a importância da história, cultural, arquitetura das edificações e paisagem cultural.

Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

 

Projeto Caminhos do Hip Hop

No dia 11 de maio, a partir das 8h, o Projeto Caminhos do Hip Hop realizará oficinas com a estrutura que compõe a Cultura Hip Hop em Jaraguá do Sul, de forma gratuita. Terá oficina de breaking com o B.Boy Xandê, oficina de grafite com as técnicas de stencil com o grafiteiro Nicolas D'Anhaia, oficina de MC iniciação com o MC Loko, oficina de DJ introdução com o DJ Leokdio. Esse é o caminho da cultura hip hop seus quatros elementos representados pelas oficinas e quinto elemento, que é o conhecimento, será representado em forma de palestra e roda de conversas com o B.Boy e palestrante André Tavares. O projeto acontecerá em um dia em Jaraguá do Sul no Studio Liss (Rua Epitácio Pessoa, 1400 - Centro - Jaraguá do Sul).

Oficinas de Acessibilidade Cultural em Joinville
Datas:
04/05 (sábado), das 9h30 às 11h30.
Local: Amorabi (Rua dos Esportistas, 510 - Itinga - Joinville).
06/05 (segunda-feira), das 19h às 21h.
Local: Câmara de Vereadores de Itajaí (Avenida Vereador Abrahão João Francisco, 3825 - Ressacada - Itajaí).
14/05 (terça-feira), das 19h30 às 21h30.
Local: Espaço Cultural Baiacu de Alguém (Rua Padre Lourenço R. de Andrade, 650 - Santo Antônio de Lisboa - Florianópolis).
18/05 (sábado), das 15h40 às 17h40.
Local: Espaço AZ (Rua Tijucas, 401 - Centro - Joinville).

A jornalista e produtora cultural Iraci Seefeldt oferecerá duas oficinas de acessibilidade cultural voltadas a artistas, produtores e gestores culturais. Os eventos têm inscrições gratuitas. O projeto é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo.

Nas oficinas Iraci vai compartilhar com os participantes experiências e práticas de acessibilidade cultural desenvolvidas a partir da experiência de mais de 12 anos coordenando o Programa de Formação Cultural Arte para Todos, promovido pelo Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento - Impar desde 2012. A proposta busca atender uma demanda cada vez maior por formação técnica em práticas inclusivas na gestão de eventos e projetos culturais, impulsionada pela ampliação
das políticas públicas afirmativas de inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência no meio artístico e cultural.

Cada oficina terá duas horas de duração com momentos reservados para a realização de dinâmicas, relato de experiências e discussões a partir de dúvidas dos participantes, tudo em formato de roda de conversa, com linguagem simples e ambiente acolhedor. Para cada encontro há 30 vagas disponíveis e os interessados podem se inscrever previamente pelo link https://heylink.me/impar/ e garantir sua vaga; ou se inscrever no local e dia do evento, conforme disponibilidade de vagas.

Recital do pianista Rodrigo Warken: obras de José Brazilício de Souza e Frédéric Chopin

O pianista Rodrigo Warken retorna aos palcos catarinenses para apresentar um recital centrado na obra de José Brazilício de Souza (1854-1910). Compositor de dotes inquestionáveis, ilustre em sua época, Brazilício é praticamente desconhecido do público em geral atualmente. O projeto, realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura - PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, com incentivo da Celesc, contará com uma turnê estadual em onze cidades do Estado, edição de partituras inéditas e gravações.

O programa do recital propõe um contraponto entre o compositor polonês Frédéric Chopin (1810-1849) e José Brazilício de Souza (1854-1910). Embora não tenham sido contemporâneos, as obras de Chopin, que circulavam nos meios musicais brasileiros no século XIX, certamente serviram de inspiração e modelo para Brazilício. Constam do repertório mazurcas, polcas, schottisch e valsas, mostrando que a criatividade e o talento de Brazilício podem conviver lado a lado com obras imortalizadas do repertório pianístico.

Programação:
- Lages: Centro Cultural Aristiliano Ramos - Dia 8/05, às 20h;
- Palhoça: Instituto Casa Nobre - Dia 9/05, às 20h;
- Joinville: Teatro Juarez Machado - Dia 10/05, às 20h);
- Timbó: Museu da Música - Dia 15/05, às 14h;
- Brusque: Instituto Aldo Krieger - Dia 16/05, às 19h.

Quanto: Entrada franca
Informações: @tocabrazilicio

Curso "Salvaguardando o Patrimônio Documental: oficinas de conservação, organização e arquivamento de acervos documentais históricos"

O objetivo é capacitar prioritariamente agentes culturais do Oeste catarinense, por meio de 4 oficinas online, abordando práticas de conservação, organização e arquivamento de acervos documentais. Oficinas gratuitas e online com declaração emitida via UNOCHAPECÓ. Ministrante: Ademir Miguel Salini. Período de realização: de 14 a 17 de maio de 2024.
Inscrição no site: unochapeco.edu.br/eventos, até dia 09/05/2024.

Oficina de Introdução ao Grafismo Corporal Indígena

Neste projeto de intercâmbio cultural, o Norte de Santa Catarina receberá Thais Kokama, da Aldeia multiétnica INHÃA-BÉ, para ministrar oficinas de Grafismo Indígena Corporal. O grafismo indígena é uma expressão cultural e artística que reflete aspectos simbólicos da vida sociocultural das aldeias, transmitindo identidade, significados, preservando a memória coletiva e perpetuando costumes.

Projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo.

Cronograma:
Local: SESC | Joinville
Data: 17 de maio, 19h

Local: CEU Mestre Manequinha | Jaraguá do Sul
Data: 18 de maio, 14h

Local: Centro Cultural Ester dos Passos Rosa | São Francisco do Sul
Data: 19 de maio, 14h

Local: Associação de Artistas Plásticos de Joinville | Joinville
Data: 20 de maio, 19h

Serão oferecidas 25 vagas gratuitas para cada oficina.
As oficinas dos dias 17, 18 e 19 terão Intérprete de Libras.
Informações em: https://www.instagram.com/indigrafismo.sc/

Projeto Navengando no Balanço da maré com Elas

Será realizado nos dias 17 e 18 de maio, em Navegantes. Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Programação:

Sexta feira dia 17 de maio de 2024
Local: CEU das Artes e Esportes Unificados Auditório
18:00 h Abertura do Salão e Recepção dos Convidados/ participantes/ Oficineiros
18:30 h Abertura com Apresentação dos Convidados e Autoridades presentes aberto espaço para Autoridades ou Convidados de Honra se pronunciarem
18:45 h Início da Oficina
Titulo da Oficina : Samba de Roda
Oficineira: Ana Lúcia Freiberger– Formada Segredinho- Navegantes-SC
DURAÇÃO : 01 VEZ– 02 HORAS
20:45 h Término da primeira Oficina
20:45 às 22 h-Roda de Confraternização entre os participantes
22:00 h Encerramento do Primeiro dia
Sábado 18 de Maio de 2024
Local: CEU das Artes e Esportes Unificados Auditório
09:30 – 10:30 h Título da Oficina: Capoeira Lúdica e Instrumento Social
Oficineira : Andrea Aparecida Rocha – Professora Estrela
DURAÇÃO : 01 VEZ – 01 HORA 10:30 –
11:30 h Título da Oficina: Movimentação e Jogo da Capoeira
Oficineira : Juliana Rodrigues de Oliveira – Professora Pandinha
DURAÇÃO : 01 VEZ – 01 HORA
11:30 às 13:30 h Pausa para Almoço
13:30 h – Reinício das Atividades com Abertura e Recepção dos participantes, convidados, Autoridades e Oficineiras
Local: CEU das Artes e Esportes Unificados Auditório
14:00 h Abertura Oficial com Apresentação das autoridades presentes e Oficineiros
14:15h -16:1 h Título da Oficina: Puxada de Rede Oficineira: Mestra Arara do Rio de Janeiro –RJ
DURAÇÃO : 01 VEZ – 02 HORAS 16:30h Roda de confraternizacao

Ensaio Aberto do projeto "Improviso: Experimentação em Dança, Som e Luz"
Data: 18/05 (sábado), 16h
Local: CEU das Artes Chapecó/SC
A arte do improviso, presente em todas as linguagens artísticas, tem a peculiaridade de revelar a beleza do indeterminado. Fortemente dependente da experiência e sensibilidade do artista, possui raízes no momento presente, onde a todo instante temos algo novo e autêntico. Nesse cenário, uma bailarina, um músico multi-instrumentista e um iluminador – todos com mais de 25 anos de experiência – reúnem-se para aprofundar, a partir da experimentação e do improviso, a sinergia entre movimento, luz e som.
A ideia do projeto “Improviso: Experimentação em Dança, Som e Luz” é explorar outras possibilidades, permitindo a criação a partir de lugares menos convencionais, buscando outras referências e novos olhares para a arte. 
Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Projeto Sopros Literários: mediação e formação

A nova edição do Projeto Sopros Literários: mediação e formação realizará dez ações de mediação literária para crianças completamente gratuitas nas cidades de Blumenau, Itajaí, Gaspar e Timbó entre os meses de março a maio de 2024. As ações acontecerão em comunidades escolares descentralizadas ou espaços culturais da cidade e são abertas ao público mediante inscrição prévia, visto que contarão com a presença de alunos das Redes Públicas de Ensino. Todas as ações do projeto contarão com acessibilidade em Libras.

Mediação Cultural é um termo utilizado na contemporaneidade para descrever momentos de troca, construção e pensamento acerca de uma obra de arte. Neste projeto, serão mediadas três obras literárias de autoras catarinenses que têm grande repercussão e reconhecimento nacional: "Pedro Pianista” de Ana Paula de Abreu, “Gato Átomo” de Patrícia Galelli e "O monstro do pé molhado", de Nana Toledo.

Nestes encontros, as crianças poderão ter contato com as obras, saber mais sobre seus processos de produção e vivenciar momentos e jogos conduzidos pelas artistas e educadoras Deda Silveira e Maria Laura Pozzobon, mediadoras do projeto. Na programação do Sopros Literários ainda estão dois encontros de capacitação em mediação cultural para educadores e/ou agentes de biblioteca. Um encontro será presencial na cidade de Itajaí, com a presença das autoras catarinenses Ana Paula de Abreu, Patrícia Galelli e Nana Toledo, e outro de forma online no canal da Ativa Rede, no Youtube. As datas e locais das ações formativas serão confirmadas em breve.

Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Programação:

30/04 - 14h e 19h: Espaço Vem Cultural - Timbó
13/05 - 13h e 14h: EBM Alice Thiele - Blumenau
25/05 - 9h e 14h: Biblioteca Municipal - Gaspar

Palestra educativa "Os novos imigrantes"
Data: de 30 de abril a 31 de maio de 2024, mediante agendamento
Local: Museu Histórico e Cultural de Rio do Sul Victor Lucas
Público: Professores e alunos do ensino fundamental e médio, universitários e público em geral.
O projeto tem como finalidade apontar os valores históricos e sociais da população tradicional e trazer à compreensão da população tradicional a necessidade de espaço e entendimento da cultura de novos migrantes, objetivando a abertura
cultural e a participação efetiva de novos migrantes no contexto cultural regional.

Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Projeto História do Tango

De abril a maio, o Vale do Itajaí recebe 10 concertos de música clássica instrumental gratuitos pelo projeto História do Tango. As apresentações são com o Duo Girardello & Pofahl, formado pelo violinista Daniele Girardello e pelo violonista William Pofahl. Acompanhe a programação pelo www.instagram.com/duogirardellopofahl.

O programa das apresentações é composto por música instrumental para violino e violão. Ao todo serão contempladas nove cidades, e todos os concertos terão entrada gratuita e serão abertos a toda comunidade com o objetivo de atingir um público eclético, de jovens e adultos, de diferentes classes econômicas e sociais. No roteiro do repertório estarão as peças de Máximo Diego Pujol (1957): Suite Buenos Aires, com três movimentos: Pompeya, Palermo e San Telmo. De Manuel de Falla (1876-1946): Canciones Populares Españolas, com canções em versão instrumental: El Paño Moruno, Asturiana, Jota, Nana e Polo. De Heitor Villa-Lobos (1887-1959): Bachianas Brasileiras nº5 – Aria, Prelúdio nº5. De Astor Piazzolla (1921-1992): História do Tango, com três movimentos: Bordel 1900, Café 1930, e Nightclub 1960. Encerrando, a apresentação conta com a peça/tango de Astor Piazzolla: Libertango.

O projeto é aprovado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do estado de Santa Catarina, e patrocinado pela Dicave Volvo e DCondor.

PROGRAMAÇÃO GERAL

Dia 03 de maio, às 19h
No Auditório Colégio Sinodal Doutor Blumenau, em Pomerode (Av. 21 de Janeiro, 1700, Centro)

Dia 12 de maio, às 19h
No Museu da Música, em Timbó (R: Edmund Bell, 30, Dona Clara)

Dia 17 de maio, às 19h30
No Auditório IFC Brusque (Av. Hugo Schlosser, 605, Jardim Maluche)

Dia 18 de maio, às 20h
Na Paróquia São Francisco de Assis, em Rodeio (R. Barão do Rio Branco, 1140, Centro)

Dia 25 de maio, às 19h30
Na Secretaria de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau (R. XV de Novembro, 161, Centro)

Entrada gratuita e aberta a toda comunidade
Tempo: 1h de duração

"A escola como espaço de investigação: mediações literárias"

Nos meses de março, abril e maio, o projeto “A escola como espaço de investigação: mediações literárias – 2ª edição” circula por cidades do Vale do Itajaí. No total serão 12 mediações literárias, gratuitas e com tradução em LIBRAS, voltadas ao público infantil de comunidades escolares descentralizadas, bibliotecas ou espaços culturais nos municípios de Blumenau, Itajaí, Canelinha, Gaspar, Indaial e Timbó. O projeto é mediado pela doutora em Educação Maria Laura Pozzobon Spengler e pela arte-educadora Deda Silveira, e tem como instrumento para leitura e fruição obras literárias dos artistas/autores catarinenses Guilherme Karsten e Nana Toledo.

Como contrapartida social, no dia 13 de maio, haverá palestra, às 19h, sobre “Palavras e imagens no livro infantil: autoria em tessitura”, com roda de conversa e participação dos autores Guilherme Karsten e Nana Toledo. E, às 20h, a palestra: “Linguagens no Livro Ilustrado: leitura (s) para além da palavra”, com a doutora em Educação Maria Laura Pozzobon Spengler. As duas ações ocorrem no Auditório da Biblioteca da FURB, Campus da FURB, em Blumenau, e contam com tradução em LIBRAS e mediações de Maria Laura Pozzobon Spengler e Deda Silveira. O projeto “A escola como espaço de investigação: mediações literárias - 2ª Edição” é realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, edição 2023. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/entreaspas.educultura

PROGRAMAÇÃO GERAL

Dia 13 de maio
Em Blumenau: na EBM Alice Thiele, no bairro Garcia, às 8h e às 10h
Dia 16 de maio
Em Indaial: na Casa do Professor, às 9h; e no Salão Nobre da Prefeitura de Indaial, às 14h
Em Timbó: na Escola de Artes VEM Cultural, bairro das Nações, às 19h
Dia 23 de maio
Em Itajaí: na Escola Básica Avelino Werner, bairro São Judas, às 8h30 e às 10h.

CONTRAPARTIDA SOCIAL
Dia 13 de maio, em Blumenau, no Auditório da Biblioteca da FURB, Campus da FURB
Às 19h: Palestra Palavras e imagens no livro infantil: autoria em tessitura e roda de conversa com os autores de literatura infantil Guilherme Karsten e Nana Toledo
Às 20h30: Palestra Linguagens no Livro Ilustrado: leitura (s) para além da palavra, com a doutora em Educação Maria Laura Pozzobon Spengler.

Projeto Recicleide: Histórias para Registrar e Ecoar

Neste ano Recicleide celebra um quarto de século de compromisso e inspiração no cuidado com a Terra. Desde 1999, atravessa o Portal concebido pelo cientista Recicleinstein, como enviada especial de Reciclópolis, com uma missão: Defender a Vida no Planeta. A personagem de Karina Signori une artes, alegria e informações socioambientais, para ecoar a cultura ecológica e da paz, motivando cada um a assumir suas responsabilidades na construção de um mundo melhor.

O projeto de Experimentação Artística "Recicleide: Histórias para Registrar e Ecoar", tem o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo. A iniciativa vai experimentar diferentes formatos de textos e de ilustrações na produção de dois livros digitais gratuitos (e-book e audiobook): um sobre a história de Reciclópolis para o público infantojuvenil e outro sobre as andanças da Recicleide pelo Brasil, em 25 anos de trajetória, para educadores, pais e responsáveis.

O projeto também prevê a realização, em abril e maio, do "Desafio EcoArte Literária", aberto a todas pessoas que queiram experimentar a escrita e/ou a ilustração para expressar seu amor à vida com alegria, criatividade e consciência.

Como uma contrapartida extra, será produzido o 3º livro digital, reunindo os trabalhos, que estiverem de acordo com a iniciativa, produzidos durante o Desafio.

A participação no Desafio EcoArte Literária, individual ou em grupo, é gratuita basta preencher o formulário e entrar no grupo de whats para receber o material em PDF, vídeos, áudios e os links dos encontros online: https://forms.gle/7SpFbeJyXhSedqpK7

Mais informações: (48) 999549547, com Karina.

Projeto Volto Logo: Travessias e Travessuras da Palhaça Cachaça 

Arte, bicicleta, uma palhaça divertida, e muitas aventuras. Em abril e maio, o projeto Volto Logo: Travessias e Travessuras da Palhaça Cachaça volta a circular pelos bairros de Gaspar, com intervenções e oficinas de palhaçaria. No dia 6 de abril, a intervenção da Palhaça Cachaça em sua bicicleta ocorre na nova Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA); e no dia 13 de abril, no bairro Santa Terezinha. Já, no dia 20 de abril, acontece a Oficina Jogos de Palhaçaria, na Capela Santa Terezinha, e no dia 27 de abril, na nova sede da AMA. No dia 11 de maio, voltam as intervenções no bairro Sertão Verde, e no dia 18 de maio no bairro Coloninha. Todas as ações são gratuitas e voltadas às respectivas comunidades, com classificação indicativa Livre.

O projeto, Volto Logo: Travessias e Travessuras da Palhaça Cachaça, é viabilizado com recursos da Lei Complementar n. 195/2022 (Lei Paulo Gustavo D+Áreas) do município de Gaspar do Chamamento Público 01-2023. Como contrapartida social, o projeto ainda prevê uma Oficina de Palhaçaria a crianças e adolescentes autistas na Associação de Pais e Amigos do Autista de Gaspar (AMA), espaço voltado à inclusão social e acessibilidade; e outra na Capela Santa Terezinha, bairro Santa Terezinha. 

PROGRAMAÇÃO
Circulação do Projeto Volto Logo: Travessias e Travessuras da Palhaça Cachaça (continuidade), em Gaspar
Dia 27 de abril: Oficina Jogos de Palhaçaria, na nova sede da Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA), na Rua Joinville, às 14h (ação fechada para o público da AMA)
Dia 11 de maio: Intervenção no Bairro Sertão Verde, às 14h (saída Rua das Palmeiras)
Dia 18 de maio: Intervenção no Bairro Coloninha, às 14h (saída Rua Frei Canísio)
Todas as ações são gratuitas e voltadas às respectivas comunidades
Classificação indicativa: Livre.

*Em caso de chuva, as intervenções serão adiadas e novas datas anunciadas nas redes sociais do projeto

Mostra de Repertório da Cia Artística Cobaia Cênica

O projeto Mostra de Repertório da Cia Artística Cobaia Cênica levará aos palcos espetáculos autorais em sessões gratuitas, além de promover rodas de conversa com o público e apresentações descentralizadas em bairros da cidade de Rio do Sul. O projeto da Cobaia Cênica é uma proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Mostra de Repertório* da Cia Artística Cobaia Cênica com a circulação da série Histórias que visitam

Contação de história Meu sabiá

07/05, às 8h: bairro Alto Santana (residência familiar atendida pelo CRAS Central)

07/05, às 13h30: bairro Santa Clara (CRAS Santa Clara)

20/06, às 14h: bairro Barragem (CRAS Barragem)

25/06, às 14h: bairro Santa Rita (Cidade do Idoso)

Locais: As apresentações serão realizadas em parceria com os CRAS dos bairros em residências de famílias atendidas e grupos de convivência.

