A partir do dia 6 de agosto, o Espaço Lindolf Bell, administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe a exposição Dudas + Galvão + Nestor + Ramon, que reúne obras de quatro amigos.

Com origens e repertórios diferentes, os artistas decidiram se unir para este projeto pelo desejo de exporem juntos seus trabalhos e por terem admiração mútua pela trajetória e linguagem plástica das obras de cada um. Eles partilham o figurativo contemporâneo e a relativização do realismo em suas obras.

As reminiscências de infância em cenas e retratos em pintura sobre tela e xilogravura são apresentadas por Fabio Dudas, que trabalha com a figuração da realidade e da ficção, na memória, na interpretação do cotidiano e na imaginação.

O desenho é a base para o cartunista Galvão Bertazzi, que experimenta - em formatos maiores e sobre diversos tipos de suportes - os rabiscos, pinceladas e colagens. Também faz recortes de histórias em quadrinhos e de pensamentos perdidos, momentos congelados do mundo real e fragmentos de realidades paralelas, flertando com elementos do absurdo cotidiano.

Os trabalhos de Nestor Jr. são produzidos com desenho, pintura, gravura e objetos. A poética abrange três grandes temas: a natureza, o mar e o corpo, revelando um erotismo ao mesmo tempo delicado e pungente.

As obras de Ramon Rodrigues têm como principais referências o expressionismo alemão e a ilustração editorial antiga para tratar da relação com a morte, a perda e a religião em um trabalho recente em xilogravura e monotipia.

Para exibir na mostra, foram selecionadas obras representativas da trajetória de cada um dos artistas desde o início dos anos 2000 até a produção atual.

A exposição estará aberta para visitação até o dia 23 de agosto, de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min. A entrada é gratuita.

Sobre os Artistas:

Fabio Dudas: fabiodudas.com

Nascido em Telêmaco Borba (PR) e radicado em Florianópolis (SC), desenha desde pequeno. Aprendeu a ilustrar recriando os heróis dos quadrinhos nos cadernos da escola. Cursou Bacharelado em Pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), onde estudou com mestres como Sergio Kirdziej e João Osório Brzezinski. Vivendo em Florianópolis, passou a frequentar o ateliê de gravura, no Centro Integrado de Cultura (CIC), ministrado por Bebeto Oliveira. As telas e gravuras mesclam temas impressionistas, colorido fauve, angústia expressionista, universo onírico, inocência e despretensão naïf: uma soma de referências recompostas recriando um universo de infância, de memórias, tentativas de resgatar algo que nos constitui, nosso passado-presente.

Galvão Bertazzi: galvaobertazzi.com

O cartunista, ilustrador e roteirista é natural de Goiânia (GO) e está radicado em Florianópolis há mais de uma década. Desde 1999, publica na internet a tira cômica Vida Besta (que venceu o 25º Troféu HQ Mix na categoria "melhor webtira"), atualmente com mais de cinco mil tiras, tendo publicado ainda uma coletânea impressa em 2012. Em 2004 ganhou o 16º Troféu HQ Mix pelo fanzine Xerocs Porcoration, feito em coautoria com Samuel Casal e Artur de Carvalho. Sua primeira graphic novel, As Crônicas Bizarras do Absurdyum - Livro Primeiro, foi lançada em 2000, na Itália, e dois anos depois no Brasil, pela editora Juarez & Donizete.

Nestor Jr: facebook.com/nestorjrarts

é natural de Penha (SC) e radicado em Florianópolis (SC), mas foi em Blumenau (SC), que sua trajetória profissional teve início, em 2004, quando passou a dedicar-se integralmente às artes visuais. Teve experiência de um ano em Lyon, na França, onde estou idioma francês, técnicas de gravura e deu seguimento também a pesquisa na área da pintura. Na Bélgica, durante residência artística, desenvolveu uma série de gravuras em diversos materiais (linóleo, madeira e metal), apresentados ao público brasileiro em 2014. O artista realizou inúmeras exposições - individuais e coletivas - em cidades catarinenses e pelo Brasil, como: São Paulo, Curitiba, Montes Claros, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador. No exterior, expôs na França, Portugal, Itália e Espanha. Teve ilustrações e pinturas publicadas em revistas nacionais e internacionais (Colômbia, Suíça, Estados Unidos e Itália), capas de livros, cds e outras formas de contribuições artísticas independentes.

Ramon Rodrigues: facebook.com/ramonrodriguesarte

Florianopolitano, o artista gráfico Ramon Rodrigues teve o primeiro contato com gravura nas oficinas da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), que freqüentou por alguns anos e produziu litogravuras e xilogravuras sob a tutela do mestre Bebeto Oliveira. Em 2010, fez residência artística em Buenos Aires com o mestre chaqueño Leonardo Gotleyb. Na Argentina estudou essencialmente xilogravura. Paralelo à sua produção artística, Ramon possui graduação e mestrado em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Serviço:

Exposição Dudas + Galvão + Nestor + Ramon

Quando: de 06 a 23 de agosto de 2015

Visitação: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min.

Onde: Espaço Lindolf Bell (Centro Integrado de Cultura - CIC. Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica. Fpolis/SC)

Entrada gratuita

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC