A inauguração do espaço é uma ação conjunta da SOL (Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte), FCC (Fundação Catarinense de Cultura) e Museu Histórico de Santa Catarina, e abrigará os restos mortais do famoso poeta catarinense, além de sediar uma cafeteria, que conta com espaço para leitura.
 
A arquitetura do memorial contrasta com a do museu, mas essa prática segue critérios internacionais na elaboração de projetos arquitetônicos históricos, segundo os quais  obras desta natureza devem seguir a arquitetura da época em que foram construídas, buscando, contudo, a integração da nova edificação com a já existente.
 
Por isso, o memorial foi totalmente integrado ao atual desenho dos jardins revitalizados existentes no antigo Palácio, compondo o conjunto de forma harmônica e suave.
 
A instalação da cafeteria nos jardins do palácio atende a uma antiga reivindicação de visitantes e freqüentadores do Museu e Centro Histórico de Florianópolis, contribuindo para a revitalização urbana da área. 
 
Com a transferência dos restos mortais de João da Cruz e Sousa do cemitério São Francisco Xavier, no Rio de Janeiro, para Florianópolis, em novembro de 2007, a escolha de um local para abrigar um Memorial em sua homenagem logo recaiu sobre o Palácio Cruz e Sousa.

Stream videos at Ustream

Fonte: Assessoria /FCC