Premiada pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em 2019, a Orquestra de Cordas da Ilha apresenta no dia 24 de junho, às 19h, o concerto Saudades Brasileiras em formato live. A transmissão será feita diretamente do palco do Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, e poderá ser acompanhada pelas páginas da Orquestra no Facebook e no YouTube.

Saudades Brasileiras é o mais recente projeto da Orquestra de Cordas da Ilha. O programa inclui obras de compositores brasileiros do repertório erudito e popular, fruto de um trabalho de resgate e pesquisa que o grupo realiza, criando um diálogo entre obras conhecidas do público e outras peças de grande valor musical que, por diversas razões, têm permanecido inéditas ou inexploradas.

Participam da apresentação o Quinteto de Cordas da Orquestra, junto aos solistas Cristian Faig (flauta) e Eduardo Pimentel (violão, cavaquinho e pandeiro). Uma das obras do programa, com significado singular, intitula o projeto e é o resultado de uma curiosa parceria entre o compositor José Pedro de Sant’Ana Gomes e seu famoso irmão Antônio Carlos Gomes: Saudades. A canção toma como base uma melodia de Sant’Ana e que foi arranjada pelo nosso mais famoso operista brasileiro para orquestra de cordas.