FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Sintomática edição 90 do Suplemento Cultural de Santa Catarina [Ô Catarina!] está como sugere o coração que estampa a capa, obra do artista Susano Correia. É, em sua essência, pulsante e isso se revela de maneira muito intensa com a presença marcante de conteúdo produzido pelas mulheres. Editado e publicado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o periódico está disponível para leitura em formato digital (acesse aqui)

Há algum tempo Ô Catarina! vem se esmerando na tentativa de ser um dispositivo de garimpo. Um espaço que tenta equilibrar textos e ações de artistas já consolidados no circuito cultural com escrituras e manifestações de criadores ainda inéditos. A presente edição marca a migração do conteúdo do suplemento para a nova plataforma digital da FCC, um portal totalmente revigorado e em sintonia com os novos tempos da informação. Tanto o número 90 quanto todos os anteriores encontram-se disponíveis em versão PDF para download.

Ao lado das escritoras Ryana Gabech, Patrícia Hoffmann, Telma Scherer e Prisca Augustoni, já detentoras de reconhecimento na crítica literária, o leitor encontrará as poetas inéditas Carolina Alves e Marina Coelho. Num momento em que as intransigências e os discursos autoritários e totalitários se fortalecem, este número do Ô Catarina! se dedica, quase que exclusivamente, à arte feita por mulheres. Denise Ravizzoni, Julianna Rosa de Souza, Isadora Salazar, Barbara Uila, Raíssa Éris Grimm, Priscila Lopes, Patrícia Peterle também apresentam suas armas.

E os disparos são crivados de cruezas e delicadezas. Além disso, o poeta e professor Rubens da Cunha escreve sobre a obra de três mulheres, Susano Correia ilustra todo o periódico e finalizamos a esta edição com a primeira publicação do escritor Neno Moura.