Foi lançada nesta quinta-feira, 07, em Porto Alegre (RS), a campanha Patrimônio Cultural do Sul: Turismo Cultural como ativo para o desenvolvimento das cidades históricas. A cerimônia aconteceu no gabinete do governador do Estado, Eduardo Leite e contou com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra, do secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab, da presidente do  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bógea, dos diretores nacionais e superintendentes do Instituto na região Sul. A presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Ana Lúcia Coutinho, participou da solenidade representando o Governo do estado.

A proposta é que diversas edificações, conjuntos urbanos, manifestações, bens arqueológicos e ferroviários reconhecidos como referências culturais dos três estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) sejam divulgados, valorizados, promovidos e debatidos coletivamente entre o Iphan e seus parceiros, em 2019. 

Atualmente há 13 cidades históricas protegidas pelo Iphan na região Sul.  Em um vídeo, o Instituto mostra esses municípios, entre os quais, São Francisco do Sul, Florianópolis e Laguna. O material também mostra a Procissão do Senhor dos Passos, registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, que é realizada anualmente na capital catarinense.

Clique aqui e veja o vídeo.

 

Ascom FCC (com informações do Iphan)