De 10 a 19 de abril, a Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) estará com uma programação especial voltada ao público infantojuvenil para comemorar a Semana do Livro Infantil 2023. Entre as ações previstas para ocorrer no espaço, administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no centro de Florianópolis, estão troca-troca de livros, performances, contações de histórias, visitas guiadas, oficinas, lançamentos de livros, exibição de filme e apresentação teatral.

A Semana ocorre todos os anos em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882 e autor de diversas obras importantes da literatura infantil nacional. Para participar, é preciso fazer agendamento prévio pelos telefones (48) 3665-6435 ou 3665-6422. Todas as atividades são gratuitas e algumas têm limite de público, de acordo com o local em que ocorrerão.

Confira mais detalhes e a programação completa abaixo:

DE 10 a 18/04

Das 8h às 19h: Geladeira Literária
Local: Hall de entrada da BPSC
Sobre: Para participar, basta retirar os livros de seus interesse que estarão disponíveis na nossa geladeira, bem na entrada da Biblioteca.

Das 8h às 19h: Troca-troca de Livros
Local: Setor Infantojuvenil da BPSC
Sobre: Traga até cinco livros de literatura infantojuvenil e troque pelo mesmo número de obras.

DIA 10/04 - SEGUNDA-FEIRA

Das 9h30 às 11h e das 14h às 16h: Abertura - Saia Temática "Uma Rosa para Anita - Performance e movimento", dança e declamação de poesias. Contação de histórias com fantoches da obra "Anita, para pintar e Bordar", de autoria da pedagoga Maria Aparecida Ramos Dias
Local: Hall de entrada da BPSC
Limitado a 35 pessoas por horário
Sobre: O livro “Anita, para pintar e bordar” reúne textos, poemas e ilustrações em homenagem à heroína dos dois mundos, Anita Garibaldi. A obra foi organizada pelo coletivo Somos Todas Anitas, de Garopaba (SC). Segundo a líder do grupo, Ana Garcia, o livro vai além da missão de divulgar, promove a história da lagunense e visa possibilitar que os professores e familiares dos estudantes possam abordar outros temas, como igualdade e oportunidades iguais para todos.

DIA 12/04 - QUARTA-FEIRA

Das 9h às 11h: Oficina de Origami com a temática de Monteiro Lobato.
Ministrante: Morgana Tesman (coordenadora do Encontro Amigos do Origami - Florianópolis, uma realização do Nipocultura que tem como objetivo difundir e compartilhar os saberes do origami com as pessoas que apreciam e querem aprender essa arte milenar)
Local: Hall de entrada da BPSC
Limitado a 15 participantes - Voltado a maiores de 8 anos de idade

Das 14h às 16h: Oficina de Cordel
Ministrante: Alexandra Lacerda (proprietária e administradora da Editora Soslaio, empresa especializada em livros grampeados com mais de 70 autores publicados. Tem 10 títulos seus publicados, cinco em parceria com outros autores, e várias participações em antologias. Também é revisora de cordéis, diagramadora e designer gráfica.)
Local: Espaço Maker
Limitado a 20 participantes - Voltado a público 10 a 15 anos de idade
Sobre: Apresentação do Cordel, onde nasceu e o que é. O que é métrica, o que é rima e o que é oração. Leitura do Cordel "Azulcéu, o pequeno gigante". Construção de uma estrofe de cordel com métrica, rima e oração, a tríade cordeliana.

DIA 13/04 - QUINTA-FEIRA

Das 9h30 às 11h e das 14h às 16h: Visitas guiadas à BPSC e lançamento do livro "Travessuras de Luiza", de Leci Rech
Local: Auditório da BPSC
Limitado a 35 participantes por horário
Sobre: A jornalista, atriz, diretora de teatro e dramaturga Leci Rech apresenta sua mais nova obra "Travessuras de Luiza". O livro fala sobre uma menina tagarela que vivia contando histórias nem sempre verdadeiras. Curiosa, queria ver tudo o que a mãe trazia do mercado. Corria pra revirar os pacotes. Um dia, um pacote com açúcar branco chamou sua atenção. Era coisa rara na época, fim do século 19. A mãe alertou que era para visitas e não devia ser mexido. Foi guardado na despensa no alto. Foi aí que Luiza se perdeu na mentira. Deixou as marcas da sua arte perigosa. Como foi que a mãe descobriu?? Ensinamento da história: A mentira tem pernas curtas.

DIA 14/04 - SEXTA-FEIRA

Das 9h30 às 11h: Lançamento do livro "As aventuras de Enzo e seu amiguinho Jipe - vol. 3 - De volta à escolinha", de Nadia Rusalenv Moresco, com contação de histórias
Local: Auditório da BPSC
Limitado a 35 pessoas - Voltado a crianças de 4 a 7 anos de idade
Sobre: Natural de Xanxerê (SC), Nadia Rusalenv Moresco é mãe do Enzo e criadora da série de livros "As aventuras de Enzo e seu amiguinho Jipe", cujo objetivo é cultivar e valorizar as coisas simples da vida, buscando uma conexão maior entre pais e filhos. Neste volume, Enzo volta à escolinha acompanhado de jipe para rever os amiguinhos e fazer novas amizades.

