FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural, entrega neste domingo (23) o registro da Dança do Catumbi como patrimônio cultural de Santa Catarina. O registro será concedido ao Grupo Folclórico Catumbi, da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, da localidade de Itapocu, município de Araquari. A Dança do Catumbi é uma celebração com dança, música e trajes coloridos que exaltam elementos da cultura africana, em sincretismo religioso. 

"Trata-se de uma manifestação cultural única, altamente arraigada num grupo social que compõe nosso diversificado estado. É uma comunidade pequena, composta por pessoas simples, mas que mantêm fortemente viva essa tradição, cujo surgimento remete a meados do século XIX", explica o historiador da FCC, Rodrigo Rosa. "É o primeiro patrimônio formalmente reconhecido pela legislação de proteção em Santa Catarina que diz respeito à cultura negra ou afro-descendente", completa.

A data escolhida para a entrega, 23 de dezembro, é importante no ciclo de celebrações que envolvem a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, a detentora da manifestação cultural. "Assim o Estado dá provas de que ações para proteger e, acima de tudo, respeitar a cultura catarinense, vem sendo colocadas em prática, comenta o historiador.

Serviço:
Entrega do registro da Dança do Catumbi como patrimônio cultural de Santa Catarina
Data:  23 de dezembro de 2018
Horário: 20h
Local: Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Itapucu, Araquari.