Em reunião extraordinária na tarde desta segunda-feira (15), membros do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura dialogaram com representantes de entidades municipalistas, entre elas, o Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, a Confederação Nacional dos Municípios e a Associação Brasileira de Municípios. O encontro teve como objetivo debater a pactuação entre estados e municípios na regulamentação da Lei Aldir Blanc, de auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura.

Úrsula Vidal, presidente do Fórum Nacional, abriu os trabalhos e apresentou os principais assuntos debatidos previamente pelos gestores estaduais. A minuta proposta foi bem recebida pelos participantes. Ney Carrasco, presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados e secretário de Cultura de Campinas (SP), fez questão de se manifestar positivamente. “Estou muito feliz com a convergência”, disse ele, referindo-se aos pontos comuns entre os debates realizados nas esferas estadual e municipal.

Cadastro, agente financeiro, plataforma e custos operacionais foram algumas das pautas debatidas no encontro, realizado por meio de uma plataforma digital. Como encaminhamento, ficou definido que será criado um grupo com a indicação de pontos focais para continuar o trabalho da proposta de regulamentação. Novas reuniões serão marcadas em breve.