Ocorreu na tarde desta terça-feira (16), no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), a abertura do curso Museu, Memória e Cultura Afro-Brasileiro que a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove, por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina (NEAB/UDESC).

A tarde começou com a presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin, dando as boas vindas ao público. Na sequência, foi dado início à mesa-redonda Museu, Memória e Cultura Afro-Brasileira, com a participação de Cinthia Maria Rodrigues Oliveira, coordenadora COMUSE/IBRAM; prof. Paulino de Jesus Francisco Cardoso, coordenador NEAB/UDESC; Lisandra Barbosa Macedo Pinheiro, analista de Cultura/SOL/Doutoranda HST UDESC; Carolina Freitas, coordenadora dos Pontos de Cultura da FCC; com mediação de Eugenio Pascele Lacerda, da Fundação Catarinense de Cultura. Ao fim da mesa-redonda, a senhora Maria Teresinha Agostini foi homenageada por ser a primeira mulher a assumir a presidência da Irmandade Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos em 260 anos de história da instituição.

Na segunda parte do evento, o público participou de conferência com a profª Maria das Graças Teixeira, que falou sobre sua experiência como diretora do MAFRO e professora da UFBA. Para encerrar o evento, a atriz e cantora Roberta Lira apresentou uma emocionante performance no palco do Cinema.

:: Confira a galeria de fotos da abertura

Sobre o curso

O Curso Museu, Memória e Cultura Afro-Brasileira destina-se a 30 profissionais que estão atuando em instituições museológicas, em Pontos de Memória, Pontos de Cultura e, ainda, a pesquisadores e acadêmicos que atuem na área do Patrimônio Cultural, todos do estado de Santa Catarina.

Com duração de quatro meses, os encontros presenciais ocorrerão mensalmente em Florianópolis, a partir desta quarta-feira (17). As atividades complementares a distância serão desenvolvidas com os participantes ao longo de todo o curso, no espaço virtual Saber Museus/Ibram.

A capacitação será ministrada pela historiadora, museóloga, doutoranda em Museologia e consultora do Ibram/OEI, Maristela Simão. Segundo ela, "o objetivo principal é promover o processo de educação colaborativa referente às questões sobre Museu, Memória e Cultura Afro-Brasileira, envolvendo e estimulando iniciativas e o protagonismo social dos Pontos de Memória e Cultura, e de Instituições Museológicas que tratem da temática em Santa Catarina. O que se pretende é socializar e discutir metodologias, meios e insumos necessários para pesquisar, registrar, preservar e difundir iniciativas culturais sobre patrimônio afro-brasileiro, a fim de garantir sua valorização na cultura nacional, o respeito à diversidade e o fortalecimento de ações e políticas educativas de combate ao racismo e a discriminações".

A abertura do evento para o público em geral, está prevista para o dia 16 agosto de 2016, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), com conferência, mesa-redonda e apresentações culturais. Os encontros terão início no dia seguinte, 17 de agosto, no Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, no centro de Florianópolis.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC