FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Na próxima Sexta com Arte, no dia 25 de maio, acontece a pré-estreia da coreografia neoclássica “Linha Vermelha”, criada pelo bailarino formado pela Escola Bolshoi, William Almeida, para a Cia. Jovem Bolshoi Brasil, com apoio do edital Elisabete Anderle/2017. As apresentações acontecem às 11h15 e 17h15, na sede da Escola Bolshoi. A entrada é gratuita, com vagas limitadas.

No mês de maio, o joinvilense William Almeida esteve na Escola Bolshoi para realizar oficinas e criar uma coreografia, realizada com o apoio do Estado de Santa Catarina, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural e Edital Elisabete Anderle/2017. O trabalho coreográfico “Linha Vermelha” é inspirado na lenda oriental Akai Ito, ou “Fio vermelho do destino”. O balé é um neoclássico, e conta a historia de uma jovem que procura em vários parceiros, representados por quatro bailarinos com características distintas, o homem perfeito. Durante o balé, eles estão sempre conectados pela Linha Vermelha. Esta é uma lenda onde os deuses amarram uma corda vermelha invisível, no momento do nascimento, nos pulsos dos homens e mulheres que estão predestinados a ser alma gêmea. Deste modo, aconteça o que acontecer, passe o tempo que passar, essas pessoas que estiverem interligadas fatalmente irão se encontrar! Um balé emocionante, que retrata o amor nas mais diferentes formas.

Além da pré-estreia, a programação da Sexta com Arte conta com dança clássica, dança contemporânea e uma apresentação de música pela manhã, que em clima da Copa do Mundo, a “Seleção da Colher”, resultado do trabalho realizado pela professora e pianista Semitha Cevallos.

Edital Elisabete Anderle

O projeto Conexões Joinvilenses realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural e Edital Elisabete Anderle/2017 viabiliza a participação de três coreógrafos - Jessé Cruz, William Almeida e Fernando Lima -, de reconhecida atuação na área da dança, para ministrarem oficinas e montagem de coreografias aos alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, durante o ano de 2018.

As oficinas serão práticas com o objetivo de promover experiências de improvisação e composição em dança. A construção de conhecimento será proveniente de práticas de improvisação e composição do movimento individual e coletiva. Trata-se de promover um debate crítico sobre dança ressaltando as abordagens do corpo nos aspectos estéticos, poéticos, éticos, históricos, políticos e lógicos. O resultado coreográfico será exibido em uma apresentação artística no evento Sexta com Arte, da Escola Bolshoi, gratuitamente, para a comunidade. Serão também ministradas, ao término de cada módulo, uma aula aberta para a comunidade da dança, com vagas limitadas, mediante inscrição, e acesso gratuito.