A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) participou nesta sexta-feira, 02, de uma videoconferência internacional entre representantes catarinenses e prefeitos de cidades italianas para falar sobre as comemorações do bicentenário de Anita Garibaldi. A atividade estava prevista desde o ano passado e é um dos marcos para iniciar as festividades,  que se estenderão até 2021.

O encontro teve participação de 11 prefeitos italianos e catarinenses. Como representante do Governo do Estado de Santa Catarina, estava presente a presidente da FCC, Ana Lúcia Coutinho. A ação contou também com a presença do presidente do Instituto Cultura Anita, Adilcio Cadorin.

O encontro integra o projeto “Due mondi e una rosa per Anita” (dois mundos e uma rosa para Anita). A intenção é que as comemorações tenham ações nas áreas de educação, turismo, cultura e economia. Vale destacar que no dia 15 de julho foi publicado em Diário Oficial uma portaria que institui e nomeia a Comissão Estadual Comemorativa do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi.

As comemorações dos dois séculos de Anita Garibaldi terão atividades culturais e simbólicas em Laguna e região, além do Uruguai,  Itália e República de San Marino. Uma delas é o plantio de uma rosa híbrida que simboliza a heroína dos dois mundos.