Gratuito

Classificação: livre

Gênero: contação de história

Duração 20 minutos

Detalhes:  www.cobaiacenica.com.br / @cobaiacenica

*Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Detalhes: www.cobaiacenica.com.br / @cobaiacenica

Exposição “Cicatrizes – Pequenas Colunas de Mulheres Que Não Mais Se Permitem a Ferida”, da ceramista Diomedes Niebuhr
O projeto cultural é realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023. Diomedes vem numa crescente criativa, tendo sempre a mulher como fonte de inspiração, principalmente, ao enfrentamento que a mesma faz, através dos tempos, para o empoderamento. A exposição conta com expografia de Soraia Silva e textos poéticos do escritor integrante da Academia Joinvilense e Letras, Marinaldo de Silva e Silva e produção da Capital Criativo.

A exposição é interativa e reflexiva, com apontamentos muito contemporâneos e urgentes em relação a posição e a importância da mulher como núcleo vital na sociedade, traçando um olhar reflexivo e motivacional sobre o envelhecimento e seus limites físicos e criativos por meio de sua criadora. A 9ª exposição da ceramista é composta por 20 esculturas que apresentam, tanto por meio delas quanto de poemas escritos a partir delas, reflexões sobre as diferentes cicatrizes que permeiam a trajetória feminina. O público poderá fazer uma imersão nas obras expostas, com elementos táteis para a personificação de suas próprias dores, além de papéis que, escritos pelos mesmos e deixados numa urna chamada de “Caixa das Cicatrizes”, passando a fazer parte de todo o contexto expográfico para a produção de uma nova obra a ser feita, in loco, pela artista, no último dia em que ficará em cartaz, a artista irá queimar os escritos e com suas cinzas, misturada à argila, surgirá uma escultura que será doada para centro expositivo.

CRONOGRAMA EXPOSIÇÕES

23 de maio (quarta-feira) até 11 de junho (terça-feira)
Espaço Toque de Arte – Galeria de Arte da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC

Curso de Formação em Teatro Fórum

Uma iniciativa pioneira chega ao sertão catarinense, trazendo uma nova perspectiva sobre o teatro e seu poder de transformação social. O curso de Formação em Teatro Fórum, inspirado na metodologia do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, é uma proposta cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023. Este projeto gratuito visa envolver a comunidade local e estadual em uma experiência imersiva que utiliza o teatro como ferramenta para dialogar sobre questões sociais urgentes, como racismo, LGBTfobia, violência contra a mulher, entre outros, por meio da estética da resistência. 

Realizado em Caçador, SC, o curso tem duração de 80 horas e é dividido em quatro encontros presenciais e sessões online. Os participantes serão orientados por facilitadores renomados, que compartilharão suas décadas de experiência com a metodologia do Teatro do Oprimido. 

Datas Importantes: 

1º Encontro: 06 e 07 de Abril 

2º Encontro: 04 e 05 de Maio 

3º Encontro: 01 e 02 de Junho 

4º Encontro: 15 e 16 de Junho

Sessões Online: 01 e 29 de Abril, 13 de Maio, 24 de Junho às 20h

As inscrições e mais informações podem ser encontradas no site: teatroforumsc.com.br ou no Instagram: @teatroforum. 

Festival Cultural da Bilica
Local: Servidão Olindina Maria Lopes, 301 [Sede da Amareias] - Florianópolis
Quando: 16/03; 27/04; 11/05; 22/06 [Sábados]
Horário: das 13h30 às 17h30

Vem aí o Festival Cultural da Bilica na Biblioteca Livre do Campeche, na comunidade Areias (Bairro Campeche). O Festival é produzido pela Cia Mafagafos e marca a reinauguração da Biblioteca, agora em novo endereço. Serão quatro eventos com uma programação para todas as idades. Dentre as atividades, haverá mediação de leitura, cadastro de leitores, empréstimo de livros, oficinas, brincadeiras e espetáculos de contação de histórias. Serão vários artistas reunidos nessa grande festa! Os eventos acontecerão nas tardes de sábado, dias 16 de março, 27 de abril, 11 de maio e 22 de junho. Acompanhe a programação no instagram da Biblioteca Livre do Campeche: @biblioteca_bilica.

Espetáculo de Musicalização Infantil "Primeiros Passos, Primeira Notas"

A peça apresenta de forma lúdica canções e conceitos musicais com objetivo de entreter e despertar a sensibilização das crianças pela arte em especial a música, contribuindo para o processo de formação cultural. Oferece conhecimentos dos ritmos e elementos da música e do som, auxiliando no desenvolvimento das habilidades cognitivas e contribuindo para a melhoria dos processos de aprendizagem.

Relação dos CEIs – Centros de Educação Infantil de Itajaí a serem contemplados com o projeto: “Primeiros Passos, Primeiras Notas”

 

NOME DO CEI 

ENDEREÇO 

Data da 

Apresentação 

Horário

1. 

CEI Ângela Dias Ramos Neves 

Rua Antônio Dutra, 35 – Bairro São Vicente 

11 / 03/ 2024 

8h 30

2. 

CEI Anninha Linhares de Miranda 

Rua Antônio Peirão, 26 – Bairro: São Vicente 

18 / 03/ 2024 

8h 30

3. 

CEI Antônio João Vicente 

Rua Chapecó, 885 – Bairro São Vicente 

25 / 03/ 2024 

9h

4. 

CEI Darlan Dotto Wiersinski 

Rua Paulo Kleis Junor, 178 – Bairro São Vicente 

01 / 04/ 2024 

9h

5. 

CEI Hercílio Bento 

Rua São Francisco do Sul, 701 – Bairro São Vicente (Bambuzal)

08 / 04/ 2024 

8h 30

6. 

CEI João Victorino 

Av. Nilo Bittencourt, 1390 – Bairro São Vicente 

15 / 04/ 2024 

8h 40

7. 

CEI Leonidia dos Santos Vicente 

Rua São Joaquim, 212 – Bairro São vicente 

22 / 04/ 2024 

9h

8. 

CEI Padre Jacob 

Rua Antônio Carlos Pereira, 500 – Bairro São Vicente

29 / 04/ 2024 

9h 30

9. 

CEI Profª Carine de Souza Balduíno 

Rua Padre Paulo Condla – Bairro São Vicente 

06 / 05/ 2024 

8h 30

10. 

CEI Tancredo Neves 

Rua Rui Vieira, 423 – Bairro São Vicente 

13 / 05/ 2024 

9h

11. 

CEI Vereador Elói Camilo da Costa 

Rua Alice dos Santos Bittencourt – Bairro São Vicente

20 / 05/ 2024 

9h

12. 

CEI Antonieta Moreira dos Santos 

Rua Manoel Gaya, 67 – Bairro Barra do Rio 

27 / 05/ 2024 

9h

13. 

CEI Elizabeth Malburg 

Rua David Adão Schmidt – Bairro Barra do Rio 

03 / 06/ 2024 

8h 15

14. 

CEI Laécio Mauro Malburg 

Rua Curt Hering. 225 – Bairro Barra do Rio 

10 / 06/ 2024 

9h

15. 

CEI Léa Leal de Souza 

Rua Curt Hering, 387 – Bairro Barra do Rio 

17 / 06/ 2024 

9h 30

16. 

CEI Márcio Roberto da Rosa 

Rua Albinno Gugelmin, 519 – Bairro Barra do Rio 

24 / 06/ 2024 

9h

 

Tour Virtual da exposição "Tempo e Obra: Marcas e Memórias"

Está disponível on-line o Tour Virtual da exposição "Tempo e Obra: Marcas e Memórias" pelo canal do YouTube, no qual obras do acervo do Museu de Arte de Blumenau (MAB) voltam a ser prestigiadas pela comunidade após restauro, troca de chassis e molduras. Acesse https://bit.ly/tourvirtualETOMMmab.

A exposição Tempo e Obra: Marcas e Memórias contempla 28 obras do acervo do Museu de Arte de Blumenau (MAB), dos artistas: Alexandre Jacovleff (1887-1938), Alexandre Lenard (1910-1972); Berta Steielein (1903-1967); Franz Richard Becker (1879-1952); Hannelore Klomfass (1932); Hanns Augsburger; Hans Steiner (1910-1974); Heinrich Graf (1859-1934); Johannes Janzen (1883-1964); Klaus Klinger; Lisier; Orlando Ferreira De Melo (1922-2004); Paul Hering (1861-1942); Renate Rohkohl Dietrich (1918-1997); Rita Schwabe (1928-2012); Terezinha Barreto; Ubirajara; além de uma obra anônima e outra autor desconhecido, representativas do final do século XIX e meados do Século XX, que migraram do Museu da Família Colonial para o Museu de Arte de Blumenau, bem como de obras recebidas em doação, que necessitavam de ações preventivas e saneadoras.

O Projeto Restauração - Troca de Chassis e Molduras de Obras do Acervo do Museu de Arte de Blumenau (MAB), de autoria do artista plástico, historiador, pesquisador e membro do Conselho Consultivo do MAB, Arian Grasmuk, é contemplado com o prêmio Museus/Patrimônio e Paisagem Cultural do Edital Elisabete Anderle - Edição 2022.

Projeto Música para Todos

Projeto  com quatro apresentações  da Sociedade Musical Carlos Gomes, de Laguna, com duração de uma hora cada, num total de quatro horas. Com um repertório que vai de dobrados a populares, será realizado em três praças e em uma escola pública de bairros de Laguna: uma apresentação na Praça São Sebastião, no interior Ponta da Barra (dia 13.04, 20h); uma na Praça Vidal Ramos no Centro Histórico (dia 12.05, 16h), onde acontece a Feira Livre, e duas retretas no bairro do Magalhães, sendo uma na Praça Polidoro Santiago e outra, na Escola Ana Gondin (dias 27.04, 20h e 24.05, 20h). 

