Projeto  CONSTRUINDO
 
 
Em consonância com as discussões contemporâneas de inclusão sociocultural, na reflexão, prática do respeito e valorização da diversidade e da diferença, o Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa desenvolve o projeto CONSTRUINDO, com 06 reeducandos da Penitenciária Estadual de Florianópolis que, encontram-se em regime de contrato de prestação de serviço de mão de obra, com a Fundação Catarinense de Cultura.
 
O projeto tem como objetivo oportunizar aos participantes, experiências de alteridade, de percepções, de descobertas e de apropriações da pluralidade de sentidos e narrativas presentes no museu, ampliando as relações deste espaço para o exercício da cidadania.
Desenvolvido a partir de agosto de 2009, em forma de parceria colaborativa, envolve a integração de diferentes atores sociais e ações definidas institucionalmente, que possibilitam e potencializam a realização do projeto.
Os procedimentos selecionados a partir de objetos e conteúdos geradores de conhecimentos e reflexões, são mediados pelas educadoras/coordenadoras do projeto. CONSTRUINDO se realiza através de encontros mensais nos espaços expositivos do Museu, proporcionando a elaboração de ações flexíveis e compartilhadas pelo grupo participante, tais como:
- proposições de experiências interativas em contextos e práticas sociais;
- visitas mediadas às exposições de longa e curta duração;
- reflexões acerca de novas narrativas, histórias e memórias;
- encontros com curadores de exposições;
- diálogos com artistas sobre experiências, subjetividades e processos criativos;
- vivências em oficinas práticas;
- o fortalecimento de cumplicidade social, identidade e pertencimento.
 
Durante a execução do projeto, são realizados registros fotográfico das ações com autorizações de todos os participantes..
 
As relações contemporâneas reivindicam novos olhares e provocam novas práticas sociais. Por acreditar que, a participação dos sujeitos nas experiências dos espaços sociais necessitam atitudes, programas e a ampliação de políticas públicas de acesso aos bens culturais, o Museu Histórico de Santa Catarina se insere, discute, fundamenta e fortalece ações neste sentido.
  
 
Coordenadoras: Christiane Maria Castellen
                          Márcia Lisboa Carlsson.