Resgatar ações em parceria com instituições públicas e privadas é uma das propostas aprovadas pelo Conselho Gestor do Museu Nacional do Mar, de São Francisco do Sul, em reunião na manhã desta sexta-feira, 5. A pauta da primeira reunião deste ano foi conduzida pela presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Ana Lúcia Coutinho, que iniciou elencando uma série de ações de reparo na infraestrutura desenvolvidas desde janeiro de 2019.

Neste ano, foram feitos restauros nas esquadrias e assoalho, alvenarias e quadros das janelas, revisão de telhas, retirada de vegetação e limpeza de calhas, além da elaboração do projeto de restauro da cobertura do Museu. A administração criou ainda um diagnóstico de melhorias. Os recursos devem ser solicitados para realização futura.

Outro tema em debate foi a retomada de ações para atender a comunidade, como projetos culturais da Associação Amigos do Museu e da FCC. "Um museu só é vivo se houver projetos transversais com a educação para atender a comunidade", defendeu a presidente da FCC. Uma das prioridades da atual gestão é ampliar o estabelecimento de parcerias entre as instituições para dinamizar as ações culturais do equipamento.

A presidente da Santur, Flavia Didomenico, que também participou da reunião, destacou a importância de qualificar os equipamentos turístico-culturais. "O Museu e a cidade de São Francisco do Sul são verdadeiras joias do nosso estado, e esse equipamento precisa estar adequado para receber nossos visitantes. Estamos à disposição para auxiliar e continuaremos a promover o Museu em nossas ações", pontuou Flavia.

Uma nova reunião deve ser agendada para ocorrer em cerca de um mês. Participaram do encontro, ainda, representantes dos Bombeiros, Polícia Militar, Capitania dos Portos da Marinha do Brasil, SC Par/Porto de São Francisco, Iphan, Fundação Cultural de São Francisco, Associação Amigos do Museu do Mar e Promotoria do Ministério Público de SC.


(Com informações de Ana Paula Flores / Assessoria de Comunicação da Santur)