FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, recebe no último mês do ano quatro novas exposições em suas salas: Iconografias Urbanas, Arqueologia da Cidade e Cenas Urbanas, Sítio de Sentidos e Linguagem do mundo no mundo da linguagem. O espaço, administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), tem entrada gratuita.

Iconografias Urbanas - Reflexões visuais sobre os jardins do CIC

A mostra apresenta a produção de 15 alunos das Oficinas de Arte no corredor da ala de oficinas do CIC. Conforme a proposta, dentre os espaços públicos, os jardins representam os últimos lugares ainda naturais, quase uma nostalgia utópica da vida em comum, uma vez que eles pertencem a todos. Com esta proposição, os alunos/artistas fazem uma reflexão pessoal sobre os jardins internos e externos do Centro Integrado de Cultura (CIC).

A curadoria é dos professores Patrícia Amante, Bebeto e Jayro Schmidt, que ministram as oficinas oferecidas gratuitamente pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A exposição segue aberta até o dia 3 de março de 2019, com visitação de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

Arqueologia da Cidade e Cenas Urbanas

Até 31 de janeiro de 2019, o Espaço Lindolf Bell recebe a mostra que aborda a convivência profissional de longos anos com parcerias bem-sucedidas e o trânsito dos alunos entre as Oficinas de Livro de Artista e de Gravura, oferecidas gratuitamente pela FCC. A curadoria da mostra é dos professores Carlos Roberto Nascimento de Oliveira (Bebeto) e Patrícia Amante, também professores das oficinas.

Conforme os curadores, o tema que une todos é a cidade – Florianópolis – multifacetada, por isso, a exposição foi abordada sob dois aspectos: em sua arqueologia e em suas cenas urbanas. Cidades Invisíveis e Marcovaldo, de Ítalo Calvino, são as obras literárias que serverm de base para reflexão e discussão. Os artistas participantes realizaram trabalhos em xilogravuras e suas matrizes. Já os alunos da Oficina de Livro de Artista contribuíram com suporte técnico.

Visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

Sítio de Sentidos

Também no Espaço Lindolf Bell, quatro artistas apresentam seus trabalhos sob a curadoria da artista visual Meg Tomio Roussenq: Ângela Mackrodt, Cristina Brattig Almeida, David J. Ronce e Luiz Heinzen. Sítio de Sentidos parte da ideia que não há um só sistema de signos, mas muitos. Porque há muitos modos de significar e a matéria significante tem plasticidade, é plural.

A visitação segue até 31 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

Linguagem do mundo no mundo da linguagem

Linguagem do mundo no mundo da linguagem, de Laïs Krücken, tem curadoria de Jayro Schmidt. A artista elabora suas obras a partir de um olhar intimista sobre elementos da natureza, sementes folhas, cascas de árvores, pedras, pigmentos etc. Esses elementos, coletados e preparados, são transferidos de contexto, “traduzidos” da sua linguagem natural, ou linguagem da natureza, para a linguagem humana, ou linguagem da cultura, em forma de objeto, de colagem ou de pintura. Assim, de uma rede à outra, se traçam linhas que se iluminam pela sustentação de aportes teóricos.

A mostra fica aberta à visitação até 27 de janeiro de 2019, sempre de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.