A Biblioteca Púbica de Santa Catarina (BPSC) acaba de receber duas mesas higienizadoras de documentos para atender a política de preservação dos itens que compõem o acervo raro do espaço cultural.

Um dos novos equipamentos será utilizado no Setor de Santa Catarina, que tem em uma das suas premissas a guarda e a preservação da memória documental e bibliográfica catarinense. O setor disponibiliza acervo de livros, obras raras e jornais catarinenses editados entre os séculos XIX e XXI. O conjunto abriga mais de 10 mil volumes de publicações editadas no estado, reunindo, ainda, 1.907 títulos de periódicos catarinenses editados em mais de 100 cidades, totalizando mais de 12 mil volumes. A outra mesa ficará no Laboratório de Conservação, Restauração e Encadernação (Lacre).

Esta aquisição será importante para aumentar a vida útil do documento a partir da retirada de sujeiras e/ou agentes biológicos que atuam sobre o material, contribuindo para a sua preservação. Potencializa-se, ainda, a segurança à saúde dos servidores que manuseiam o acervo, uma vez que os mecanismos de filtro e sucção presentes na mesa de higienização impedem que estes resíduos e/ou agentes biológicos continuem em contato com o responsável pela higienização.