Foi prorrogada até o fim de abril a exposição "Um Olhar sobre a Cultura Japonesa", em cartaz no Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa. A mostra foi organizada para comemorar os 220 anos da passagem dos japoneses por Florianópolis. A entrada é gratuita e o espaço pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; também aos sábados e feriados, das 10h às 14h. 

A exposição foi pensada para marcar um fato histórico: em 16 de outubro de 1803, quatro marinheiros japoneses, pela primeira vez na história, pisaram na Ilha de “Sankaterini” (Santa Catarina), precisamente no Forte de Santana, na então Desterro. Eram os primeiros japoneses a tocar o solo do Brasil, ou "Buracili" como diziam eles. Por isso, a data é importante para a história diplomática dos dois países.

Com esta exposição, o público confere um pouco sobre a cultura do país asiático: as vestimentas, os usos e costumes, o guerreiro histórico e a arte do Origami. São detalhes pinçados da cultura japonesa, de forma introspectiva, delicada e simples.

Estão expostos cerca de 14 quimonos vestindo a Natureza: primavera, verão, outono e inverno. Além disso, mostra como os japoneses procuram fazer dos elementos da Natureza seus mestres: no fim e no começo do ano, nas idades festejadas na infância e, ainda, por ocasião do casamento. Também há peças que mostram o que era o samurai ideal, ou seja, aquele que trilhava o Caminho do pincel e da espada, conhecido como Bunbu ryodo, e ainda uma alusão ao origami, a sua delicadeza que na origem era oferendas aos deuses.

A exposição teve a curadoria de Cristiane Pedrini Ugolini, do Núcleo de Ação Educativa do MHSC, com apoio de Hisae Kaneoya (Nipocultura).

Serviço:

O quê: Exposição "Um Olhar sobre a Cultura Japonesa"
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina - No Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de Novembro - Centro - Florianópolis
Visitação: até fim de abril de 2024.
Horário: De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; sábados e feriados, das 10h às 14h. Fechado aos domingos e segundas-feiras.
Entrada gratuita
Informações: 48 3665 6363