Mural em Escavação - Por Nossas Mãos
Data: de 1º a 17/05/2024, das 8h30 às 17h
Local: Rua Antônio Morandi, 925 D, bairro Efapi - Chapecó.
Após a finalização, o Mural ficará em exposição de 17/05/2024 a 17/05/2025.

O projeto é uma intervenção em mural, que tem como inspiração as comunidades rurais, agrícolas e do agronegócio de Chapecó; a pintura "Criação de Adão", de Michelangelo; a técnica de trabalho de murais do artista Vhils, Gustavo Maciel; e os trabalhos em relevo de escultores do mundo todo.

A importância do projeto está na valorização do trabalhador rural, e na localização específica do mural que dá visibilidade para a instalação da arte: uma rua com passagem de saída de caminhões, de colheitadeira, moradores, de ônibus escolar da zona rural, e fluxo constante de ciclistas, trilhas de moto, cavalgadas, sendo uma das duas únicas saídas da zona rural da linha cabeceira da divisa para entrada no bairro Efapi.

Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Espetáculo de dança "A pequena monstra: o retorno"

Ressurge dos escombros de um teatro (e de um país): uma dança de lutas e lutos. Inaugura novos territórios em si: futuros presentes fincados em solos férteis. Aguenta firme e encontra modos de agir: bandeiras em movimento. Embala os fantasmas que estão por aí: farrapos heróicos hasteados com empenho. Sustenta estandartes alinhavados com otimismo: contudo e com tudo. Desbrava montanhas: mostra aquilo que se monstra.

Proposta cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.

Programação:

Data: 02/05/2024, às 10h e às 16h
Local: Espaço 1 do Ceart - Udesc, Av. Me. Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis
Ingressos gratuitos, distribuídos uma hora antes de cada sessão na recepção do Espaço 1 do Ceart

Data: 03/05/2024, às 15h
Local: Cedep, R. Frei Fabiano de Cristo - Monte Cristo
Apresentação fechada para adolescentes

Data: 16/05/2024, às 15h
Local: Galpão de Teatro da Ajote. Rua XV de novembro, 1383
Apresentação fechada para adolescentes.

Datas: 17 e 18/05/2024, às 20h
Local: Galpão de Teatro da Ajote. Rua XV de novembro, 1383
Ingressos gratuitos, distribuídos uma hora antes de cada sessão na bilheteria do teatro

Classificação: Livre
Informações: (48) 99856-3730

Ficha técnica:
Uma dança de: Letícia Souza
Direção: Neto Machado
Figurinos e Elementos de cena: Karin Serafin
Trilha Sonora: Dimi Camorlinga
Iluminação: Flávio Andrade
Operação de Luz: Marcos Klann
Design Gráfico: Rodrigo Ascenção
Assessoria de Imprensa: Mariana Woj
Produção Executiva: Paula Gotelip
Coordenação de Produção e Gestão do Projeto: Letícia Souza

Rindo de Nervoso - Oficina de Palhaçaria e tragicidades
De 04/05 a 25/05 (4 sábados) - 15h30 - 18h30
Inscrição: https://www.rindodenervoso.com/workshoppg2024
Evento gratuito.
Classificação: Livre.
Local: Célula Show Case (Rodovia João Paulo, 75 - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-000)

Palhaçaria trágica é aquela que explora um jogo cênico com conflitos insolucionáveis, vivenciados pelas nossas experiências enquanto indivíduos. Buscamos o que alguns estudiosos chamam de "riso de imortalidade", que é aquele que se dá quando atingimos o fundo do poço, é um riso que incorpora expressões populares como "do chão não passa" e o "rir pra não chorar".
Serão nove encontros de troca e aprendizado sobre comédia e palhaçaria, tendo como ponto de partida os elementos trágicos dessas artes.

Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural,por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Circulação Desenhança

Desenhança é um método de educação criativa e dança que reúne movimento e arte em oficinas de dança para alunos e professores. O projeto é um convite para viver uma experiência sublime com seu corpo através do movimento e do desenho, numa relação cooperativa e criativa em grupo. Desenhança é para todos os corpos e não é necessário saber desenhar ou dançar, mas estar aberto para o lúdico e para a possível ampliação dos seus próprios conceitos sobre dança e desenho.

Proposta cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.

Cronograma:
07/05: Escola de Educação Básica Paulo Blasi; Rua Coronel Pedro Carlos 803, Centro - Campos Novos
Oficina 1: 9h
Oficina 2: 10h30
Oficina 3: 14h
Oficina 4: 15h30

08/05: EEB Heriberto Hulse - Ibiam
Oficina 5: 14h
Oficina 6: 15h30

08/05: Casa da Cultura - Fundação Cultural Camponovense - Campos Novos
JAM de DESENHANÇA para comunidade geral às 19h

09/05: Grupo Escolar Municipal Padre Alberto Leopoldo Bosing - Vargem/SC
Oficina 8: Oficina de DESENHANÇA para educadores, a partir das 10h
Oficina 9: 14h
Oficina 10: 15h30

Concerto “Suíte Caiçara”

Duo Backer e Thales Nunes apresentam o Concerto “Suíte Caiçara”. Trata-se de um show autoral comentado, onde Duo Backer e Thales Nunes trazem suas experiências com a cultura popular para o ambiente da música de câmara, intercalando as peças musicais com narrativas, exposições e diálogos sobre a cultura popular, a pesquisa e o processo criativo dos artistas.

Os Concertos contarão com a participação do músico e pesquisador Ricardo Moura no contrabaixo acústico, que acompanha os violões e vozes do trio, formado por Rafaela Backer (voz), Marcela Backer (violão) e Thales Nunes (violão), e serão
realizados sem amplificação sonora, para valorizar a ambientação nos espaços intimistas onde serão realizados, em alusão às serestas, os saraus, e os cantos de violas das regiões sertanejas e caiçaras do Brasil.

A circulação do Concerto “Suíte Caiçara” de Duo Backer e Thales Nunes, é uma Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle
de Estímulo à Cultura – Edição 2023.

Programação:

28/05 - 20h: Espaço Cultural Ecos de Santo Amaro – Navegantes
29/05 – 19h30: Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior – Joinville
30/05 – 20h: Galpão Cultural – Araranguá
31/05 – 20h: Museu Ferroviário – Tubarão
01/06 – 11h: Livraria Coruja Buraqueira – Laguna
02/06 – 18h: Ateliê Casa das Ideias – Florianópolis

Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Ingresso: Gratuito

Palestra "Princípios da regulagem dos instrumentos de corda"
Data: 04/05/2024, às 17h
Local: Haôma Baixo Centro - Avenida Hercílio Luz, 455 - Centro - Florianópolis
Ingressos gratuitos, com retirada no site da Sympla https://www.sympla.com.br/encontros-interculturais-principio-da-regulagem-dos-instrumentos-de-corda--leonardo-daniel__2381717
Sobre: A palestra ‘Princípios da regulagem dos instrumentos de corda’, com o músico e produtor Leonardo Daniel, terá didática e imersiva, voltada a todos os públicos. Leonardo Daniel Baldissera Souza traz o conteúdo voltado à guitarra, violão e contrabaixo, explicando as estruturas que compõem esses instrumentos: desde a concepção até o resultado sonoro.
Medida de acessibilidade: Abafadores TEA e mediador atitudinal.
Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Show Compositores Daqui

O grupo vocal Canto Daqui, de Brusque, realiza o projeto de circulação de seu show formado por composições de artistas locais, com acompanhamento de percussão e piano. O grupo passará pelas cidades de Itajaí, Guabiruba, Blumenau e Brusque.

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES - PROJETO CANTO DAQUI

04/05 - Sábado
Local: Igreja do Espírito Santo - Blumenau
Horário: 10:30h

09/05 - Quinta-feira
Local: Unifebe - Brusque
Horário: 20h e 22h

23/05 - Quinta-feira
Local: Escola de Música Arte Sonora - Itajaí
Horário: 20h

26/05 - Domingo
Local: Casa das Irmãs - Guabiruba
Horário: 18h

ENTRADA GRATUITA

Hey, Bordando a RUA!

Esta proposta cultural realizará um ciclo de quatro oficinas gratuitas, presenciais, de bordado Lambe-Lambe intitulado: Hey, Bordando a RUA! com a artista visual, bordadeira e artesã Carla Ramos da HEY, AVESSA na cidade de Vargem/SC. O ciclo de oficinas contará com quatro oficinas sequenciais totalizando seis horas de formação.

As oficinas pretendem estimular a criatividade das participantes, que aprenderão diferentes técnicas do bordado contemporâneo que as possibilitarão a criação de um bordado autoral. Todo material necessário para a realização da oficina, tais como tecidos, bastidores e linhas será disponibilizado gratuitamente pela proposta às participantes.

As Inscrições podem ser realizadas em: https://bit.ly/3xAT6L1

Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Cronogramas:
Oficina 1 : Primeiras instruções/Conhecendo os materiais básicos do bordado
Oficina 2: Ponto atrás /ponto básico do bordado
Oficina 3: Iniciando seu projeto autoral de Bordado Lambe-Lambe
Oficina 4: Finalizando seu projeto autoral e colagem do bordado Lambe-Lambe

FORMATO: presencial
QUANDO: QUINTA-FEIRA, dia 9 de Maio de 2024
HORÁRIO: A partir das 13h
LOCAL: Escola Estadual Deputado Augusto Bresola - VARGEM/SC

Espetáculo teatral "Contos e Cantos do Contestado"
Datas: 04/06/2024, às 19h45 / 05/06/2024, às 8h15 e 14h / 06/06/2024, às 14h e 19h45
Local: Teatro Municipal Maria Luiza de Matos - Concórdia
Ingressos gratuitos disponíveis no Centro Cultural de Concórdia, de segunda a sexta-feira ,das 7h às 19h.
Classificação indicativa: 12 anos
Acessível em Libras
Agendamentos para grupos: (49) 99156-7373

O espetáculo “Contos e cantos do Contestado” narra fatos marcantes da Guerra do Contestado (1912-1916), o maior conflito armado do país, na região fronteiriça dos estados do Paraná e Santa Catarina. Os caboclos, liderados por líderes messiânicos, como João Maria, organizaram-se em uma resistência armada contra as forças do governo e das elites locais. A guerra foi marcada por batalhas sangrentas, massacres e forte repressão estatal, resultando em milhares de mortes.

