De 20 de fevereiro a 1º de março  de 2020, artistas circenses podem participar de dez dias de trabalho e acompanhamento artístico gratuito. A residência artística será conduzida por Tomás Soko, Florência Valeri e Sofia Galliano. O projeto foi contemplado no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2019, na categoria Artes Populares.

O Proyecto Migra (Argentina), equipe idealizadora e condutora da residência artística Enlace, é composto por artistas e docentes de circo de longa trajetória formados na Europa e Argentina. A residência tem como objetivo enriquecer a criação circense, com distintas técnicas cênicas para ampliar os leques de expressividade e apoiar a profissionalização artística. Esta proposta pretende guiar artistas na criação de um número ou fragmento curto de um espetáculo por meio de espaços de pesquisa cênica, apresentação, reflexão e vivência, estimulando sempre a autenticidade e a originalidade do material cênico.


Cronograma:
Período de inscrições: de 06 a 26 de janeiro
Divulgação de resultados da seleção por email: 06 de fevereiro
Data limite de confirmação de participação: 10 de fevereiro
Período da residência: de 20 de fevereiro a 01 de março
Inscrições em: https://docs.google.com/forms/d/1Ovrcms_kFGhKBesXuQvzDKbsWLxwPLOXGGORSvowxms/edit  
*O formulário pode ser respondido em Português ou em Espanhol.

Metodologia Enlace
Trata-se de um processo de criação intensivo em imersão onde cada residente selecionadx irá trabalhar em um projeto pessoal, fragmento de peça ou número em formato de solo ou em duo circense. O projeto pretende fortalecer a autonomia de cada um, bem como a relação em grupo e a produção coletiva como ferramenta. Durante o processo esses  artistas irão desenvolver as cinco fases de trabalho:
- Work in progress
- Atividades coletivas
- Exploração técnica por disciplina
- Tutorias individuais
- Ensaio livre
Carga horária: 60 horas totais

:: Vídeo informativo:  https://www.youtube.com/watch?v=PMCSb6mL_BY


Proyecto Migra
Projeto Migra é uma cooperativa cultural com sede móvel. São responsáveis pela criação do Festival Internacional de Circo independente FI.CI.CO, Carpa Cultural en Movimiento e espetáculos como Un Domingo e Bruto. O Proyecto Migra está interessado em contribuir com as produções clássicas e contemporâneas de circo latinoamericanas, estimulando a autenticidade e originalidade de cada pessoa que cria.

Perfil e requisitos para inscrição: a residência visa contemplar artistas circenses praticantes de distintas especialidades que estejam em processo de investigação e criação de um número ou fragmento curto de um espetáculo. A seleção será composta por artistas de distintas especialidades (aereos, acrobatas, malabaristas e outras disciplinas como equilíbrios e rodas), totalizando 25 residentes.  


As pessoas inscritas devem ter, no mínimo, dois anos de experiência em pelo menos uma especialidade de artes circenses, deve ser maior de 18 anos; ter disponibilidade para estar presente na totalidade da residência e estar de acordo com as condições desta convocatória em sua totalidade, além de possuir um projeto de pesquisa em alguma especialidade circense e apresentá-lo por e-mail até a data limite das inscrições.

Condições da residência:
- Os custos de logística dos artistas selecionados, incluindo transporte alimentação e hospedagem é de responsabilidade dos selecionados.
- Os artistas selecionados se comprometem em participar de uma mostra de resultado de processo criativo aberta ao público que acontecerá no último dia de residência.
- Os artistas selecionados são responsáveis por trazer seus equipamentos de pesquisa.
A residência inclui:
- Dez dias de seis horas diárias de trabalho com os diretores em etapas individuais e coletivas;
- Infraestrutura para a realização das atividades propostas durante a investigação, incluindo equipamentos de segurança para aéreos;
- Infraestrutura necessária para realizar a Mostra de Resultado de Processo;

Local:
A residência acontecerá no espaço cultural Casa Ventana, na Rua Maria Nair da Silva - 210, Campeche e no Centro Comunitário Fazenda do Rio Tavares.

Para mais informações entrar em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.