Foi prorrogada até 17 de novembro, no hall expositivo da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), a exposição "Dom Pedro II nos jornais e pasquins de sua época". A entrada é gratuita e a visitação ocorre de segunda a sexta-feira das 8h às 19h.

Nesta exposição o imperador Dom Pedro II será apresentado por uma outra perspectiva, a dos jornais e pasquins de sua época. Os pasquins, algo mais ou menos parecido com os mesmos que eram publicados desde o início da Idade Moderna, tornaram-se populares no Brasil apenas na segunda metade do século XIX, trazendo, em forma de sátira, temas recorrentes e relatos da vida cotidiana. Mensagens críticas e caricaturas eram comuns e não poupavam nem mesmo o imperador Dom Pedro II, o preferido das redações.

"Ridicularizavam-no causticamente, sem falar nos apelidos. Os menos malvados o chamavam de 'velho'. Já outros o chamavam de 'Pedro Banana', de 'Pedro Bobeche', de 'César caricato', de 'Rei Caju' e tantos outros tratamentos utilizados para desqualificá-lo, seja por seus traços físicos ou até mesmo por seus hábitos", explica o curador da mostra Roberto Michetti Moreira.

Serviço:

O quê: Exposição "Dom Pedro II nos jornais e pasquins de sua época"
Visitação: até 17 de novembro de 2023. De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
Local: Hall de entrada da Biblioteca Pública de Santa Catarina
Rua Tenente Silveira, 343 - Centro - Florianópolis
Entrada gratuita