Durante o evento comemorativo de reabertura da Ponte Hercílio Luz, um contêiner com produtos da Galeria do Artesanato estará aberto ao público na cabeceira insular da Ponte. O espaço poderá ser visitado entre 30 de dezembro e 5 de janeiro nos seguintes horários:

30/12: das 11h às 20h
31/12: das 10h às 17h
01/01: das 12h às 20h
02, 03 e 04/01: das 10h às 20h
05/01: das 10h às 19h

Além do contêiner da Galeria do Artesanato, em todos os dias do período comemorativo haverá atrações culturais, com dança, poesia, literatura, teatro e música, entre outros. A programação pode ser conferida no site oficial do evento.

A Galeria do Artesanato é um espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura, que abriga trabalhos de artesãos oriundos de várias regiões do estado, numa demonstração das várias etnias colonizadoras com suas habilidades genuínas. Agrega os diversos tipos de saber fazer na área do artesanato e das expressões populares, além de ser referência e registro da sabedoria popular. É um ponto de disseminação cultural também na área do turismo.  Funciona temporariamente na Praça XV de Novembro, esquina com a Rua Victor Meirelles, devido às obras de restauro da Casa da Alfândega de Florianópolis.