FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Conselho Estadual de Cultura (CEC-SC) está com consulta pública aberta, de 20 de setembro a 20 de outubro, para indicação da sociedade civil de pessoas e iniciativas a serem agraciadas com a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa em 2019. A maior honraria da área cultural em Santa Catarina será entregue durante solenidade realizada em Florianópolis no dia 24 de novembro, data de aniversário do poeta simbolista.

As indicações devem ser feitas por meio do formulário online, disponível no blog do CEC-SC. Todas as indicações serão analisadas pelo Conselho, que selecionará oito personalidades para receber a comenda, dentre as quais poderão constar um agraciado in memoriam e uma pessoa jurídica.

João da Cruz e Sousa (1861-1898) foi um poeta brasileiro. Com suas obras Missal (prosa) e Broquéis (poesia), publicadas em 1893, foi precursor do movimento simbolista no Brasil, do qual é o principal expoente. É patrono da Academia Catarinense de Letras, representando a cadeira nº 15. A Medalha que leva seu nome foi criada em 1994, por meio do decreto nº 4892/94, e tem como objetivo reconhecer importantes feitos em prol do desenvolvimento cultural de Santa Catarina.