FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A  Biblioteca Pública de Santa Catarina é o espaço de uma exposição com documentos do projeto de repatriação de informações produzidas e coletadas pela diplomacia espanhola no período em que a Espanha foi responsável pelos interesses alemães no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. A mostra “História Repatriada” revela documentos inéditos sobre alemães em Santa Catarina durante a 2ª Guerra Mundial.

Os cerca de cinco mil documentos reúnem diários, cartas, solicitações, documentos financeiros e correspondências oficiais da Embaixada, Consulado (Porto Alegre) e Vice-consulados (em Florianópolis e São Francisco do Sul) da Espanha entre 1942 e 1945. Uma das mais importantes revelações até agora é a atenção e o cuidado que os espanhóis dispensavam aos alemães no Brasil: vistos como inimigos em solo brasileiro em razão da guerra, uma parcela desses alemães foi encaminhada a centros de internação e recebeu a visita pessoal do vice-cônsul espanhol, para saber como estava sendo tratada e do que necessitava.

A mostra segue em cartaz até o dia 8 de setembro. Após esse período, os arquivos estarão disponíveis para consultas públicas presenciais no Instituto Carl Hoepcke. Os arquivos foram digitalizados na Espanha e enviados ao Brasil em 13 CDs, incorporados à plataforma Acess to Memory (AtoM), utilizada pelo Instituto e adaptada para a inclusão do novo material.

___________

Horários de visitação:

Segunda a sexta-feira: 08h as 19h
Sábado: das 08h às 11h45

Entrada gratuita.