Entre os dias 15 e 16 de junho, a cidade de Laguna recebe a Mostra Cultural da Pesca Artesanal com Auxílio de Botos, integrando a programação da Festa da Tainha. A Pesca Artesanal com Auxílio de Botos é registrada como patrimônio cultural catarinense desde o ano passado. A entrega do certificado por parte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) foi realizada no dia 9 de junho de 2018.

Além da exposição de artesanato local, durante dois dias, serão realizadas apresentações dos grupos culturais Boi-de-Mamão da Caputera, Pérolas da Caputera, Cultura Açoriana Casa da Dindinha, Capoeira Brasil, Instituto Chachá, Dança Daniela Godoy e Voga Estúdio de Dança. Também estarão presentes entidades como a Pastoral dos Pescadores da Diocese de Tubarão, Núcleo de Estudos Açorianos – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Instituto Boto Flipper.

A mostra tem o intuito de revalidar o Certificado do Registro de Patrimônio Cultural Imaterial da Pesca com Botos em sua programação artístico-cultural, como uma das ações que estão sendo desenvolvidas para a preservar a tradição e proteger a espécie. Vale destacar que o Dia Estadual da Preservação do Boto Pescador (Lei17.084 de 12 de janeiro de 2017) é comemorado no dia 25 de maio. 

No dia 16, domingo, serão homenageados os pescadores artesanais e, principalmente, aquele que conseguir lançar a maior tarrafada e capturar maior quantidade de tainhas, com  a entrega do Certificado de Patrimônio Cultural Imaterial e  também um troféu ao vencedor do desafio.

O evento acontece no Ravena Cassino Hotel, na praia do Mar Grosso, em Laguna.