Estão abertas as incrições para novas turmas da Oficina O Corpo da Voz.  Os interessados deverão se dirigir à Diretoria de Difusão Artística da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) para realizar a matrícula, portando carteira de identidade e CPF. A oficina será realizada no Centro Integrado de Cultura (CIC).

Sobre a Oficina:

O ato de falar ou cantar é natural e espontâneo ao ser humano, mas nem por isso é algo simples de ser feito. O ar que respiramos passa por vários processos ao transformar-se em som compreensível e apreciável, exigindo a coordenação de muitas partes do corpo. Esta habilidade adquirida ao longo de milhões de anos de evolução do homem sobre a terra nos coloca, ainda, em uma inquietante situação de impasse no que diz respeito à explicação e à execução de sons harmoniosos da fala e do canto. A voz é um instrumento invisível para o executante. Aprendemos a usá-la ainda na tenra infância e não nos recordamos desse processo tão mais físico que mental. Esse contexto torna desafiadora a apropriação consciente de um conhecimento que já possuímos e que pode ser aprimorado para o canto.

Para sensibilizar este instrumento, tanto é preciso conhecer sua estrutura e funcionamento quanto desenvolver a acuidade auditiva. O aparelho fonador é um aparato essencialmente muscular. Declamar, cantar ou mesmo falar de forma harmoniosa e saudável exige a consciência de movimentos e a tonificação de músculos específicos envolvidos nessas ações, do contrário, para além de uma performance aquém do desejado, podemos provocar disfunções e danos a essa perfeita e delicada arquitetura.

A proposta da oficina O Corpo da Voz é introduzir noções básicas sobre a constituição e o funcionamento do aparelho fonador, sobre postura e respiração adequadas ao canto e diferentes técnicas usadas para o controle harmonioso da emissão sonora.

A oficina foi selecionada por meio do edital N° 023/2018 - Seleção de Profissionais De Artes e Cultura da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

O Corpo da Voz

Ministrante: Maria Julia de Carvalho e Muniz

Turma 1: Início dia 07 de março de 2019 - Término em 12 de dezembro de 2019
Quintas – Período vespertino (16h30-18h)
Carga horária: 57h (37 encontros)
Mensalidade: R$180,00

Turma 2: Início dia 07 de marçode 2019 - Término em 12 de dezembro de 2019
Quintas – Período noturno (18h30-20h)
Carga horária: 57h (37encontros)
Mensalidade: R$180,00
Frequência: Semanal (uulas em grupo, sendo sete por turma. Requisitos: ter mais de 15 anos).

Mais informações: (48) 3664 2637.