Das 14h às 16h: Conversa e contação de histórias sobre acessibilidade com Marcilene Ghisi
Local: Setor Infantojuvenil da BPSC
Limitado a 35 pessoas - Voltado a menores de 10 anos.
Sobre: Marcilene Ghisi é professora e trabalha na biblioteca comunitária da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC). A conversa terá, ainda, a participação de Lisa Amorim Bauer, voluntária da biblioteca comunitária da ACIC e diretora dos serviços de atendimento especializado da ACIC; e Elisana de Lorenzo, coordenadora pedagógica do Centro de Reabilitação, Profissionalização e Convivência da ACIC e da área de profissionalização, da mesma instituição.

DIA 17/04 - SEGUNDA-FEIRA

Das 9h30 às 11h: Visita guiada à BPSC com contação de histórias por Eva Lenita Trierveiler
Local: Hall de entrada da BPSC
Limitado a 35 participantes - Voltado ao público de 5 a 11 anos de idade
Sobre: Eva Lenita Trierveiler é pedagoga formada pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Atua profissionalmente na contação de histórias com repertório variado, que contempla histórias de outrora e histórias de agora, contos clássicos universais, contos populares do Brasil e do Mundo, entremeados com cantigas, poesias e jogos literários com cenário próprio e utilização de elementos, acervo variado de histórias, e elementos cênicos. Seu propósito é levar, através das histórias, poesias e cantigas, o encantamento e magia que a literatura proporciona ao público ouvinte, procurando despertar o gosto pela leitura e a formação de novos leitores.

Das 14h às 16h: Visita guiada à BPSC com contação de histórias e lançamento do livro "O menino que se escondia", de Marina Hadlich.
Local: Setor Infantojuvenil
Limitado a 35 pessoas.
Sobre: A obra "O menino que se escondia" fala sobre uma bela amizade que começa com uma bela confusão. Neste livro você vai descobrir o que pode acontecer quando um menino quietinho, que adora ler, encontra uma vizinha barulhenta e curiosa.

DIA 18/04 - TERÇA-FEIRA

Das 9h30 às 11h e das 14h às 16h: Contação de histórias e conversa com as escritoras catarinenses da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB - SC) Maria de Fátima Espíndola, Rosilda M. R. Moroso, Janice B. Pavan, Raquel Ribeiro e Beatriz S. Zanette.
Local: Auditório da BPSC
Limitado a 60 participantes por horário
Sobre as participantes:
Maria de Fátima Espíndola é natural de Laguna (SC), é licenciada em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e pós-graduada em “O Perfil do Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental”, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Foi professora do ensino fundamental na rede estadual de Santa Catarina por 33 anos, assessora de escola e responsável pela biblioteca escolar. Atualmente, dedica-se à leitura e à escrita, realizando o seu tão sonhado propósito de escrever livros voltados ao público juvenil.
Rosilda Mara Rodrigues Moroso (Sissa) é natural de Tubarão (SC), é graduada em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia, Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar. Professora e educadora desde 1990, atualmente exerce a função de coordenadora pedagógica na rede estadual de ensino. Tem crônicas e poemas em mais de 30 coletâneas/antologias. Em 2018, escreveu o livro de contos “Faces da Vida”. Como coautora com seu pai, escreveu o livro infantojuvenil "O Enigma de Zaki", em 2020. Em 2021, lançou o livro de crônicas "Educação & Diversidade - Crônicas para exercer a empatia”. Em 2022, lançou o livro “SC.Indígenas.Com.". Em 24/11/2021 recebeu a medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa do Conselho Estadual de Cultura de SC. Pertence à Academia de Letras e Artes de Siderópolis (ALASI) e à Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil (AJEB/SC).
Janice de Bittencourt Pavan é de Imbituba (SC) e escreve desde seus 15 anos. Poeta e ficcionista, tem nove livros publicados nos gêneros poesia, contos, crônicas e ficção. Seus escritos revelam uma ótica com sensibilidade para o comportamento humano e a preocupação com bem-estar social.
Raquel Ribeiro é jornalista e autora de livros para crianças. Em 2011, lançou "A Fuga das Minhocas", reeditado em 2018; "Pablo e o ciclo da água", em 2017; em 2020, "Maíra"; e em 2022, "Volta, Muriqui". Na Feira do Livro de Floripa apresenta "Fome de quê?".
Beatriz Sônego Zanette nasceu em Criciúma (SC), é formada em Letras e Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, pós-graduada em Educação Inclusiva pela Universidade Cruzeiro do Sul e, atualmente, pós-graduanda em Libras pela Universidade Uníntese.

DIA 19/04 - QUARTA-FEIRA

Das 10h às 12h: Cine Aprendiz - Exibição do filme: "João, o Maestro" e conversa sobre o tema
Local: Auditório ou Hall de entrada da BPSC (a definir)
Limitado a 35 pessoas - Classificação indicativa: 12 anos
Sobre o filme:
Diretor: Mauro Lima
Música composta por: João Carlos Martins
Indicações: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Ator
Sinopse: João Carlos Martins foi considerado um prodígio do piano e conquistou fama internacional. Ele tenta a carreira política, mas tem problemas ao ser acusado de fraude. João retorna à vida de pianista, mesmo quando um problema médico limita parte de seus movimentos. Usando apenas uma das mãos, o músico realiza concertos e depois torna-se maestro.

Das 14h às 16h: Espetáculo teatral "A Ilha dos Manezinhos", com direção e texto de Ari Nunes
Local: Hall de entrada da BPSC
Limitado a 60 pessoas - Classificação indicativa: 10 anos
Sobre: Peça divertida sobre as tradições culturais dos manezinhos da Ilha, com personagens do boi de mamão - folclore da Ilha de Santa Catarina.