FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) é uma das instituições parceiras para a realização da pesquisa nacional “Percepção dos Impactos da Covid-19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil”. A partir de um esforço coletivo entre pesquisadores, sociedade civil e instituições parceiras, a pesquisa (que pode ser respondida acessando esse link) tem como objetivo avaliar os impactos da pandemia nas cadeias de produção e distribuição dos setores culturais e criativos. O Boletim com Resultados Preliminares da pesquisa já foi publicado e pode ser conferido aqui.

Juntos, esses setores movimentam R$ 171,5 bilhões por ano, o equivalente a 2,61% de toda a riqueza nacional, empregando 837,2 mil profissionais. Anteriormente à pandemia, estava previsto que os setores culturais e criativos gerassem R$ 43,7 bilhões para o PIB brasileiro até 2021. Duramente atingidos, praticantes, empreendedores, artistas e trabalhadores desses setores serão os últimos a retomarem suas atividades.

Entendendo a necessidade de confirmar e complementar cenários já capturados por outras pesquisas, compreender em profundidade as realidades estaduais e municipais e oferecer informações aos gestores públicos em tempo real, a pesquisa pretende dimensionar os impactos de curto e médio prazo da pandemia nos setores culturais e criativos no Brasil, subsidiando a formulação de políticas que possam enfrentar os impactos identificados.

Para coletar o máximo de informações possíveis, foi elaborado um questionário que pode ser respondido por artistas, técnicos, trabalhadores, empreendedores, gestores públicos e privados, e membros de grupos tradicionais.

A equipe técnica, composta por pesquisadores, gestores públicos e privados produzirá boletins com resultados parciais e um relatorio final. No portal http://iccscovid19.com.br/ é possível encontrar os resultados da pesquisa, notícias, e informações sobre ações adotadas para enfrentar os efeitos da pandemia nos setores culturais e criativos no Brasil e no mundo.

Além da FCC, são parceiros dessa iniciativa: Representação da Unesco no Brasil; Universidade de São Paulo; Sesc - Serviço Social do Comércio; Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura; Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas; Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas; Secretaria de Cultura do Estado da Bahia; Secretaria da Cultura do Estado do Ceará; Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo; Secretaria de Estado de Cultura do Maranhão; Secretaria de Estado de Cultura do Pará; Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná; Secretaria de Cultura do Estado do Pernambuco;
Fundação José Augusto (Rio Grande do Norte); Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul; Fundação de Cultura e Arte Aperipê do Estado de Sergipe.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.