A oficina literária Sonho e Conto está com inscrições gratuitas e limitadas abertas para a primeira etapa, que ocorrerá em Canelinha nos dias 18 e 25 de abril, dois sábados consecutivos, no Espaço de Artes Galeão, das 9h30 às 12h30, e das 14h às 17h, num total de 12h. Interessados devem enviar nome completo, telefone de contato e carta de interesse para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. solicitando a inscrição. Em caso da procura exceder o número de vagas será feita seleção.

A oficina é um projeto realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura Artes – Edição 2019. O encontro será ministrado por Sandra Coelho, conta com a produção do Eranos Círculo de Arte e apoio da Prefeitura de Canelinha.

A Oficina Sonho e Conto é um projeto de imersão aos conteúdos individuais oníricos dos participantes e sua poesia particular e inédita. Tratará dos principais símbolos oníricos, entendidos e ampliados a partir da psicologia junguiana e exercícios práticos para o direcionamento desses conteúdos. Cada participante é estimulado à lembrança de seus sonhos e a relatá-los de forma literária/poética, através de técnicas de escrita que serão propostas durante os encontros. Cada sonho é um estímulo para a criação de um poema, um conto.

Os participantes poderão criar recordando seus próprios sonhos ou a partir de relatos de outros participantes da oficina. As criações literárias serão compartilhadas no grupo através de leituras para a exploração dos símbolos que surgem a partir dos sonhos, e os participantes serão estimulados a continuarem sua criação após a oficina, observando e dando vida aos estímulos oníricos.
A oficina é aberta à comunidade, com interesse especial em pessoas que buscam desenvolver a atividade da escrita aliada a auto-observação.

Serão analisadas algumas referências de obras feitas a partir do universo onírico, como O Livro de Sonhos, de Federico Fellini, o filme Sonhos, de Akira Kurosawa, e as obras do surrealista André Breton.

A oficina é parte da pesquisa dos ministrantes sobre universo onírico, que já foi inspiração para obras performáticas, teatrais e literárias junto ao Eranos Círculo de Arte (www.eranos.com.br)

Sobre a Ministrante

Sandra Coelho é psicóloga de orientação Analítica, especialista em Psicologia Analítica. Pesquisa e estuda Sonhos, Mitologia, Alquimia e Processos Criativos. Autora do livro Poesia Onírica e Escritos Alquímicos e membro do Eranos Círculo de Arte.

Mais informações: (47) 9924-8581 / 9984-8712