FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O período de férias de verão, geralmente, é relacionado a passeios no litoral, mas na Grande Florianópolis, mais especificamente a 70 quilômetros da Capital, a Casa de Campo do Governador Hercílio Luz é uma boa pedida para quem quer mudar de paisagem nesta época do ano. Além de contar um pouco da história dos colonos alemães que ocuparam a região, o local administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Rancho Queimado tem um espaçoso jardim com várias árvores para os visitantes se refrescarem às suas sombras.

Em 2018, a casa atraiu 5,1 mil visitantes de todo o estado, país e até do exterior, que conheceram a edificação, usada por alguns anos como residência de campo do Governador Hercílio Luz. O Museu foi criado em 1985, após a restauração da casa, tombada como Patrimônio Histórico do Estado de Santa Catarina no ano seguinte. O acervo conta com coleção de moedas, mobiliário antigo, além de móveis, roupas e objetos que remontam à colonização alemã na região.

A Casa de Campo do Governador Hercílio Luz está localizada na Rua Paulo Sell, nº 428, no Distrito de Taquaras, em Rancho Queimado. O atendimento ao público ocorre de terça a sexta-feira, das 13h às 18h; também aos sábados e domingos, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.