Atualização: 

O proponente comunicou oficialmente à Fundação Catarinense de Cultura o adiamento das ações do projeto Música Brasileira nas Escolas e CEI’s, que teria início nesta quarta-feira (18/3) no município de Garuva em cumprimento ao decreto do Exmo. Sr. Governador do Estado de SC relativo à suspensão das atividades nas unidades escolares do Estado, resultando no cancelamento de apresentações nas instituições, como medida preventiva à pandemia do COVID-19.

 

Trabalhar as emoções, desenvolver a sensibilidade, a percepção auditiva, a criatividade, a autoestima e a sociabilidade. Esses são alguns dos benefícios que a vivência musical possibilita a pessoas de todas as idades – especialmente aos pequenos. Contemplado no Prêmio Elisabete Anderle 2019, o projeto “Música Brasileira nas Escolas e Ceis” faz sua estreia em 18 de março, na Escola Municipal Vicente Vieira (Garuva) – conduzido pelo maestro Rafael Huch ao piano e a cantora lírica Karla Ziemer Huch. Ambos são naturais de Joinville e vêm contribuindo com o cenário artístico da região, promovendo vivências voltadas à formação de plateia, oportunizando acesso amplo e gratuito da comunidade à música de concerto.

O projeto percorrerá sete instituições de ensino, durante os meses de março e abril, somando 13 apresentações didáticas, que resgatam compositores como Heitor Villa Lobos, Alberto Nepomuceno e Carlos Gomes. “Nossa ideia é levar um repertório não habitual para o público infantil, em uma linguagem acessível, oferecendo aos estudantes uma atividade que vá além do currículo e do âmbito escolar, lembrando que a voz também é um instrumento, falar das técnicas de canto e desmistificar este universo do cancioneiro erudito”, explica Rafael.

Em Joinville, o projeto passará pelos bairros João Costa, Morro do Meio, Boa Vista e Adhemar Garcia. “As crianças têm a música naturalmente inserida em suas vidas desde muito cedo, faz parte do dia a dia delas – independentemente de classe social –, seja nas canções de ninar, brincadeiras, desenhos animados ou filmes. Queremos oportunizar o conhecimento deste segmento, o cancioneiro erudito, mostrar aos mais jovens, primeiramente, que ele existe, e que possui muitos adeptos e compositores no Brasil. Desta forma, também, contribuir para a preservação e difusão deste segmento musical”, enfatiza Karla, proponente do projeto.

 

CRONOGRAMA

Garuva

18/3 às 9h e às 13h30 - Escola Municipal Vicente Vieira

18/3 às 10h30 e às 15h30 - Escola Municipal Tancredo Neves

25/3 às 10h30 e às 14h - Centro de Educação Infantil Dente de Leite

Joinville

8/4 às 7h45 e às 16h - Escola Municipal Ruben Roberto Schmidlin

8/4 às 10h15 e às 13h45 - Centro de Educação Estrelinha Brilhante

9/4 às 10h15 e às 13h45 - Escola Municipal Governador Heriberto Hülse

23/4 às 10h30 - Escola Municipal Prefeito Luiz Gomes

Sobre os artistas

Rafael Huch começou os estudos em música aos sete anos, com formação inicial na Escola de Música Villa Lobos de Joinville (piano, canto, linguagem musical, harmonia e regência) e, já aos 16 anos, teve a primeira atividade como regente de coro na igreja luterana da cidade. Graduado em Composição e Regência, é especialista em Gestão e Educação Musical em Contexto Comunitário; e maestro fundador da Orquestra Prelúdio de Joinville (2011).

Incentivada pelo avô e musicista, Raul Ziemer, a soprano lírico Karla Ziemer Huch iniciou na música aos quatro anos. Ingressou na Escola de Música Villa-Lobos aos sete, onde cursou piano, flauta, regência e canto erudito sob orientação de Lenize Pohl. Estudou com o barítono Douglas Hahn e a soprano Luciana Melamed Steidl. Participou de master class com Niza de Castro Tank e Denise Sartori – com quem segue sob orientação. Na região Norte catarinense, vem se destacando como cantora solista e regente de coros.