A montagem da peça é um convite ao reconhecimento da história que é símbolo da resistência dos caboclos ao domínio e exploração nas terras contestadas.

Projeto selecionado pela Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 - executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Ficha técnica:
Direção, texto e figurinos: Renata Gaertner
Fragmentos dos poemas de Euclides José Felippe
Elenco: Artêmio Filho, Fátima Vesaro, Flávia Peruzzo, Gilvoney Maziero, Meire Rosa, Lariessa da Campo, Silvana Peruzzo, Vânia Peruzzo
Desenho de Luz: Ademir Paulo Klein
Músicas: Júlio Gomes
Adereços Cênicos: Ademir Paulo Klein, Gilliard William Lunkes, Júlio Gomes, Lariessa da Campo, Meire Rosa
Operação de Som: Renata Peruzzo Petry

Projeto “MPB: Música e História”

É uma série de 6 concertos didáticos que serão apresentados em 3 escolas da rede Estadual de Ensino de Jaraguá do Sul, com aproximadamente 45 minutos de duração cada, compostos por um repertório de músicas relevantesda história da música brasileira, sendo que antes da execução de cada peça será realizada uma interação com o público, na qual se falará sobre a composição, período e demais curiosidades da
época. A intenção é que este repertório seja executado de maneira cronológica, de acordo com os lançamentos de cada composição, buscando mostrar aos alunos, também, a evolução da música brasileira e construir uma linha ensino nos Concertos Didáticos, mostrando as interferências que a MPB recebeu de outros países e que as músicas não surgiram do nada mas, sim, tiveram influências e foram se desenvolvendo ao longo dos anos até chegar na música que é hoje.

DATAS E HORÁRIOS DAS APRESENTAÇÕES:
As Apresentações estão agendadas conforme cronograma abaixo: 13/05 – EEB ALVINO TRIBESS
14/05 – EEB LILIA AYROSO OECHSLER
15/05 – EEB ELZA GRANZOTTO FERRAZ
Horários: Serão duas apresentações em cada escola, sendo uma na última aula do período matutino e outra na primeira aula do período vespertino no mesmo dia, a fim de aproveitar o deslocamento da equipe e instalação do equipamento.
Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

OPORTUNIDADES, RESULTADOS E OUTRAS AÇÕES

 

Por dentro do Poema

Como parte do projeto Circulação Palavra Percussiva realizado nos meses de março e abril, com seis apresentações na região da Grande Florianópolis, do espetáculo literomusical do Consonante Duo, foi desenvolvido o material de apoio "Por dentro do Poema". Seu conteúdo é formado por 10 poemas que integram o repertório do espetáculo literomusical Palavra Percussiva e informações, interpretação de texto, curiosidades e dados de contexto. O material é digital com links para vídeos, áudios e textos, podendo ser utilizado em sala de aula.

Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Disponível no link: https://issuhub.com/view/index?id=234080

Oriri - Uma Viagem Pela História da Dança do Século 18 e 19

E-book gratuito sobre história da dança do século 18 e 19. Parte do Projeto Oriri, possui informações únicas em língua portuguesa sobre 4 mulheres que foram muito inpostantes para a história da dança, mas tiveram seus legados apagados: Françoise Prévost, Marie Sallé, Thérèse Elssler e Maria Baderna. Para mais informações acesse nosso site: www.projetooriri.com.br
Projeto Cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Processo FCC 2920 / 2022.
Link para acesso: https://pt.scribd.com/document/663499679/Oriri-Uma-Viagem-Pela-Historia-da-Danca-do-Seculo-18-e-19#

Vídeo Edino Menino e seu Violino

O vídeo fala sobre a infância do maestro Edino Krieger, revelando um panorama dos costumes, brincadeiras infantis e aspectos sociais da cidade de Brusque nos anos 30. O vídeo tem cerca de 30 minutos de duração, com recursos de audiodescrição e Libras. O vídeo está publicado no canal do YouTube do Consonante Duo e no do projeto Vozes e Memória, que trata sobre Patrimônio Imaterial de Brusque e região:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=ajyfZPrwVpA&t=31s

Projeto Audiovisual de Música Tradicional Guarani na Terra Indígena Toldo Chimbangue

Por meio do projeto, foi produzido um EP contendo cinco músicas autorais e tradicionais do grupo Djakaira, com um videoclipe do processo de realização do projeto e, ainda, a transcrição em partitura, a transcrição da letra em língua Guarani Mbyá e a tradução para português da música Onhemupuã Imavy. A ação cultural buscou mobilizar e incentivar as práticas tradicionais dos fazeres musicais do grupo Guarani Mbya de Araça’í na Terra Indígena Toldo Chimbangue em Chapecó. 

Está disponível para acesso no Youtube no canal: Coletivo Cultural Guarani Mbyá.

Links para acesso:

Videoclipe:https://youtu.be/3HaOiELOkNg

Ep digital: https://youtu.be/PaKK5TcBuIY

Página de divulgação do Coletivo Cultural Guarani Mbya: https://www.instagram.com/coletivoculturalguaranimbya/

E-book Ofícios da morte: os saberes tradicionais de agentes funerários e sepultadores
Autoria de Elisiana Trilha Castro e Michelangelo Giampaoli 
O e-book apresenta reflexões sobre os resultados do projeto de mesmo nome que foi contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/2020. O projeto contou  ainda com a parceria do Memorial Funerário Mathias Haas e da Editora Cruz e Sousa. Para acessar gratuitamente o e-book é só clicar em:

https://www.editoracruzesousa.com.br/product-page/of%C3%ADcios-da-morte-os-saberes-tradicionais-de-agentes-funer%C3%A1rios-e-sepultadores

Acervo Multimídia do Coral Villa-Lobos

O Acervo Multimídia do Coral Villa-Lobos está disponível em www.coral-villa-lobos.com, com versões em português, espanhol e inglês. O documentário  "Vidas e Vozes: a história do Coral Villa-Lobos" está na seção "Mídias" do portal e disponível com diferentes recursos de acessibilidade (Libras, LSE e audiodescrição) e com legendas em espanhol e inglês.  Além de recuperar, catalogar e digitalizar todo o acervo com partituras antigas, registros fotográficos de apresentações e ensaios e documentos do dia-a-dia da Associação Coral Villa-Lobos de Itajaí, o projeto contemplou ainda outras ações, como a produção do documentário já citado, a remasterização e disponibilização online do CD "Associação Coral Villa-Lobos - 34 Anos".

Pesquisa Memória e Tradição dos Circos Itinerantes
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo registrar a memória e a tradição dos circos de lona itinerantes do Estado de Santa Catarina, por meio de entrevistas, fortalecendo a identidade e a cultura circense como forma de expressão e transmissão de saberes. O resultado desta pesquisa pode ser acessado por meio de plataformas digitais, e é uma ferramenta importante de salvaguarda das histórias, a tradição e a transmissão de saberes e notavelmente um patrimônio imaterial cultural da nossa história.
Instagram: @tradicaodocirco
Para acessar a pesquisa: https://portaldocircocatarinense.com/

Zooarquelogia: Fauna em Sambaquis - Livreto para Entender e Jog
Resumo: Com uma abordagem educacional diferenciada, este livreto/jogo valoriza o estudo científico, fortalece a importância da existência dos museus e estimula a assimilação de conteúdo relacionado à formação de jovens. A possibilidade de ler e transformar o livro em um jogo de cartas faz com que o aprendizado se torne uma brincadeira, que crie múltiplas oportunidades de interação entre as pessoas. Baixe a versão em PDF para imprimir e jogar.
Links de acesso: https://www.facebook.com/zooarqueologia
https://www.tiktok.com/@zooarqueologia
Classificação indicativa: 10 a 14 anos

Corpo Caminho
Resumo: O vídeo "Corpo Caminho" é uma obra híbrida que passa pela videodança e documentário com registros de trabalho, processos de criação e da concepção do próximo espetáculo da artista Maytê H. Oliveira, em dança contemporânea. 
Links de acesso: https://vimeo.com/user172729370
https://www.youtube.com/channel/UCOQHOR5Gp7TMwIbfq74CYBQ

O guia de receitas manezinhas
Cidade de origem: Florianópolis
Resumo: Florianópolis é considerada pela UNESCO uma das Cidades Criativas da Gastronomia. O título valoriza a comida como patrimônio cultural. Esse foi o ponto de partida para que as jornalistas Catarina Duarte e Lívia Schumacher desenvolvessem o livro “O guia de receitas manezinhas”, lançado neste ano. A ideia foi contar o modo de preparo de pratos típicos e também dos cozinheiros por trás das criações. Os personagens variam de renomados chefs manezinhos até pessoas comuns que dividiram com as autoras suas receitas familiares. O guia será distribuído de forma gratuita para bibliotecas de instituições públicas como a UFSC, IFSC e a biblioteca estadual. A versão online do livro está disponível para acesso.
Links: http://www.tiny.cc/Receitas-Manezinhas
https://www.instagram.com/receitasmanezinhas/ 
Classificação indicativa: Livre

Show de Amanda Cadore - ao vivo no SESC Chapecó
Cidade de origem: Chapecó
Resumo: Show de Amanda Cadore – ao vivo no SESC Chapecó é uma apresentação musical gravada em 2019 com uma experiência intimista da cantora e compositora chapecoense. O show possui nove músicas da compositora e foi produzido por Guilherme Cavichioli, com a participação dos músicos Isaías Alves (percussão), Murilo Chaise (baixo) e Eduardo Figueiró (flautas, pandeiro e bandolim).
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=F7CJ4DHQnN0
Classificação indicativa: Livre

