Para orientar os gestores e servidores dos municípios aptos a participar dos editais lançados pelo Sistema Nacional de Cultura, a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e o Conselho de Gestores Municipais de Cultura (Congesc) firmaram uma parceria com o Ministério da Cultura e sua Representação Regional em Santa Catarina para oferecer uma oficina de orientação sobre os editais recém-lançados. A capacitação gratuita ocorrerá no dia 1º de setembro, às 9h, em Florianópolis, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). A Fundação Catarinense de Cultura, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), é apoiadora da iniciativa.

Os quatro editais abertos pelo Ministério da Cultura (MinC) preveem um investimento de R$ 15 milhões para projetos culturais inscritos por prefeituras, ou por seus órgãos, que sigam as diretrizes e critérios constantes do Plano de Trabalho Anual do Fundo Nacional de Cultura. Na prática podem inscrever projetos os municípios que já tenham formalizado o Sistema Municipal de Cultura em Lei ou naqueles em que ela esteja tramitando. Os municípios têm até o dia 5 de outubro para inscrever seus projetos que terão período máximo de execução de 24 meses.

Os editais contemplam quatro áreas e envolvem a Secretaria de Audiovisual; a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural; Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura e ainda da Fundação Cultural Palmares.

:: Saiba mais

Fonte: Com informações da Fecam