Uma parceria entre a Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) e o Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (LABCON) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá aplicar ações de diagnóstico, conservação e restauração na seção de obras raras catarinenses pertencentes ao acervo da Biblioteca localizada em Florianópolis. O Projeto de Extensão em Conservação das Obras Raras Catarinenses já começou seus trabalhos no dia 3 de outubro com a participação de voluntários da Universidade e servidores do Setor de Santa Catarina da BPSC.

Aproximadamente 30 voluntários dos cursos de especialização em Conservação e Restauração de documentos em suporte de papel, Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e História da UFSC participarão do projeto. Os trabalhos estão sendo realizados no Laboratório de Restauração e Conservação (LACRE) na própria BPSC e também no LABCON/UFSC. São três turmas trabalhando às quartas e sextas-feiras, com previsão de término em dezembro de 2023.

As Obras Raras de Santa Catarina são compostas por livros de relevância histórica, entre elas obras publicadas no século XIX e XX dos mais variados assuntos, contabilizando 1.325 obras avulsas e 85 caixas inventariadas, que ficam armazenadas no Setor de Santa Catarina da BPSC. Para a realização do Projeto elas passam por uma seleção e diagnóstico, de acordo com a intervenção necessária: higienização, encadernação e restauro.