Projeto Danças populares do litoral catarinense: visitando as memórias e o olhar de uma mestra popular
Cidade de origem: Florianópolis
Resumo: O projeto Danças Populares do Litoral Catarinense: visitando as memórias e o olhar de uma mestra popular tem como objeto revisitar, ampliar e ressignificar uma pesquisa sobre danças e cantigas populares tradicionais do litoral catarinense, mais especificamente da Ilha de Santa Catarina. Este projeto também propõe realizar ações de caráter formativo sobre estas danças e cantigas e divulgar o que será produzido através das redes sociais, assim como por meio de ações de compartilhamento (partilha festiva), que serão realizadas enquanto contrapartida social.
Links de acesso:
www.instagram.com/arredaboi
https://www.facebook.com/arreda.boi.de.mamao
Classificação indicativa: Livre

Publicação Fortalezas para além das muralhas: dos fragmentos aos monumentos
Cidade de origem: Florianópolis
Resumo: Visando promover a difusão do conhecimento arqueológico e histórico de Santa Catarina, o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina apresenta publicação elaborada no âmbito do projeto Fortalezas para além das muralhas: dos fragmentos aos monumentos, concebido pelo setor de Arqueologia em parceria com a arqueóloga Ana Cristina de Oliveira Sampaio. O projeto chama atenção para os acervos das fortalezas sob a guarda do museu e o potencial que oferecem para pesquisas no campo da arqueologia histórica e cultura material. A publicação disponibiliza o trabalho de análise, identificação, contextualização e registro
fotográfico de fragmentos e peças em faiança, faiança fina, grés, vidro, cerâmica, fivelas, botões, munições de chumbo e pederneiras, e que fazem parte acervo da Fortaleza São José da Ponta Grossa.
As informações obtidas a partir deste processo de pesquisa revelam novas abordagens e trazem à
tona outras narrativas que vão além dos aspectos apresentados por documentos históricos e de
ações de restauro arquitetônico das fortalezas.
Link de acesso: https://arquivos.ufsc.br/f/5b2c48e62343464bab83/?dl=1
Classificação indicativa: Livre

Livro 5 Histórias para Pequerruchos
Cidade de origem: Florianópolis
Resumo: Voltado para mediadores de leitura, professores e contadores de histórias, o livro traz cinco histórias para crianças pequenas, em que animais vivenciam situações e sentimentos humanos, proporcionando reflexão acerca de temas relacionados ao viver em sociedade. Além disso, os contos trazem jogos sonoros como rimas, aliterações e onomatopeias, além de explorar noções práticas como unidade-conjunto, repetição, espaço, tempo, partes do corpo e causa-consequência.
Livro digital: https://books.google.com.br/books?id=f0MZEAAAQBAJ&hl=pt-BR&num=10
Audiolivro: https://soundcloud.com/lieza-neves/sets/5-historias-para-pequerruchos
Versão em áudio: https://www.youtube.com/watch?v=N9hjkGULpGE
Classificação indicativa: Livre

Documentário Moda e Memória no Vale
Cidade de origem: Blumenau
Resumo: O documentário foi feito a partir de entrevista aberta com quatro mulheres do Vale do Itajaí. Elas contam suas vivências e experiências com os fazeres que permeiam a moda.
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=Qc6VX9dqhrs&t=17s
Classificação indicativa: não informada

A Fada Sonhadora
Cidade de origem: Blumenau
Resumo: A contação é sobre a história de uma Fada sonhadora e ousada e de um Duende sapeca e orelhudo. Os dois estão sempre em busca de novas aventuras, mas a Fada queria algo inusitado, realizar o maior dos seus sonhos que era voar na vassoura de uma bruxa em noite de lua cheia. Então os dois amigos se unem, mas será que eles conseguirão realizar o sonho da fada?
Link de acesso: www.instagram.com/afadasonhadora
Classificação indicativa: 1 a 5 anos

Videoaula Escalas e Acordes
Cidade de origem: Nova Trento
Resumo: Série de 10 videoaulas do professor de música Alan Facchini que abordam a teoria musical usada para a formação de escalas e acordes.
Link de acesso: https://www.youtube.com/channel/UCwyJWhBYkZabVpSgogdzU4A
Classificação indicativa: Livre

E-book e audiolivro "Uma tela branca: um guia para a produção de documentários"
Resumo: O objetivo deste livro é fazer com que o leitor, que está iniciando sua carreira no cinema e quer produzir documentários, entenda o princípio do desenvolvimento de projetos e desenvolva seus roteiros e argumentos documentais de maneira mais criativa e simplificada; e sinta prazer em produzir documentários para o cinema ou televisão, instigando o público a prestigiar cada vez mais este gênero cinematográfico.
Link de acesso: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1jPh_Q1fWUgfCZ5wosXT1Zhr53mK61tXN
Classificação indicativa: não informado

Livro "A rua que passa pela escola leva a escola para a rua"
Cidade de origem: Florianópolis
Resumo: Publicação virtual do livro “A rua que passa pela escola leva a escola para a rua: material pedagógico para criação de cenas de intervenção urbana”, escrito por Nathalie Soler. Trata-se de um material para trabalhar pedagogicamente o teatro contemporâneo e o pensamento sobre o espaço público. O livro foi impresso e lançado em 2019 através do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2017, e foi distribuído para escolas públicas, institutos federais de Santa Catarina e universidades públicas de todo país. No livro, além de um texto que contextualiza a pesquisa, há um material pedagógico feito para professoras e professores de artes, teatro ou outras disciplinas, com exercícios direcionado a estudantes a partir do 8º ano do Ensino Fundamental até 3º ano do Ensino Médio. São estímulos para debate, exercícios de produção de textos, sugestões de vídeos, colagens, interpretação de imagens, criação de cenas, composição de partituras corporais e vocais, jogos de coletividade e, suponho, possibilidades para construção de novos conhecimentos. A intenção é que o material sirva de inspiração para abordar pedagogicamente a cidade, o espaço público, as políticas que regem este espaço, as ocupações urbanas, o teatro contemporâneo, as intervenções urbanas, os happenings, o jogo, a pedagogia para autonomia, a pedagogia do risco e outros tantos temas que possam surgir.
Link de acesso: http://bit.ly/3ctUv7L
Classificação indicativa: Livre

Orquidália - Alma Vira Mar
Cidade de origem: Florianópolis
Resumo: Realização do álbum autoral Alma Vira Mar, da banda Orquidália, disponibilizando-o em mídias digitais.
Links de acesso:
https://linktr.ee/orquidalia
https://www.youtube.com/channel/UCc-x3Wp5X554bMX2pUeZ7ZA
https://open.spotify.com/artist/6ZrJpqe8Yq8wHBZ5WknGSk?si=vmUlEh7xTAi7Kd6vVOYHyg
Classificação indicativa: Livre

Livro "Tudo isto é dança"
Cidade de origem: Blumenau
Resumo: “Tudo isto é dança” compila a história, o fazer e o pensar a dança no Brasil, com textos e abordagens inéditos escritos por diferentes artistas-pesquisadores de todo o país. A publicação, organizada e lançada pelos professores e pesquisadores Jussara Xavier e Marco Aurelio da Cruz Souza da FURB, tem formato impresso e digital e distribuição gratuita. O lançamento do livro foi marcado por uma série de lives, disponíveis no YouTube.
Link do canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCX3kqugNL4NwZTvowBIEDwQ
Links para baixar o e-book:
https://portalanda.org.br/ 
https://midiatecadedanca.com/ 
Classificação indicativa: Livre

Portal do projeto Santa Catarina de Film Commission
Resumo: O Portal do projeto Santa Catarina de Film Commission, neste primeiro momento em fase de alimentação de dados, está disponível aos responsáveis por setores públicos e ou privados ligados ao turismo e à produção audiovisual, para que nele possam disponibilizar informações sobre possíveis locações com potencial e disponíveis como cenário para produções cinematográficas; assim como lista de fornecedores, parceiros e profissionais.
Link de acesso: www.scfilmcommission.com.br
Classificação indicativa: Livre

Garopaba em Tela
Cidade de origem: Garopaba
Resumo: Garopaba em Tela é uma produção audiovisual na qual o artista garopabense Fabrício Manohead enfatiza a sua cidade natal como experiência estética dentro e fora do ateliê. O artista busca, através de sua obra, valorizar suas raízes e a imagem da cidade.
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=an2YcCrtndc
Classificação indicativa: Livre

Minidocumentário Resgate Cultural de Carnaval
Resumo: O documentário resgata a história e a memória do Carnaval de Laguna, com entrevistas de carnavalescos das escolas de samba da cidade
Link: https://www.youtube.com/watch?v=03ikcWOaZ64
Classificação indicativa: Não informada

Curta-metragem "Pseudologia Fantástica"
Cidade de origem: Florianópolis
Resumo: "Pseudologia Fantástica" surgiu como um espetáculo multimídia, que acontecia simultaneamente no Instagram e em teatros de Florianópolis entre 2017 a 2019. Devido à pandemia de Covid-19, o espetáculo foi transformado em um curta-metragem, dirigido por Nataly Delacour. O elenco conta com No elenco do filme temos Leandro Batz, integrante e fundador da Cia Nosso Olhar e ator na série Crisálida (Netflix), Diogo Vaz Franco, ator no espetáculo PROMETEU (2021) e Renata Souzza, atriz no filme Tarzan (2021).
Sinopse: Deslizar... Clicar... Viver... Quem você finge ser quando fica online? Quão oposto a você é a pessoa que você se torna? Pseudologia Fantastica retrata a vida através de um feed de notícias, mostrando como a internet passou a ocupar lugares em nossa vida a ponto de não querermos mais ser um indivíduo, e faz uma crítica ao uso compulsivo das redes sociais, onde todas as pessoas são boas e vivem vidas felizes. Filme baseado e inspirado nos livros Os funerais do Coelho Branco (2009) de Nene Altro e The Age of Earthquakes (2015) de Shumon Basar, Douglas Coupland e Hans-Ulrich Obrist.
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=QMztwqx4Da8&ab_channel=SeCArte-UFSC
Classificação indicativa: Livre

Livro "Tesouros e Maldições", de Rafael Hoffmann
Cidade de origem: Criciúma
Resumo: "Tesouros e Maldições" é o primeiro romance do professor universitário Rafael Hoffmann. Ambientado em diferentes períodos da história catarinense, o livro começou a ser produzido em 2018 e necessitou de um resgate de conteúdos e obras históricas para que o autor construísse uma narrativa verossímil, mesclando acontecimentos reais e ficcionais.

