Até 16 de dezembro, o Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) segue com a programação da Mostra Planeta.DOC, no horário do Cineclube Unisul. Em sua quinta edição, o festival internacional de cinema socioambiental tem como temática povos e seus territórios. A entrada para as sessões é gratuita.


Confira a programação:

1º de dezembro de 2018, às 20h (sábado)
Como Fotografei os Yanomami
Dir.: Otavio Cury
País: Brasil
Duração: 72 min.
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Para os Yanomami, estar doente é ter sua imagem agredida. Para resgatá-la, os xamãs fazem seus rituais de cura. Mas para os enfermeiros que chegam às aldeias, as doenças e os remédios são outros.


2 de dezembro de 2018, às 20h (domingo)
dedo na feridaDedo na Ferida
Direção: Silvio Tendler
Gênero: Documentário
País: Brasil
Duração: 90 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Em tempos sombrios, em que o mundo se depara com a perda progressiva de direitos sociais e com o ressurgimento de movimentos de extrema-direita, o documentário “Dedo na Ferida”, dirigido pelo cineasta Silvio Tendler, se afirma como um filme incomodamente atual. Com a precisão de um olhar lapidado em mais de 80 obras de cunho histórico e social, o diretor trata do fim do estado de bem-estar social e da interrupção dos sonhos de uma vida melhor para todos, em uma conjuntura onde a lógica homicida do capital financeiro inviabiliza qualquer alternativa de justiça social.


8 de dezembro de 2018, às 20h (sábado)
america armadaAmérica Armada
Direção: Alice Lanari, Pedro Asbeg
Gênero: Documentário
País: Brasil
Duração: 90 minutos
Classificação Indicativa: 10 anos
Sinopse: Ameaçadas de morte, três pessoas no Brasil, Colômbia e México resistem à violência usando armas como a informação, a conscientização e o afeto. Três países, muitas vidas, unidos pela opressão.


9 de dezembro de 2018, às 20h (domingo)
pantanal a boa inocància de nossas origensPantanal, A Boa Inocência de Nossas Origens
Direção: IzabellaFaya, Eduardo Nunez
Gênero: Documentário
País: Brasil
Duração: 74 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: O dia a dia de moradores da maior planície alagada do mundo, no coração da América do Sul, um dos locais mais desafiadores para o ser humano. Partindo do olhar dos personagens, vamos entender melhor o frágil equilíbrio entre homem e natureza num lugar onde é impossível não entender que somos parte de algo muito maior, no qual o movimento das secas e das enchentes determina a forma de viver.

13 de dezembro de 2018, às 20h (quinta-feira)
belo monte depois da inundaáoBelo Monte: um ano após a inundação
Direção: Todd Southgate*
Gênero: Documentário
País: Brasil
Duração: 50 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Belo Monte tem sido um para-raios de controvérsia ao longo dos últimos 30 anos de insistência na construção da central hidroelétrica pelo governo. Depois da Inundação, compara as muitas promessas feitas pelo governo federal e pelas empreiteiras durante as negociações para a construção da barragem com a situação atual, através de entrevistas com os moradores da região, ativistas e povos indígenas.
*Bate papo com o diretor após o filme.


14 de dezembro de 2018, às 20h (sexta-feira)
buscando sentidoBuscando Sentido
Direção: NathanaëlCoste, Marc de laMénardière
Gênero: Documentário
País: França
Duração: 87 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: O documentário conta a história de dois amigos de infância, Marc e Nathanaël, que decidiram largar tudo para iniciar uma jornada em busca da solução dos questionamentos sobre os caminhos do mundo. A jornada dos jovens pelos continentes serve para que eles repensem sua relação com a natureza, com a felicidade e com o sentido da vida.

 

15 de dezembro de 2018, às 20h (sábado)
ser to velho cerradoSer tão velho cerrado
Direção: André D'Elia
Gênero: Documentário
País: Brasil
Duração: 106 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Os moradores da Chapada dos Veadeiros, preocupados com o fim do Cerrado em Goiás, procuram novas formas de desenvolver a região sem agredir o meio ambiente em que vivem. O desafio, agora, é conciliar os interesses relacionados ao manejo da Área de Proteção Ambiental do Pouso Alto. Para isso, a comunidade científica, grandes proprietários de terra e defensores do meio ambiente iniciam um diálogo delicado, mas necessário.

 

16 de dezembro de 2018, às 20h (dezembro)
hibridos os espiritos do brasilHíbridos: Os espíritos do Brasil
Direção: Vincent Moon, Priscilla Telmon
Gênero: Documentário
País: Brasil
Duração: 88 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Um estudo experimental e etnográfico sobre os cultos religiosos do Brasil contemporâneo. Conheça os laços fraternos entre curandeiros, xamãs, místicos, devotos e iniciados.