Sinopse:
1756: No desfecho das Guerras Guaraníticas, um jovem guarani e um padre de passado misterioso são encarregados de proteger os tesouros dos Sete Povos das Missões. Em seu encalço, além das tropas de demarcação de território, está um grupo de mercenários em busca de ouro e sangue.
1970: Um jovem universitário carioca, atormentado pelo desaparecimento do avô na Serra Catarinense, parte para a cidade de Orleans em busca de respostas e de um tesouro mítico sem saber que olhos gananciosos vigiam seus passos.
Durante suas jornadas, esses personagens serão arremessados em um redemoinho de memórias e sentimentos em busca de seu maior tesouro, a autodescoberta. Tesouros e Maldições é uma viagem pelas histórias e lendas da nossa terra e, mais que contar a jornada de seus personagens, tenta resgatar algumas páginas esquecidas ou apagadas e apresentá-las às novas gerações.

Link de acesso: http://tesourosemaldicoes.com.br/
Classificação indicativa: Não informada

Concerto Incurso Ao Vivo, da banda Entrevero Instrumental
Cidade de origem: Florianópolis
Resumo: Neste concerto, a banda apresenta as composições do disco Incurso, gravado durante uma residência artística em Portugal, trazendo a música instrumental brasileira com sotaque sulista e grande influência da música de vanguarda. A apresentação foi realizada no dia 27 de agosto de 2021 no Arthousebc, em Balneário Camboriú.
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=7MgRddG9htY
Classificação indicativa: Livre

Artes de pesca: saberes e fazeres dos pescadores tradicionais da Costeira do Pirajubaé
Cidade de origem: Florianópolis
Resumo: O projeto tem como objetivo mapear os saberes e fazeres dos pescadores artesanais tradicionais beneficiários da Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé, tendo como metodologia a história oral.
Link de acesso: https://artesdepescaresex.wordpress.com/

Produção de Curta-metragem: Caçadores de Lendas
Sinopse: Lucas, seu melhor amigo Guto e sua prima Iara, resolvem explorar o sótão de sua avó, dentre os vários objetos exóticos eles encontram um misterioso jarro e acabam libertando os monstros aprisionados no seu interior. Acompanhados da vovó Yolanda e sua Kombi velha, eles partem em busca dos monstros em uma floresta para aprisioná-los novamente no jarro. Caçadores de lendas é um curta metragem financiado pelo prêmio Catarinense de Cinema de 2019.
Link para o filme disponibilizado de forma online: https://youtu.be/rmC7gs2HEqA

Podcast Serão na Roça
Cidade de origem: Chapecó
Resumo: Depois de edições presenciais no interior de Chapecó e apresentações online, o projeto Serão na Roça vira podcast, estimulando a aproximação das histórias com a comunidade. Idealizado pela Cia Contacausos, o projeto tem como objetivo preservar e divulgar histórias que compõem a cultura popular. Estão disponíveis quatro episódios que trazem a pesquisa em oralidades de quatro companhias de teatro, de diferentes regiões do Estado: Cia Contacausos, de Chapecó, La Luna Cia de Teatro, de Canelinha, Cia Matakiterani, de Lages e Dona Bilica de Florianópolis.
Link de acesso: https://open.spotify.com/show/058BX0oAHSoDmU6ePHohuj
Classificação indicativa: Livre

Projeto Composteira
O "composteira" parte do aprofundamento, continuidade e disseminação da pesquisa em torno de materialidades orgânicas, paisagens e a compostagem, desenvolvida pelos artistas Fernando Dalla Nora e Gabriel(za) Engster através da linguagem da dança atrelada ao audiovisual, fotografia e arte sonora. Para esta proposição, participam e colaboram no projeto quatro artistas catarinenses que desenvolveram vídeo-performances para compor o acervo do projeto através de processos colaborativos de criação, culminando em uma mostra de processo no instagram do coletivo Núcleo Corpóreo [ @nucleocorporeo ] realizada durante o mês de abril de 2022. Também haverá uma publicação final de um doc-performance com os bastidores do projeto e cenas estendidas das performances no canal do Youtube do coletivo.

Projeto: 10 Estudos para Guitarra Solo

Resumo: O projeto consiste na criação de 10 peças para guitarra elétrica, songbook com partituras e tablaturas, 10 vídeos executando as peças e álbum nas plataformas de música. Página oficial do projeto: https://www.diogonestor.com.br/10-estudos/

Playlist dos Estudos no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=rYkFMoX9Fmo&list=PLEl9ZJuq4ygzuqFDEnSL9GUFGL-OT8R60

Songbook das composições: https://www.diogonestor.com.br/wp-content/uploads/2022/03/10-Estudos-para-Guitarra-Solo-Diogo-Nestor.pdf

Álbum no Spotify: https://open.spotify.com/album/7heFdYHMoYwdp7G533VM3d?si=QnuHf9zpSEGyNXbCkgFq6Q&nd=1

Memória Rendeira - Acervo de entrevistas com rendeiras na internet
Resumo: Registrado na Freguesia do Ribeirão da Ilha no ano de 2011, durante uma oficina audiovisual, o conteúdo deste encontro pode agora ser acessado na íntegra, facilitando o trabalho de pesquisadoras e comunidade interessada na cultura, trabalho, oralidade, histórias de vida e cotidiano na capital catarinense. Na página é possível ver e baixar textos, fotografias e vídeos de 15 entrevistas realizadas por Tati Costa, Daniel Choma e colaboradores entre os anos de 2011 e 2018 junto a mulheres rendeiras (e cantadeiras), em sua maioria nascidas no sul da Ilha de Santa Catarina. As ações viabilizaram o tratamento documental, produção e difusão cultural deste material que soma mais de 40 horas de conteúdo. A maior parte estava inédita para o público até então, e se encontrava sob salvaguarda do Instituto Câmara Clara. Realizou-se também a edição audiovisual das entrevistas, resultando em uma web série documental com quinze vídeos de aproximadamente 18 minutos, um sobre cada rendeira, para livre circulação na Internet. Enquanto a renda é feita, elas tecem comentários sobre a arte de fazer renda de bilro, as técnicas, pontos, tramas e instrumentos de trabalho – almofada, bilros, agulha, linhas, alfinetes etc. Lembranças da infância e adolescência também são ponteadas, revelando versos de ratoeira, brincadeiras, festas e cotidianos.
Link de acesso: www.camaraclara.org.br/memoriarendeira

Podcast Museus de Santa Catarina
Resumo: Santa Catarina agora tem um podcast para falar sobre os museus do estado. O podcast Museus de Santa Catarina é a nova sensação sobre patrimônio no Spotify e propicia uma visita guiada em áudio que provoca o encontro da história do museu e seu acervo com os ouvintes. Apresentado pela produtora e roteirista Taiana Martins, o podcast é uma ação de comunicação e difusão dos acervos patrimoniais em Museus de Santa Catarina com informações embasadas nos estudos acadêmicos correlatos e na experiência de visita da apresentadora.
Mais informações: www.podcastmuseusdesantacatarina.com.br

Projeto: Reflexão Sobre as Águas
Resumo: A exposição composta por imagens produzidas pelo artista visual Ricardo Kugler, traz fotografias e um videoarte onde a água é a protagonista. Nesse trabalho, cada espelho d’água oferece subsídios únicos devido a deferentes movimentos e turbidez da água, e que somado a técnica, cria composições imagéticas inusitadas e belas, levando ao espectador, beleza e sentido que despertam sensações e reflexões. A sonoridade fica por conta do compositor Fliblio Ferreira, o qual cria sons eletroacústicos, captados por sistema multicanal e disponibilizados em áudio imersivo (bianaural), possibilitando uma experimentação diferenciada no mundo das artes. A experimentação artística resultou em uma exposição virtual que ficará disponível a partir do dia 25/04 durante 6 meses no link: https://hubs.mozilla.com/tYjAJst/reflexoes-sobre-as-aguas

Experimentação Artística "Música em Movimento para Surdos"
Resumo: A proposta de experimentação deste projeto partiu da observação de que as apresentações musicais, concertos e experiências audiovisuais carecem de desenvolvimento artístico e tecnológico para atender o público de deficientes auditivos. A experimentação artística buscou unir arte e tecnologia criando meios interativos para promover a participação das pessoas com deficiência, dando protagonismo a eles e transformando o modo da recepção artística que antes era passivo em um modo mais participativo e inclusivo. É importante acreditar na potencialidade musical dos deficientes auditivos, sobretudo porque a percepção do som não se limita apenas ao ouvir.
Documentário: https://youtu.be/Jkjm2OLSQQg 
Videoclipe: https://youtu.be/gWXbrGBlHv0

Experimentação audiovisual Respostas sobre a vida
Resumo: Para você, o que é a vida? Inspirada em Antonio Abujamra, esta foi a pergunta que encerrou dezenas de entrevistas registradas pelo coletivo Câmara Clara durante a produção de documentários sobre memória e cultura popular em Florianópolis e Brasília. Uma pesquisa sobre este acervo de respostas foi o ponto de partida para a experimentação audiovisual “Respostas sobre a vida”, realizada por Daniel Choma, que apresenta depoimentos de nove pessoas de diferentes idades e profissões, entre músicos, antropólogos, professores de yoga, parteiras e rendeiras. Para a produção dos principais planos de cobertura foi realizada uma pesquisa de locações e filmagens em ambientes naturais do sul da Ilha de Santa Catarina. Também integram a narrativa imagens captadas em Super 8 mm e digital pelo documentarista em outras cidades do Brasil e Inglaterra, além de trilhas musicais autorais de Domingos de Salvi (viola caipira), Marcelo Portela (rabeca e percussão) e Bernardo Sens (flauta transversal e bansuri). Incessante em seu perpétuo movimento de transformação, como ondas que ora se agitam ora se acalmam, a revelar a luz e a escuridão, segue adiante o mistério da existência. 
“Respostas sobre a vida” tem 32 minutos de duração e está disponível para acesso gratuito nas plataformas Vimeo (https://vimeo.com/camaraclara/respostas) e YouTube (https://youtu.be/IPmvBwcpuOU), com recurso opcional de legendagem descritiva.

res-PIRAR – projeto de experimentação artística

Resumo: O videoarte, um flerte antigo, se fez presença. E mais, se fez possibilidade. Assim, uma tríade (três vídeos: res-PIRE, fôl-EGO e trans-PIRE), aqui almejada para fazer referência ao ato de respirar, para que a metáfora e a analogia resultantes da pesquisa se tornem gatilhos instigantes a essa ação tão pautada nesses dias – Há ar? Como manter o fôlego? E o tal novo normal? Haverá liberdade?

Links: https://www.youtube.com/watch?v=Ci4KGWi5aRc
res-PIRE: https://www.youtube.com/watch?v=wurh7Rwxpps
fôl-EGO: https://www.youtube.com/watch?v=VC17Rul3L9w&t=91s
trans-PIRE: https://www.youtube.com/watch?v=YInBpbbEr18

Projeto Regional Universal
Resumo: O projeto Regional Universal propõe na modalidade de Experimentação Artística a união de estilos diferentes de dança, o ballet clássico e a dança folclórica gauchesca, numa iniciativa inédita no cenário da dança catarinense". 
Será lançado na plataforma do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCXSpsNYWsOblcbdJBKZL1zQ

Projeto Percussão Catarina: oficinas de ritmos afro-brasileiros

Voltado à formação, são 20 oficinas de percussão afro-brasileira em cidades pequenas, nas mesorregiões da Grande Florianópolis, Norte, Sul e Vale do Itajaí. A proposta inclui também a elaboração de um site onde estão disponibilizados materiais sobre o tema, a pesquisa do proponente e registros das oficinas. Nele é possível conhecer a história do projeto, a equipe técnica, acompanhar a agenda das oficinas, conferir as mídias já desenvolvidas, visualizar as fotos das oficinas realizadas, bem como acessar materiais didáticos e depoimentos.

Para acessar: percussaocatarina.com

Documentário Um Olhar para a Rua
Resumo: "Um Olhar para a Rua" é um documentário do processo de trabalho do fotógrafo Claudemir Machado, na cidade de Tubarão. Através de pesquisa e contato com a cidade, o artista reflete sobre o aumento da população de rua na região, em um ensaio que registra esses personagens e essa dura realidade.

Links: https://www.facebook.com/claudemirmachadofotografo

Lives e gravações nos canais da Oceamind: https://vimeo.com/user172729370
https://www.youtube.com/channel/UCOQHOR5Gp7TMwIbfq74CYBQ

Horizonte Enredado: Experimentações Estéticas em Rede Acrobática
Trata-se de um projeto de experimentação artística em rede acrobática. O vídeo da experimentação artística já está no ar em https://youtu.be/JYeDPNHobxI (versão com legenda) e https://youtu.be/1opAI2qT8B0 (versão com legenda e audiodescrição). Sinopse: Horizonte Enredado é uma experimentação artística feita em rede acrobática. Fala sobre um mundo litorâneo distópico que se dá após o apocalipse ambiental em que vivemos. Neste futuro, já não há diferença entre vida orgânica & sintética. Não se sabe se o pescador é quem puxa a tarrafa da água ou se é ele quem vem preso nela, numa luta infindável pela sobrevida.

Cultivo feito à mão
Resumo: Está acessível o registro objeto com imagens em formato de teaser final do projeto Cultivo feito à mão, contendo um resumo de todas as apresentações realizadas.
Link de acesso no YouTube: youtube.com/watch?v=Uzkq6pT12D4&list=PLpJGnpsfFI82LbEwgWZ407ZaeZ8v3Tujs&index=1
Instagram: https://www.instagram.com/p/CciX0iIA_ZK/
Playlist: https://www.youtube.com/playlist?list=PLpJGnpsfFI82LbEwgWZ407ZaeZ8v3Tujs

Contos ou Canções - A Música e a Literatura na Construção de Repertório Musical
Resumo: No processo de pesquisa, criação e composição musical, Lucas Fraga apresenta em um vídeo híbrido (documental e vídeo álbum), o desenvolvimento e primeiros resultados (work in progress) de uma construção artística musical, a partir de referências e conteúdos literários narrativos, para realização de um álbum inédito de composições autorais. 
Oceamind: https://vimeo.com/user172729370
https://www.youtube.com/channel/UCOQHOR5Gp7TMwIbfq74CYBQ

Projeto Memória Rendeira

Cidade: Florianópolis
Resumo: Registrado na Freguesia do Ribeirão da Ilha no ano de 2011 durante uma oficina audiovisual, o conteúdo deste encontro pode agora ser acessado na íntegra, facilitando o trabalho de pesquisadoras e comunidade interessada na cultura, trabalho, oralidade, histórias de vida e cotidiano na capital catarinense. Na página é possível ver e baixar textos, fotografias e vídeos de quinze entrevistas realizadas por Tati Costa, Daniel Choma e colaboradores entre os anos de 2011 e 2018 junto a mulheres rendeiras (e cantadeiras), em sua maioria nascidas no sul da Ilha de Santa Catarina. As ações viabilizaram o tratamento documental, produção e difusão cultural deste material que soma mais de quarenta horas de conteúdo. A maior parte estava inédito para o público até então, e se encontrava sob salvaguarda do Instituto Câmara Clara.
Link: www.camaraclara.org.br/memoriarendeira.

Vídeo de conclusão do projeto “Recicleide - Experimentação Artística no Ambiente Natural e Virtual”

Resumo: Entre as tendências de comportamento para 2022, ainda sob os reflexos da pandemia, está a de ficar cada vez mais próximo à natureza. As pessoas desejam se conectar mais. Seja com a natureza ou consigo mesmas. Um caminho para o autoconhecimento, interessante, divertido, criativo e agradável é a EcoArte, por intermédio da livre manifestação artística, com alegria e em defesa da Vida. O projeto Recicleide - Experimentação Artística no Ambiente Natural e Virtual foi realizado de janeiro a abril de 2022, originando um vídeo de conclusão, apresentando todas as etapas do projeto, com tradução em Libras de Ana Paula Jung, produção musical de Fernando Bahia e com o apoio de uma equipe incrível de colaboradores. Os clipes das músicas “Sorria”, “Rastros Humanos” e “EcoArte” de Karina, integram o vídeo e serão desmembrados para serem compartilhados isoladamente em junho, no mês do meio ambiente. Todas as lives realizadas durante a execução do projeto estão salvas na íntegra no Instagram @recicleide
O vídeo será compartilhado com as Secretarias de Educação Estadual de SC e dos municípios da Grande Florianópolis, a fim de sensibilizar as comunidades escolares e incentivar a Manifestação Artística, a Ecologia e a participação Cidadã.
Link de acesso: https://youtu.be/CeJ76A2HsBU

"Pedra de vulcão, pedra de transformação" (2022)
Duração: 26min 26s
Resumo: Este trabalho tem como ponto de partida as pedreiras, pedras, narrativas e sonoridades associadas a elas. A pesquisa inicial sobre a formação Serra Geral localiza um tempo geológico que corresponde a intensas erupções vulcânicas, responsáveis pela separação entre os continentes americano e africano. Uma das motivações deste trabalho é reaproximar os dois continentes através de narrativas que levam em conta os trânsitos afro-diaspóricos e a presença negra no sul do Brasil. A pesquisa é realizada em diálogo com Yashodan Abya Yala e Bolonã, que integram a Comunidade Kilombola Morada da Paz (Território de Mãe Preta – RS). Desde perspectivas existenciais e espirituais afrobudígenas, os cantos e narrativas destas mulheres insistem na produção da vida enquanto dinâmica, diversa e interconectada diante das lógicas do aniquilamento, da imobilidade e da separação. O registro das narrativas foi realizado pela artista e colaboradoras entrevistadas em encontros virtuais utilizando dispositivos portáteis e aparelhos celulares.

Link de acesso das composições sonorashttps://soundcloud.com/riofloema

"Para’í – caminhos de nomes e águas" (2022)

Duração: 19min
Resumo: A pesquisa teve como ponto de partida a investigação sobre o nome da cidade onde a artista cresceu: Paraí, nome guarani atribuído a mulheres e nome de rio, apesar de a história oficial da cidade silenciar esta referência em suas narrativas que aclamam a colonização europeia do lugar. Na busca por escutar este território, as vozes deste rio e povo, foram registradas as sonoridades do rio Paraí e narrativas de Adriana Moreira Keretchu Mirim (com quem este trabalho vem sendo construído desde 2020) e Santiago Oliveira (Tekoa Ygua Porã – Biguaçu -SC). A narrativa percorre o processo de nomeação entre os guarani (de pessoas e lugares), a espiritualidade guarani em sua relação com as águas, sugerindo analogias dos percursos dos rios com as caminhadas deste povo na direção do mar, assim como o recuo neste território com o processo de colonização. O registro das narrativas foi realizado pela artista e colaboradora entrevistada em encontros virtuais e presenciais na aldeia Ygua Porã (Biguaçu-SC) utilizando dispositivos portáteis e aparelhos celulares.

Link de acesso das composições sonoras: https://soundcloud.com/riofloema

EP AfroEu, de Jackson Carlos
Resumo: O guitarrista, violonista, produtor musical e diretor artístico Jackson Carlos acaba de lançar o EP AfroEu em todas as plataformas digitais, como Spotify, Deezer e Apple Music. O álbum contém três faixas: Saudade, Etéreos e Descendentes - músicas instrumentais com formação de violão e flugelhorn (instrumento de sopro) - e é inspirado na comunidade quilombola Sertão do Valongo, localizada no litoral de Santa Catarina. As canções Etéreos e Descendentes contaram com a participação especial do trompetista Bruno Soares. O processo criativo do EP AfroEu contou com parceria do artista visual, arquiteto e urbanista Jean Tomedi, convidado a produzir três obras/esculturas durante pesquisa e vivência na comunidade quilombola. 

Ouça o EP AfroEu: https://spoti.fi/3mRAWMq 

Projeto Resgate Cultural do Carnaval:
Mini Documentário Resgate Cultural do Carnaval: https://www.youtube.com/watch?v=03ikcWOaZ64&t=13s

Melhores Momentos da execução do projeto Resgate Cultural do Carnaval:https://www.youtube.com/watch?v=XFznkhgGA8w&t=3s